PROFESSORES: Todos os docentes orientadores
CARGA HORÁRIA: 30h (2c)
Ementa: Orienta o desenvolvimento da pesquisa, oferecendo subsídios para aprofundamento do debate e da prática de pesquisa ancorada nos princípios éticos na pesquisa e na difusão do conhecimento.
Bibliografia Básica: A critério de cada orientador(a), de acordo com o projeto de pesquisa dos orientandos.
AMADO, João (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2014.
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. 12. ed. Campinas: Papirus, 1995.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria de métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Santos e Telma M. Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação. V. 12.).
CRUSOÉ, Nilma Castro; SANTOS, Edmilson Menezes. Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz: contribuições para a investigação qualitativa em prática educativa. Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 13, n, 32, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/13274. Acesso em 20 de março de 2020.
GAIO, Roberta (Org.). Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2008.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; MUSSI, Leila Maria Prates Teixeira; ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim Assunção; NUNES, Claudio Pinto. Pesquisa quantitativa e/ou qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Sustinere, v. 7, n. 2, 2019, p. 414-430.
NUNES, Claudio Pinto. Conversas interativo-provocativas como opção teórico-metodológica nas ciências humanas e na educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37. Edição Especial, 2020, p. 408-439.Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6207 . Acessado em 22/02/2020.
OLIVEIRA, Ivanilde Apuluceno de. Epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas. Petrópolis: Vozes, 2016.