PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Infâncias e criança. Sociologia da Infância. Políticas e práticas curriculares para a infância. Infâncias, diversidade e relações de poder. Infâncias, pós-colonialismo e decolonialidade. Infâncias e crianças em situação de risco pessoal e social.
Bibliografia Básica:
ABRAMOWICZ, Anete. Trabalhando a diferença na educação infantil. São Paulo: Moderna, 2006.
ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto (Orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006.
ABRAMOWICZ, Anete; LEVCOVITZ, Diana; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), set./dez. 2009, p. 179-197.
ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. A Sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 39-52, jan./abr. 2010.
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Consentino. Escolonizando as Pesquisas com crianças e três obstáculos. Educação e Sociedade. Campinas, v. 35, n. 127, p. 461-474, abr.-jun. 2014.
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC,1981.
ARROYO, Miguel. Descolonizar o paradigma colonizador da infância. Disponível em https://pt.scribd.com/document/413271823/Descolonizar-o-Paradigma-Colonizador-Da-Infancia-Miguel-G-Arroyo.
BADINTER, Elizabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1980.
BARBOSA, Maria. Carmen S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, p. 1059-1083, 2007.
BENJAMIN, Walter, Rua de Mão Única: infância berlinense: 1900. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT, 2012.
BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu. n. 25, janeiro-junho de 2006, p. 329-376.
BRASIL. Declaração Universal dos Direitos da Criança. www.onubrasil.org.br/. Acesso em 05 de julho de 2010.
BRASIL. Decreto nº. 99.710 de 21 de novembro de 1990. Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990- 1994/D99710.htm
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069. Brasília, DF, 1990.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault Infâncias Incendiárias: experiências outras verdades e as de e de outras heterotopias. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, jan.-abr. 2016.
CAVALLEIRO, E. (org). Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Summus, 2001.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2011.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Relações raciais no cotidiano escolar: implicações para a subjetividade e a afetividade. In: Cadernos de textos: saberes e fazeres. V. 1: Modo de ver. A cor da Cultura. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
COELHO, Olivia Pires; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Anarquismo e Descolonização: possibilidades para pensar a infância. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, maio-ago. 2017, pp. 335-352.
CORAZZA, Sandra Mara. História da infância sem fim. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.
CORAZZA, Sandra Mara. Para uma filosofia do inferno na educação: Nietzsche, Deleuze e outros malditos afins. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
DORNELLES, LENI Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua a criança cyber. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FAZZI, Rita de Cássia. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autentica, 2006.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. – 25 ed. – São Paulo: Graal, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
GALLO, Sílvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. Disponível em: http://www.grupodec.net.br/ebooks/GalloEuOutroOutros.pdf. Acesso em maio de 2013, p. 1-16.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.939/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.
GOMES, Nilma Lino. O movimento Negro Educador: saberes construídos na luta pela emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
GOMES, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras: Educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares. Infantia: entre a anterioridade e a alteridade. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 547-567, maio/ago. 2011
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de Pesquisa, n. 107, jul, 1999, p. 41 -78.
KOHAN, Walter Omar (org.). Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter Omar. Infância, entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LARROSA, Jorge; LARA, Muria Pérez de. (orgs.). Imagens do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p. 180-193.
LARROSA, Jorge; SKILIAR, Carlos. (orgs.). Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 195 – 213
LEITE, César Donizetti Pereira. Labirinto: infância, linguagem e escola. São Paulo: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2007.
MARTINS, José de Souza (coord.). O Massacre dos Inocentes: A criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.
MIGUEL, Antônio. Infâncias e pós-colonialismo. Educação e Sociedade. Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-996, jul.-set., 2014
MÜLLER, Verônica Regina. História de Crianças e infâncias: registros, narrativas e vida privada. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.
MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Fundamental, 2000.
RESENDE, Haroldo. Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 07-09.
ROSEMBERG, F. Educação pra quem? CIÊNCIA E CULTURA v. 28 (12), 1976, apud FARIA, A. L. G. de: Anais do congresso luso-afro-brasileiro em Braga 2009.
SANTIAGO, Flávio. Creche e racismo. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 441-460, 2015.
SANTIAGO, Flávio; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Para Além do Adultocentrismo: uma outra formação docente descolonizadora é preciso. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS,v.5, n.13p.72-85, jan./abr. 2015.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e Alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005.
SILVA, Marcella Padilha Dantas da; BRANCO, Angela Uchoa. Negritude e infância: relações étnico-raciais em situação lúdica estruturada. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 42, n. 2, pp. 197-205, abr./jun. 2011.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, p. 161-187, 2015.
SIROTA, R. Emergência de uma Sociologia da Infância: Evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, n. 112, p. 07-31, mar./2001.
SOUZA, Yvone. C. Crianças negras: deixei meu coração embaixo da carteira. Porto Alegre: Mediação, 2002.
SOUZA. Edmacy Quirina de Souza. Imagem, biopoder e racismo nas instituições de educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 1, p. 260-277, jan./abr. 2019.
STEARNS, Peter N. A Infância. São Paulo: contexto, 2006.
TRINIDAD, Cristiane. Identificação étnico-racial na voz de crianças em espaços de educação infantil. 2011. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
VIEIRA, Francisco Sandro da Silveira. Descolonização dos saberes africanos: reflexões sobre história e cultura africana no contexto da lei 10.639/03. Ponto-e-vírgula, 11: 98-115, 2012.
ZOIA, Alceu; PASUCH, Jaqueline; PERIPOLLI, Odimar João. Infâncias na diversidade Latino-Americana. Curitiba: CRV, 2018.