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Campus de Vitória da Conquista, 22 de novembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA MESTRADO E DOUTORADO: Fundamentos Teórico-Epistemológicos da Pesquisa em Educação (PPGED077)

PROFESSORES: A combinar

CARGA HORÁRIA: 60 horas (4c)

Ementa: Estuda a matrizes teórico-epistemológicas que fundamentam a pesquisa nas Ciências Humanas e na Educação, e as tendências contemporâneas de pesquisa na Área.

Bibliografia Básica:

ABRAHÃOO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14, p. 79-95, set, 2003.

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas: Papirus, 1995. (somente capítulos 3 e 4, p.35-64).

BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Plano, 2002.

BLEICHER, J. Hermenêutica contemporânea.Lisboa: edições 70.1980

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria de métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Santos e Telma M. Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação. V. 12.).

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

COHN, GABRIEL. Weber. São Paulo. Editora Atica. 1997.

COMTE. Curso de Filosofia Positiva. Coleção Os Pensadores.São Paulo: Abril Cultural, 1983

CRUSOÉ, Nilma Castro; SANTOS, Edmilson Menezes. Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa. Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 13, n, 32, 2020.

DESCARTES, R. Oeuvres Complètes. Paris:Vrin, 1996.( consultar, em especial, o “Discurso do Método” e “Meditações Metafísicas”, há uma boa tradução na Coleção Os Pensadores)

DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a ideia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Educação em Questão. Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007.

DILTHEY, W. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Editora UNESP, 2010

DILTHEY, W. Introduction to the Human Sciences.Edited by R. A. Makkreel & F. Rodi; trad. Michael Neville. New Jersey: Princeton University Press, 1989.

DILTHEY, W. La esencia da la filosofia. Buenos Aires: Editorial Losada, 1944.

DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. 14.ed. São Paulo: Editora Nacional, 1990.

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FREUND, JULIAN. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro. Forense universitária. 1975.

GADAMER, H-G.  Hermenêutica em retrospectiva. Tradução marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes., 2012

GADAMER, H-G.  Truth and methodNew York. Ed. Contnuum, 1988

GEERTZ, Clifford.  A interpretação das culturas, Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989.

GIDDENS, A. Política, sociologia, e teoria social:Encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo. Editora Unesp. 1997.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Epistemología cualitativa y subjetividad. São Paulo: EDUC, 1997.

HEIDEGGER, M. Sein und Zeit.19ª edição. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2006.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Parte I e Parte II. Tradução e notas: Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1995

HESSEN, J. Teoria do conhecimento. Trad. de Antônio Correia. Coimbra: Armênio Armado, 1987.

HUME, D. An Enquiry Concerning Human Understandin. Chicago: William Benton, 1952.

KANT, I “Kritik der reinen Vernunft” In: Werkausgabe (Band III e IV). Frankfurt: Suhrkamp, 1991. (“Crítica da Razão Pura” (Primeiro e Segundo prefácios), consultar a tradução portuguesa da Editora Fundação Calouste Gulbenkian)

KANT, I. “Prolegomena zu einer jeden künftigen Metaphysik, die als Wissenschaft wird auftreten können.” In: Werkausgabe (Band V). Frankfurt: Suhrkamp, 1991.

LEIBNIZ, G.W. Nouveaux  Essais sur l’Entendement Humain. Paris: Garnier-Flammarion, 1966.

LEVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

LOCKE, J. Works. Darmstadt: Scientia Verlag, 1963.

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MARX, K. O Capital: o processo de produção do capital (livro primeiro). São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MARX, K. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1996

MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011

MARX, Karl. Introdução à critica da economia política. In: _____. Os pensadores. São Paulo: Abril, 1974.

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MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; MUSSI, Leila Maria Prates Teixeira; ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim Assunção; NUNES, Claudio Pinto. Pesquisa quantitativa e/ou qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Sustinere, v. 7, n. 2, 2019, p. 414-430.

NUNES, Claudio Pinto. Ciências da educação e prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes trabalhadores. Ijuí: Unijuí, 2011.

NUNES, Claudio Pinto. Conversas interativo-provocativas como opção teórico-metodológica nas ciências humanas e na educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37. Edição Especial, 2020, p. 408-439.

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PAULA, J. A. “A produção do conhecimento em Marx”. In: Cadernos ABESS, n° 5, SP: Cortez, 1992.

PAULO NETO, J. & BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2008.

PAULO NETO, J. Breve nota à interlocução entre pensadores da educação e Marx. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis

PEREIRA, M. de F. R. Entrevista MARXISMO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃOJosé Luís Sanfelice. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 304-310, dez. 2015.

RAMOS, J. F. P. Teoria crítica e pensamento marxista na pesquisa em Educação. Crítica e Sociedade: revista de cultura política. v.3,n.1, agosto 2013.

SCHMIDT, L. Hermenêutica.Petrópolis: Vozes, 2014.

SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e Relações Sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1979.

TEIXEIRA, A. Marx e a economia política: a crítica como conceito. In: REVISTA ECONÔMICA. Niterói: Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, v. II, n. 4, dez. 2000.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

VATTIMO. G. O fim da modernidade: Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

WEBER, M. Metodologia das ciências sociais: parte I. editora. Campinas. 2001.

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