Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Avaliação, Currículo e Poder (PPGED 0380

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Avaliar e examinar como dispositivos de governo. Currículo, saber, poder e modos de subjetivação. As políticas de avaliação educacional e seus impactos no currículo, na gestão educacional e no trabalho docente.

Bibliografia:

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra?  Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. São Paulo: DP&A, 2001.

______. Escola, currículo e avaliação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

______. Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Edições Graal, 2004.

______. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.

______. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introduções e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GARCIA, Maria Manuela Alves Garcia. Pedagogias críticas e subjetivação: uma perspectiva foucaultiana. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

POPKEWITZ, T.; LINDBLAD, S. Estatísticas educacionais como um sistema de razão: relações entre governo da educação e inclusão e exclusão sociais. Educação & Sociedade. São Paulo, CEDES, v. 22, n. 75, p. 111-148, ago. 2001.

SILVA, Jansen Felipe. Avaliação na perspectiva formativo-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SILVA, Tomaz Tadeu. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

______. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

______. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias críticas do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.

______. Espaços, tempos e disciplinas: as crianças ainda devem ir à escola? In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith.; VEIGA-NETO, Alfredo et ali. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.

______. Coisas do governo… In: RAGO, Margareth.; ORLANDI, Luiz B. L.; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP & A, 2002a.

______. Espaço e currículo. In: LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP & A, 2002b.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04