PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)
Ementa: Análise descritiva e inferencial de dados. Discute a pouca tradição de trabalhos em educação com as metodologias quantitativas. Aborda a importância do delineamento quantitativo no contexto educacional. Aborda a necessidade de adequação do tipo de análise a ser empregado.
Bibliografia:
DANCEY, Christine; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GATTI, Bernardete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 01, p. 11-30, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?format=pdf&lang=pt
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; MUSSI, Leila Maria Prates Teixeira; ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; NUNES, Claudio Pinto. Pesquisa quantitativa e/ou qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Sustinere, v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193
OLIVEIRA, Graciela da Silva; DE PIETRI, Ana Paula Zampieri Silva; BIZZO, Nelio. Pesquisa quantitativa e educação: desafios e potencialidades. Praxis Educacional, v. 15, n. 34, p. 526-541, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5637/4257
SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, v. 31, n. 61, p. 21-44, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099