PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: O trabalho como realidade constitutiva do gênero humano e das condições sociais e históricas das dimensões produtivas e reprodutivas; O trabalho como princípio educativo; características e transformações educacionais da força de trabalho; A constituição do ser trabalhador e suas implicações para a educação e para a emancipação humana.
Bibliografia Básica:
ALBARNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2008.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
CHAVES, Eduardo O. C. O liberalismo na política, economia e sociedade e suas implicações para a educação: uma defesa. In: LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luis. Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados, 2007
CHESNAIS, François. Mundialização do capital e o jogo da lei da população inerente ao capitalismo. In: SOUZA, Antônia de Abreu et al. Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores. Fortaleza: Editora Senac; Edições UFC, 2008.
FORRESTER, V. O horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997. p. 3-66 GENTILI, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, José Claudinei. SAVIANI, Dermeval. SANFELICE, José Luis. Capitalismo, trabalho e educação.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982. p. 3-22;117-127.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 393-420.
KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei. SAVIANI, Dermeval. SANFELICE, José Luis. Capitalismo, trabalho e educação. LUCENA, Carlos. A. Educação e trabalho: interfaces do mercado. In: LOMBARDI, José Claudinei. Temas de pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004. p. 23-109.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Disponível em <<http://www.marxists.org/portugues/marx/1844/manuscritos/cap01.htm>> Acesso em 26/04/2012
MARX, Karl. O capital. Vol. II. São Paulo: Nova Cultural, 1985. p. 261-294.
MÉSZÁROS. István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense. 1981.
________. Escola Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.