Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 22 de novembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO: Didática do Ensino Superior (PPGED052)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)

Ementa: Estuda a natureza histórica, filosófica dentro das perspectivas teórico, epistemológica e prática da didática no ensino superior. Reflete sobre as abordagens e as características da educação em geral e da docência no ensino superior, em especial. Problematiza a organização do trabalho pedagógico, com destaque para a relação professor-aluno, o planejamento, a avaliação e dimensão científica da docência no ensino superior.

Bibliografia Básica:

ALARCÃO, I. (org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.

ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006.

BEHRENS, M. A. Docência Universitária na sociedade do conhecimento. Coleção educação, teoria e prática, Vol. 3. Curitiba: Champagnat, 2003.

BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.

BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto, 1995.

BERBEL, N.A.N. Metodologia da Problematização. In: BERBEL, Neusi A.N. Metodologia do Ensino Superior: realidade e significado. Campinas: Papirus, 1994.

CUNHA, M.I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.

DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

DUPONT, P.; OSSANDON, M. A pedagogia universitária. Coimbra: Coimbra Editora, 1998.

LEITE, Denise, MOROSINI, Marília. Universidade no Brasil: a idéia e a prática. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v.73, n.174, p.242-254, maio/ago. 1992.

DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a.

MASETTO, M.T. (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p.

MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.

MOROSINI, Marília (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.

NUNES, Claudio Pinto (Org.). Didática e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2012.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1995.

VEIGA, I.P.A., CASTANHO, M.E.L.M. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br