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Campus de Vitória da Conquista, 16 de abril de 2025

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA MESTRADO E DOUTORADO LINHA 5: Processos Educacionais, Formação de professores e Inclusão (PPGED103) – Optativa para pós-graduandos das demais Linhas de Pesquisa

PROFESSOR(A): Professor da linha a combinar.

CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)

Ementa: Estuda os processos educacionais e suas dimensões constitucionais, além das abordagens educacionais e os aspectos psicológicos, históricos, culturais e sociais. Formação de professores em diferentes níveis e ambientes, profissionalização, organização do trabalho docente e dos processos educativos. Inclusão em diferentes contextos, as dimensões da educação inclusiva, sociedade, processos de ensino e aprendizagem. Estudos interdisciplinares, lúdicos e críticos relacionados à educação.

Bibliografia Básica:

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Tradução de Fátima Murad. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FONTANA, Roseli Cação. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cadernos CEDES [online]. 2000, v. 20, n. 50, p. 103-119.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 1996.

GLAT, Rosana; PLETSCH, Maria Denise. Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

GOODLEY, Dan; LAWTHOM, Rebecca. Disability and Psychology: Critical Introductions and Reflections. London: Bloomsbury Academic, 2005.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, 2006, p. 387-405.

MERLIN, Nora. Colonización de la subjetividad: los medios masivos de comunicación en la época del biomercado. Buenos Aires: Letra Viva, 2017.

MERLIN, Nora. Mentir y colonizar: obediencia inconsciente en la subjetividad neoliberal. Buenos Aires: Letra Viva, 2019.

NÓVOA, António. Professores: Imagens do Futuro Presente. Porto: Porto Editora, 2009.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista, n. 33, p. 143-156, 2009.

RAMALHO, Betânia, Leite. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2004.

RODRIGUES, David (org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.

TARDIF, Maurice; MOSCOSO, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos de pesquisa, v. 48, n. 168, p. 388-411, 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5271. Acesso em: 9 ago. 2019.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro. Da condição docente: primeiras aproximações. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 426-443, maio/ago., 2007.

VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Silvana Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009. p. 209-225.

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