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Campus de Vitória da Conquista, 23 de julho de 2018

UESB Governo do Estado da Bahia

Resumos dos projetos de pesquisa

LINHA 1

Profª Drª Ênnia Débora Passos Braga Pires

Nome do Projeto de Pesquisa: Política de formação continuada ?Saberes indígenas na escola?: espaço de empoderamento e fortalecimento da identidade cultural indígena

Descrição do projeto: A pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a política de formação continuada: “Ação Saberes Indígenas na Escola” tem contribuído (ou não) para o empoderamento político e científico dos professores indígenas pataxó do sul da Bahia e verificar quais as contribuições dessa política para a construção de práticas educativas que atendam às especificidades da educação escolar indígena, possibilitando assim o fortalecimento da identidade cultural desses povos.

Profª Drª Iracema Oliveira Lima

Nome do Projeto de Pesquisa: Ensino de História: dilemas e práticas pedagógicas dos professores (as) de História, em centros estaduais do Sudoeste da Bahia, de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio

Descrição do projeto: O Projeto de Pesquisa_Ensino de História: dilemas e práticas pedagógicas dos professores (as) de História, em centros estaduais do Sudoeste da Bahia, de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio situa-se no campo teórico sobre a natureza do conhecimento histórico tendo como objetivo investigar quais os sentidos que os indivíduos atribuem a História seja ela ensinada ou vivida. Um dos objetivos do projeto é perceber quais ideias sobre a história apresentam professores que atuam na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio nas escolas estaduais do Sudoeste da Bahia. Analisaremos se a formação inicial e continuada de professores de História tem dialogado entre os saberes da ciência de referência e os saberes pertinentes à prática profissional representados pelos suportes materiais e imateriais no ambiente escolar, como o currículo, o livro didático, a pesquisa produzida sobre ensino de história e o saber do professor.

 Profª Drª Leila Pio Mororó

Nome do Projeto de Pesquisa: O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica: o PARFOR na Bahia

Descrição do projeto: Esta investigação propõe avaliar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR na Bahia, identificando o seu efeito sobre as demandas (sociais e pedagógicas) de formação dos profissionais de ensino das redes públicas do estado. Para Tanto, analisaremos a proposta da Política Estadual de Formação e o seu processo de construção pelo Fórum Estadual de Formação de Professores da Bahia; procuramos conhecer a prática do regime de colaboração entre os municípios e o estado; analisaremos os índices de evasão por curso/universidade; levantaremos as propostas de formação de professores de cada universidade envolvida e sua relação com as instâncias de organização administrativas das IES; identificaremos os critérios de definição e as formas de seleção e de trabalho dos docentes do ensino superior envolvidos.

» LINHA 02

Profª Drª Cecília Conceição Moreira Soares

Nome do Projeto de Pesquisa: Gênero, raça e trajetórias afetivo-sexuais entre mulheres negras lideranças de classes populares em Salvador-Bahia

Descrição do projeto: Objetivo do projeto é investigar as trajetórias afetivo-sexuais de mulheres negras lideranças de dois bairros populares em Salvador-Bahia.

Nome do Projeto de Pesquisa: A prática educativa como prática social e cultural

Descrição do projeto: A prática educativa como prática social e cultural é, também, uma prática de significação e ocorre em espaço formal e não formal de educação. Assumimos como referência para pensar a prática educativa como prática social leituras weberianas e eliasianas, concebendo-a como campo de significação. Apoiamo-nos, também, na antropologia Geertziana para pensar as diferentes culturas educacionais, em espaços formais e não formais, no quadro de suas próprias estruturas. O interesse em estudar o tema é fruto de experiência como pesquisadora da prática educativa e observar que aspectos sociais e culturais trabalhados na escola, são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, oriundas de espaços educativos não formais. Dessa forma, optamos por pesquisar a dimensão simbólica das práticas educacionais para entender quais valores e crenças atravessam a ação educativa social e cultural, praticada na escola e outros espaços educativos. No processo metodológico da pesquisa, realizaremos as seguintes etapas: a) levantamento e análise bibliográfica; b) entrevista compreensiva com sujeitos sociais, do campo empírico. Utilizaremos a Análise de conteúdo para analisar as entrevistas. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para a compreensão da relação entre cultura, sociedade e educação, de forma a atender às necessidades de uma prática educativa voltada para o respeito e valorização humana.

Nome do Projeto de Pesquisa: Mulher negra no mundo do trabalho: a questão da autestima e identidade étnico-racial na formação profissionalizante

Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa pretende analisar as propostas pedagógicas e metodológicas para uma educação profissionalizante de jovens e adultos negros, particularmente os do gênero feminino, em Salvador-Ba. O lócus de pesquisa selecionado é o CEEP em Logística e Transporte Luiz, e a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por este centro é vista como potencializadora para inserção no mundo do trabalho.

Profª Drª Dinalva de Jesus Santana Macêdo

Nome do Projeto de Pesquisa: Currículo e diversidade étnico-cultural nas escolas do Município de Guanambi- BA: o trato pedagógico com as questões raciais e quilombolas

Descrição do projeto: A pesquisa objetiva analisar como a história e cultura afro-brasileira, indígena e as questões quilombolas são tratadas em quatro escolas localizadas em Mutans, distrito de Guanambi/BA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com viés etnográfico, que tem como interlocutores: professores, alunos, diretoras das escolas, pais e lideranças quilombolas. A pesquisa de campo recorrer-se-á de entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observações, diário de campo e análise de documentos, na perspectiva da técnica de análise de conteúdo temática. Portanto, esta pesquisa visa revelar como essas questões se manifestam nas práticas curriculares das escolas, bem como contribuir para o processo de formação inicial e continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores.

Profª Drª Nilma Margarida de Castro Crusoé

Nome do Projeto de Pesquisa: Organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos: articulação e continuidade da trajetória escolar.

Descrição do projeto: As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (DCNEF) estabelece que nos três primeiros anos do ensino fundamental, a escola deve garantir aprendizagens continuas e articulação na passagem do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro, de modo que ao termino do terceiro ano, o aluno  deve estar alfabetizado. (BRASIL, 2010, p.4). De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ano de 2009, o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, escola campo de nossa pesquisa, no município de Vitória da Conquista, Bahia apresentou o seguinte resultado 3,3, mas a meta projetada para o mesmo ano era de 4,6. (BRASIL, 2012). Desse modo, a pesquisa tem como objetivo analisar a organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos de modo a garantir a articulação e continuidade da trajetória escolar. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como professora de estágio, no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e pesquisadora da prática pedagógica interdisciplinar nos 1° e 2° ciclos de formação humana no contexto do município de Vitória da conquista – Ba (2010-2012) e observar dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, no aluno que ingressa nos anos iniciais do ensino fundamental comprometendo a trajetória e continuidade dos estudos.  Trata-se de uma pesquisa, de cunho etnográfico, a ser realizada no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire, no município de Vitória da Conquista, Bahia, no período de 2012-2014. No processo metodológico da pesquisa, realizaremos as seguintes etapas: a) levantamento e análise bibliográfica; b) análise de documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, Projeto Político Pedagógico da escola, Diretrizes Curriculares nacionais para o ensino de 9 anos); c) Observação participante a ser desenvolvida na escola campo de estudo, Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire: participação em reuniões de planejamento na escola e na Secretaria Municipal de Educação (SMEd), acompanhamento de sala de aula, observando os seguintes aspectos: a) Relação teoria/prática; b) Relação educador/educando; c) Relação ensino e aprendizagem;d) Relação saber e conhecimento escolar. A observação acompanhará a mesma turma, durante os três anos(2012-2014), com o objetivo de verificar a articulação e continuidade na passagem do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro. Análise de conteúdo das observações seguirá as seguintes etapas: a) Escrita do material observado; b)Leitura atenta e ativa do material;c) Primeira tentativa de análise considerando como temas: Relação teoria/prática; Relação educador/educando;  Relação ensino e aprendizagem; Relação saber e conhecimento escolar. Esses temas foram pensados como aspectos a serem observados no campo de estudo; Fragmentação do material em busca de indicadores, subcategorias que nos permita fazer inferências sobre a organização da prática pedagógica. (AMADO, 2000; BARDIN,1977).Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para atender às necessidades de uma prática pedagógica voltada para a aprendizagem e continuidade dos estudos de crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Anos iniciais. Ensino Fundamental. Prática pedagógica

Nome do Projeto de Pesquisa:  A prática educativa como prática social e cultural

Descrição do projeto: A prática educativa como prática social e cultural é, também, uma prática de significação e ocorre em espaço formal e não formal de educação. Assumimos como referência para pensar a prática educativa como prática social leituras weberianas e eliasianas, concebendo-a como campo de significação. Apoiamo-nos, também, na antropologia Geertziana para pensar as diferentes culturas educacionais, em espaços formais e não formais, no quadro de suas próprias estruturas. O interesse em estudar o tema é fruto de experiência como pesquisadora da prática educativa e observar que aspectos sociais e culturais trabalhados na escola, são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, oriundas de espaços educativos não formais. Dessa forma, optamos por pesquisar a dimensão simbólica das práticas educacionais para entender quais valores e crenças atravessam a ação educativa social e cultural, praticada na escola e outros espaços educativos. No processo metodológico da pesquisa, realizaremos as seguintes etapas: a) levantamento e análise bibliográfica; b) entrevista compreensiva com sujeitos sociais, do campo empírico. Utilizaremos a Análise de conteúdo para analisar as entrevistas. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para a compreensão da relação entre cultura, sociedade e educação, de forma a atender às necessidades de uma prática educativa voltada para o respeito e valorização humana.

Profª Drª Núbia Regina Moreira

Nome do Projeto de Pesquisa: Sociologia das políticas curriculares: uma leitura a partir da Teoria do Discurso.

Descrição do projeto: Consideramos a sociologia das políticas curriculares como enfoque sobre os contextos e demandas em que são produzidas as redes configurativas das políticas curriculares. Como proposta teórica concebemos nosso arcabouço a partir da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, articulando-a a outras vertentes da teoria social e política. Traçamos como objetivo compreender teórico ?metodológica e empiricamente as políticas curriculares em torno das modalidades de ensino e de questões que versam sobre, a manifestação dessas políticas nas práticas educativas e demandas que se forjam nas disputas por uma concepção hegemônica de currículo. Abordaremos também como questão a ser pesquisada e seu desdobramento investigativo, a produção de caminhos que contribuam na ampliação dos estudos sobre a teoria, a política e a prática curriculares.

Prof. Dr. Reginaldo Santos Pereira

Nome do Projeto de Pesquisa: Currículo, educação e relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental I

Descrição do projeto: O presente projeto tem por escopo investigar como o currículo e a prática docente dos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Itapetinga-BA tem produzido a tematização das relações étnico raciais e suas reverberações na constituição das subjetividades e da identidade étnico-racial das crianças.

Nome do Projeto de Pesquisa: Relações de gênero na educação infantil: “o que quer o currículo” do curso de Licenciatura em Pedagogia da UESB?

Descrição do projeto: O projeto tem como objetivo investigar a constituição das relações de gênero dos profissionais licenciandos/ados do curso de Pedagogia e como o currículo produz a as identidades docentes – múltiplas e plurais – de mulheres e homens no interior das relações de saber-poder.

Profª Drª Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Nome do Projeto de Pesquisa: Trajetórias de Vida e Práticas Educativas de Mulheres em Movimento(S) no Território de Identidade do Sertão Produtivo no Estado da Bahia

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa tem como propósito geral descrever e analisar a atuação de mulheres em movimento(s) no cenário contemporâneo de mudanças socioculturais do Território de Identidade do Sertão Produtivo do Estado da Bahia caracterizado pela implementação e pela efetivação de tecnologias sociais, pelas práticas de associativismo, cooperativismo e economia solidária, e pela experiência de escolarização tardia.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

LINHA 3

Prof. Dr. Anderson de Carvalho Pereira

Nome do Projeto de Pesquisa:  Oralidade e determinante político nas práticas letradas

Descrição do projeto: Principalmente pautada no referencial de uma perspectiva discursiva de letramento, esta proposta se volta aos determinantes do político na esfera dos usos cotidianos das atividades “linguageiras” e das práticas letradas, entendidas sob o prisma do imperativo da instituição da escrita como base para organização das práticas sociais. Do ponto de vista epistemológico, consideramos, portanto, que as práticas letradas são acometidas cotidianamente pela desvalorização da oralidade, o que impede a assunção do sujeito como intérprete dos enunciados que o atravessa. Ainda sobre o determinante político é necessário lembrar que se baseia ainda em uma dialética entre o sujeito e o desejo do Outro, máxima originada na Psicanálise lacaniana e que atravessa a concepção de sujeito e de discurso da Análise de Discurso. Essa desvalorização se fundamenta em evidências ideológicas e repercute na forma de exclusão do discurso narrativo pelos discursos altamente letrados, que se apresenta seja em práticas alternativas com letramento e de alfabetização; seja no âmbito escolar com os usos de materiais didáticos e cumprimento de diretrizes mecânicas no ensino/aprendizagem de língua materna em sua maioria em função de políticas públicas que compõem parte de uma teia discursiva que coopta a formação docente e o cotidiano mais amplo das práticas letradas. Como contraponto a essas evidências ideológicas, consideramos o fulcro poético das relações de alteridade entre oralidade e escrita como possibilidade de ruptura em que se movimentam relações de intérprete entre sujeito e enunciados.

Profª Drª Daniele Farias Freire Raic

Nome do Projeto de Pesquisa: Composições curriculares na Educação Básica e Superior: linhas que se entrelaçam no fazer da prática escolar

 Descrição do projeto: O presente estudo visa compreender as composições curricualres na Educação Básica. Parte do entendimento que o currículo da escola é muito mais que um conjunto de disciplinas formatadas e organizadas para atendender determinadas prescrições de um ano/série, mas, ao contrário disso, como um dispositivo formativo complexo que se constitui nas práticas diárias dos diferentes autores curriculantes, os quais traçam linhas de fuga, desterritorializando o que está (im)posto pelos currículos racionalistas, e reterritorializando os currículos sob outros agenciamentos, em constantes movimentos de composição. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tendo as cartografias como sua opção metodológica, por entender que cartografar é habitar um território em que subjetividades se encontram, em processos de subjetivação, permitindo, portanto que o cartógrafo não busque universalismos e generalizações, mas, se compromente em acompanhar processos que não estão fixados nos seus pontos de vista. Tem como campo de interesse escolas públicas e privadas, nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental de Nove Anos e Ensino Médio, bem como as modalidades de Educação Profissional e de Jovens e Adultos. Espera-se com este estudo que seja possível mapear e elucidar práticas pedagógicas promíscuas, portanto, ?marginais?, que favoreçam a melhoia da qualidade do processo educativo escolar.

Profª Drª Denise Aparecida Brito Barreto

Nome do Projeto de Pesquisa: Representações Sociais de Professores de Língua Portuguesa Sobre Leitura e Escrita

Descrição do projeto: Essa pesquisa encontrará apoio na  Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Serge Moscovici. Com esta teoria conheceremos as ideias, crenças, noções, imagens, conhecimentos e atitudes de professores de Língua Portuguesa, referentes ao ensino desta disciplina nas escolas públicas de Vitória da Conquista. Os participantes deste estudo não são receptores passivos. Os fenômenos por eles vivenciados necessitam ser discutidos e explicados em função de valores sociais que pertencem ao grupo. Portanto, procuraremos mostrar como certas representações, construídas socialmente, são compartilhadas pelos participantes da pesquisa que constituem um grupo de professores de escolas estaduais desta cidade. As pesquisadoras visitarão as escolas durante o primeiro semestre de 2014 , em contato próximo com os professores das escolas, a fim de observar a maneira como a temática é representada pelos professores. No segundo semestre de 2014 serão analisados os questionários e as entrevistas realizadas com esses professores. A pesquisa contará com a participação de três pesquisadores da UESB, que foram convidados em sala de aula, primeiramente, e, posteriormente, apresentaram-se, voluntariamente para participarem desse estudo.

Profª Drª Ester Maria de Figueiredo Souza

Nome do Projeto de Pesquisa: Interfaces epistemológicas e metodológicas entre o currículo e a linguagem na educação

Colaboradores: Claudio Pinto Nunes

Descrição do projeto: O projeto/grupo define como objeto de investigação a cultura e o currículo escolar, bem como propostas pedagógicas de organização da escola, priorizando o enfoque das práticas curriculares que tematizam os processos de ensino e aprendizagem em contextos de usos com a linguagem na sala de aula. Elencam-se como temáticas para investigação os documentos oficias de ensino, os materiais didáticos com fins específicos para o ensino de diferentes disciplinas escolares, as propostas de organização do trabalho escolar e de sistemas de ensino, os programas e projetos de formação de professores em exercício e em formação inicial nos diferentes segmentos e níveis da educação. Converge a investigação para a dimensão cultural e dialógica, da linguagem, do currículo e da cultura escolar em suas práticas de constituição de alteridades, de produção de efeitos de sentido e de criação humana.

Nome do Projeto de Pesquisa:O campo de conhecimento sobre a linguagem e educação em Paulo Freire e Mikhail Bakhtin e contribuições para a educação.

Colaboradores: José Jackson Reis dos Santos e Nilma Margarida de Castro Crusoé

Descrição do projeto:Projeto investiga bases conceituais do pensamento bakhtiniano (Mikhail Bakhtin) e freiriano (Paulo Freire). Elege o método sociológico apresentado pelo Círculo de Bakhtin para a investigação acerca do diálogo a se constituir entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, por meio da seleção de temas recorrentes nos escritos dos dois autores, observando-se as condições de produção dos discursos que atualizam a linguagem em diferentes contextos históricos. Postula a elaboração e exposição de metodologias e produtos técnicos científicos que contribuam para a aplicação dos princí­pios da teoria dialógica da linguagem para a formação do profissional docente e para o ensino e aprendizagem na sala de aula.

Prof. Dr. Luiz Artur dos Santos Cestari

Nome do Projeto de Pesquisa: Do Pnaic/Brasil ao “No Child Left Behind”/Estados Unidos: um estudo comparado de políticas educacionais a partir de seus contextos de emergência.

Descrição do projeto: Projeto em desenvolvimento no âmbito do Convênio com a Universidade de Iowa que tem a Realizar um estudo comparado de programas das políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, analisando suas influências no ensino e na aprendizagem.

Nome do Projeto de Pesquisa: Um estudo sobre circulação das noções de diferença e pluralidade no pensamento pedagógico brasileiro recente.

Descrição do projeto: Este estudo pretende investigar a crescente influência exercida a partir dos anos 90 pelo discurso em favor das diferenças e da pluralidade no campo educacional brasileiro e, principalmente, na formação de professores. Tomando como base que a crise do modelo de racionalidade global da modernidade possibilitou a emergência de reivindicações de origem pós-materialista e sociocultural orientadas por minirracionalidades, visualizamos um contexto contemporâneo da educação brasileira em que se torna cada vez mais difundida uma ideia de formação orientada pela necessidade da constituição de uma subjetividade cuja imagem se espelha na aceitabilidade irrestrita do que é diferente e plural para o sujeito. Podemos perceber isso com a disseminação pela literatura pedagógica contemporânea de terminologias que ensejam essa discursividade, tais como interculturalidade, diálogo das diferenças, inclusão, aceitação das minorias etc. Por isso, caminhamos no sentido de mapear as justificativas de apropriação destas noções, assim como os modos de sua recepção e difusão em autores e domínios específicos da formação de professores no Brasil.

 

LINHA 4

Profª Drª Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Nome do Projeto de Pesquisa: Subprojeto Ensino de Geografia e Formação docente: saberes e fazeres no cotidiano escolar

Descrição do projeto: Subprojeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem como tema o Ensino de Geografia e Formação docente: saberes e fazeres no cotidiano escolar e visa entre outras ações: o Desenvolvimento de atividades relativas à pesquisa-ação; o Estudo do tipo etnográfico; as Rodas de Estudo; o Planejamento e Elaboração de Materiais Didáticos; a Monitoria Didática; os Diários de Campo, Relatos de Experiência e Relatórios; os Encontros nas Escolas de Educação Básica; a Socialização dos resultados das atividades do Projeto; as Estratégias de aperfeiçoamento da língua portuguesa dos bolsistas no programa; as Estratégias de acompanhamento dos bolsistas no Programa; e por fim o acompanhamento das ações dos bolsistas nos diferentes espaços através dos indicadores de avaliação.

Prof. Dr. Edinaldo Medeiros Carmo

Nome do Projeto de Pesquisa: A produção dos saberes docentes e do conhecimento escolar na formação inicial de professores de Ciências e Biologia

Descrição do projeto: Esta investigação tem como foco a produção dos saberes docentes e do conhecimento escolar na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Neste sentido, pretende: (a) compreender como os estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas constroem os saberes docentes; e (b) analisar a produção do conhecimento escolar no exercício docente. Teoricamente, a articula a categoria dos saberes docentes com referenciais que estudam os conhecimentos escolares.

Profª Drª Edinalva Padre Aguiar

Nome do Projeto de Pesquisa: Ensinar e aprender história: educação histórica e seus sujeitos

Descrição do projeto: O projeto tem como objetivo analisar se o ensino-aprendizagem de História tem contribuído para o desenvolvimento do pensamento histórico do aluno e quais os sentidos e funções por ele atribuídos a esse conhecimento em sua vida prática.

Profª Drª Maria Cristina Dantas Pina

Nome do Projeto de Pesquisa: Nação e Identidade Nacional no Livro Didático de História: A Abordagem de Borges dos Reis na Bahia Republicana

Descrição do projeto: O objetivo do projeto é identificar e analisar no discurso historiográfico de Antonio Alexandre Borges dos Reis, especialmente no seu manual didático de História do Brasil, as especificidades da sua construção da história do Brasil e da identidade nacional brasileira, num contexto mais amplo de debates sobre os rumos do país vivido particularmente pela Bahia, no adentrar do século XX. O interesse também é identificar até que ponto este autor reproduziu, ou inovou os manuais de circulação nacional. O manual didático selecionado é representativo do período em estudo, foi publicado em 1906 para ser utilizado nas aulas de História do Brasil no Ginásio da Bahia, inclusive, pelo próprio autor, portanto para ser divulgado e apropriado pelo público escolar baiano. Além de professor, Borges dos Reis foi membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), logo entender suas formulações significa visualizar um debate mais amplo no meio intelectual baiano que buscava explicações para a situação da Bahia frente o Brasil naquele momento. Nesse sentido, a análise do manual didático e de outros discursos/textos do autor pode evidenciar o quanto a Bahia republicana viveu o processo do pós-abolição inserida numa crise econômica de perda de hegemonia, porém mantendo hierarquias sociais sustentadas em prestígio político, fortemente marcado pela cor/raça. Essa questão estava presente na instituição escolar, principalmente no Ginásio da Bahia, que representou um importante centro de formação da elite baiana, que aglutinava intelectuais ligados às classes dominantes responsáveis pela formação de opinião e participantes ativos em outros espaços de circulação de idéias como os jornais e o IGHB. O discurso histórico de Borges dos Reis é centrado nesse contexto e nossa intenção é investigar mais a fundo seus fundamentos como parte de um grupo de intelectuais baianos que justificaram e responsabilizaram os rumos tomados pela história política do Brasil pela situação em que se encontrava.

Profª Drª Nereira Maria Santos Mafra Benedicts

Nome do Projeto de Pesquisa: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – Subprojeto de Geografia

Descrição do projeto: O Subprojeto “Ensino de Geografia e Formação docente: saberes e fazeres no cotidiano escolar” conta com 24 bolsistas de iniciação à docência, 08 alunos colaboradores, 04 professores supervisores e 02 coordenadoras de área. Atende aos níveis do ensino fundamental e médio em três escolas parceiras, na modalidade de educação regular. As ações do subprojeto são: Estudo do tipo etnográfico; Rodas de Estudo; Planejamento das práticas pedagógicas; Elaboração de Materiais Didáticos; Monitoria Didática; Relatos de Experiência e Relatórios. Os bolsistas são avaliados pelas ações desenvolvidas nos diferentes espaços.

LINHA 5

Prof. Dr. Adenilson Souza Cunha Júnior

Nome do Projeto de Pesquisa: Tendências e Tensões no campo da Formação de Professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas na América Latina: Intercorrências entre o Currículo e as Políticas Públicas

Descrição do projeto: A necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre a complexa e multifacetada realidade da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) tem sido objeto de inúmeras pesquisas que procuram apontar as principais transformações e tendências que essa modalidade de ensino vem apresentando nas últimas décadas nos países da região latino-americana. Apesar da histórica trajetória em busca de reconhecimento e legitimação, a EPJA enquanto modalidade de oferta educativa continua, de acordo com o protagonismo que possua dentro dos sistemas de ensino, por um lado ocupando um lugar reservado ? secundário, excluído, marginalizado, seja pela limitação do acesso à escola, seja pela inadequação das propostas ou pela ausência de políticas públicas de financiamento e formação de professores ou, por outro, assumindo importante destaque e reconhecimento no conjunto de fatores que a colocam como fundamental para transformação econômica, política e cultural de indivíduos, comunidades e sociedades. Essa pesquisa procura se inserir no conjunto de ações preconizadas nas agendas das agências internacionais para a América Latina no sentido de tentar promover o equacionamento e reconhecimento de tal modalidade de ensino. Para tanto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo central analisar as propostas curriculares de formação inicial de professores que atuam no primeiro segmento (Brasil) e no primeiro nível regular e flexível (Chile) na modalidade de ensino EPJA através da análise dos programas das disciplinas que compõe a formação dos professores que atuam na modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Para o desenvolvimento da pesquisa utiliza-se como opção metodológica os estudos comparados em educação, considerando ser um importante instrumento analítico para compreender e explicar o funcionamento da educação e sua relação com o contexto social mais amplo. Dessa perspectiva, procuraremos explorar a relação entre o contexto nacional e o internacional, comparando e analisando-os. Entende-se que a relevância do estudo comparativo consiste nas possibilidades que ele oferece para apreender a relação dialética entre os níveis global e local, para apreender as particularidades e o modo de articulação das tendências globais e para distinguir o que é próprio/específico de um sistema e o que manifesta a tendência universal.

Profª Drª Arlete Ramos dos Santos

Nome do Projeto de Pesquisa: A Aplicabilidade das Diretrizes Curriculares para Educação Étnico Raciais nas Escolas Quilombola de Ensino Fundamental Inicial no Meio Rural da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista – Bahia

Descrição do projeto: A Aplicabilidade das Diretrizes Curriculares para Educação Étnico Raciais nas Escolas Quilombola de Ensino Fundamental Inicial, no meio Rural da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista- Bahia, se constitui como proposta de investigação científica visando analisar a implementação dessa política pública educacional voltada para Educação Quilombola, no Ensino Fundamental, do referido munícipio. O método de pesquisa escolhido para direcionar a pesquisa se baseia na concepção teórica do materialismo histórico dialético, numa abordagem qualitativa voltada para a Pesquisa Ação. A relevância social é observada pela natureza do tema que a partir dos seus resultados poderá intervir positivamente na educação municipal através de adequações legais nas politicas públicas educacionais do município supracitado. Como produto será articulado junto aos movimentos sociais e sociedade civil organizada e poder público a criação de um Fórum Municipal de Educação Quilombola.

Nome do Projeto de Pesquisa:  As Políticas Educacionais do PAR Em Municípios da Bahia

Descrição do projeto: A pesquisa intitulada Políticas públicas educacionais do PAR em municípios da Bahia? , propõe analisar, com base nos dados coletados junto às escolas municipais, ao gabinete das Secretarias Municipais de Educação, às Assessorias e às coordenações administrativa e pedagógica, o impacto das políticas educacionais do PAR implementadas nas escolas do campo, no recorte temporal de 2010-2015, nos municípios de: Ilhéus,Itabuna e Vitoria da Conquista. Para que tal objetivo seja alcançado será necessário: – Identificar as políticas públicas implementadas nas escolas do campo nos respectivos municípios junto Secretarias Municipais de Educação; Fazer uma avaliação junto às escolas municipais dos resultados obtidos com as políticas educacionais implementadas. Sujeitos da pesquisa: Nas secretarias municipais de educação serão:o/a secretário/a de educação,assessores e o/a coordenador/a pedagógico/a da Educação do Campo no município pesquisado. No que se refere às escolas, serão escolhidas para realização da pesquisa, sujeitos de 5 (cinco) escolas do campo em cada município, sendo professores ou gestores de escolas municipais do campo, tendo como critério de escolha as maiores escolas, e que tiverem maior número de programas sendo implementados. No espaço escolar serão entrevistados os seguintes sujeitos: O diretor ou coordenador pedagógico e um professor do ensino fundamental que tiver aluno sendo beneficiado por algum programa implementado na escola. Metodologia Proposta: A metodologia utilizada será de caráter qualitativo. Inicialmente, será feita uma revisão bibliográfica e documental das políticas públicas que estão sendo implementadas nos municípios,observando quais os objetivos, os pressupostos teóricos que as fundamentam, e como estão estruturadas nas instâncias Federal, Estadual e Municipal.

Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Nome do Projeto de Pesquisa:  Política de Formação Continuada do Professor da Educação de Jovens e Adultos do Campo em Itabuna – BA

Descrição do projeto: A presente pesquisa aborda a formação continuada de professores da EJA no contexto do campo. A investigação tomará como eixos norteadores dois pontos: análise e descrição da política pública de formação continuada de professores da EJA do/no Campo e os reflexos no trabalho docente, buscando perceber se atendem as especificidades dos educandos, e quais os dilemas éticos da profissão. Nesse contexto, a presente pesquisa investigará a práxis dos educadores, com estudo de caso e instrumentos de pesquisa, a saber: bibliográficos, questionário semiestruturado aberto e entrevista com professor, analisando as práticas pedagógicas, atrelando relação teoria e práticas na formação continuada do professor. Tal pesquisa contribuirá, com os estudos na área de educação de jovens e adultos na educação do campo na medida em que direcionará um olhar específico e analítico para a realidade do público alvo contextualizado neste perfil de educação.

 Profª Drª Berta Leni Costa Cardoso

Nome do Projeto de Pesquisa: Indicadores de saúde e qualidade de vida de acadêmicos e docentes: estudo comparativo entre gêneros

Descrição do projeto: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa. Este estudo tem como objetivo analisar indicadores de saúde e qualidade de vida de acadêmicos e de docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Administração e Pedagogia da UNEB, Campus XII. Os sujeitos da pesquisa serão os acadêmicos e os docentes dos referidos cursos. Os instrumentos utilizados no campo de estudo serão questionários e entrevistas semi-estruturadas. A aplicabilidade se dará após consentimento dos pesquisados que aceitarem participar deste estudo, garantindo-lhes o sigilo de sua identidade. Este estudo poderá contribuir para ampliar o conhecimento a respeito do estilo de vida, da qualidade de vida e nível da prática de atividade física e barreiras para essa prática dos acadêmicos dos cursos do Campus XII, constituindo-se em ferramenta para o desenvolvimento de ações de conscientização na prevenção de riscos, promoção da saúde, discussão e esclarecimentos em relação aos comportamentos preventivos.

Prof. Dr. Cláudio Pinto Nunes

Nome do Projeto de Pesquisa: Formação e trabalho dos profissionais da educação em diferentes níveis e contextos de atuação do sudoeste da Bahia

Descrição do projeto: Este projeto tem como problemática central a formação e o trabalho dos profissionais da educação em diferentes níveis e contextos de atuação no sudoeste da Bahia, como: a) educação infantil; b) anos iniciais do ensino fundamental; c) anos finais do ensino fundamental; d) ensino médio; e) educação de jovens e adultos; f) educação profissional; g) institutos federais de educação; h graduação; e i) pós-graduação.

Prof. Dr. Domingos Rodrigues da Trindade

Nome do Projeto de Pesquisa: Retratos da Juventude Camponesa do Território de Identidade Sertão Produtivo:análise de uma pesquisa territorial.

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa será desenvolvido como parte das atividades referentes à minha Dedicação Exclusiva (DE), o qual está vinculado ao Departamento de Educação, Campus XII. Ele vem atender a uma demanda do Conselho de Desenvolvimento do Território de Identidade Sertão Produtivo, especificamente da Câmara Temática de Juventude ligada a este conselho. O objetivo é analisar a situação dos jovens do campo no Território, no sentido de traçar o perfil dos mesmos referentes à escolarização, à inserção ao mundo do trabalho, os processos de socialização, os projetos de futuro e a inserção aos movimentos sociais. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, utilizando das seguintes técnicas/instrumentos de pesquisa: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, análise de documentos e entrevista. Esta pesquisa constituirá de quatro subprojetos, a saber: – Juventudes do campo no Território de Identidade Sertão Produtivo: trajetórias escolares; Retratos das políticas públicas de juventude no Território de Identidade Sertão Produtivo: implicações na vida cotidiana dos/das jovens camponeses/as; Jovens do Campo no Território de Identidade Sertão Produtivo: espaços e tempos de lazer; Projetos de Futuro dos/das Jovens do Território de Identidade Sertão Produtivo: construindo trajetórias em tempos de incertezas. Espera-se que estes quatro subprojetos, juntos, forneçam elementos significativos para a compreensão da situação dos jovens do Território de Identidade Sertão Produtivo, e assim, servir de subsídios para a implementação das políticas públicas de juventudes. Além disso, a experiência da Iniciação Científica formará recursos humanos capazes de trabalhar com os recursos teórico-metodológicos que vêm sendo utilizados pelos pesquisadores que discutem a situação juvenil no campo brasileiro.

Nome do Projeto de Pesquisa: A nucleação de escolas rurais de Guanambi e os sentidos atribuídos à escola da cidade por alunos do campo

Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa situa-se no âmbito da Educação do Campo e busca compreender os sentidos atribuídos à escola e seus processos formativos pelos alunos do campo que estudam na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da sede do munícipio de Guanambi, Bahia, bem como analisar o processo de nucleação das escolas rurais do referido município sob a ótica dos alunos. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa na perspectiva da etnografia, utilizando das seguintes técnicas/instrumentos de pesquisa: levantamento bibliográfico, observação, representação da realidade por meio da criação de desenhos e grupos de discussões. Esta pesquisa constituirá de três subprojetos, a saber: O processo de nucleação das escolas rurais de Guanambi, Bahia: o que dizem os alunos do campo de uma escola nucleada na cidade?; O processo de escolarização na Educação Infantil de alunos do campo em escola da cidade: representações sobre a escola por meio de desenhos e As representações de alunos do campo das Séries Iniciais do Ensino Fundamental sobre à escola da cidade. Espera-se que estes três subprojetos, juntos, fornecerão elementos significativos no processo de compreensão dos sentidos atribuídos à escola e seus processos formativos por alunos do campo em escola da cidade. A experiência da Iniciação Científica formará recursos humanos capazes de trabalhar com os recursos teórico-metodológicos que vêm sendo utilizados pelos estudiosos da área da Educação do Campo.

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