PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Propor discussão sobre o uso da Memória como metodologia da pesquisa em educação, a partir dos conceitos históricos e de áreas afins que possibilitem a reflexão acerca da importância da memória e oralidade em contextos sociais específicos.
Bibliografia Básica:
BONVINI, Emilio. Tradição oral afro-brasileira: as razões de uma vitalidade. In: Projeto História. Revista de Estudos de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: EDUC. 2001.
BORNHEIM, Gerd. A. O conceito de tradição. In: BORNHEIM, Gerd. (Org.). A Cultura Brasileira: tradição/contradição. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar/Funarte, 1997.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Ed. UNICAMP, 1992.
PINHO, Patrícia de Santana. Reinvenções da África na Bahia. São Paulo: Annablume, 2004.