PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Estuda a natureza histórica, filosófica dentro das perspectivas teórico, epistemológica e prática da didática no ensino superior. Reflete sobre as abordagens e as características da educação em geral e da docência no ensino superior, em especial. Problematiza a organização do trabalho pedagógico, com destaque para a relação professor-aluno, o planejamento, a avaliação e dimensão científica da docência no ensino superior.
Bibliografia Básica:
ALARCÃO, I. (org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.
ANASTASIOU, L; ALVES, L. (orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho docente em aula. 6 ed. Joinville: Univille, 2006.
BEHRENS, M. A. Docência Universitária na sociedade do conhecimento. Coleção educação, teoria e prática, Vol. 3. Curitiba: Champagnat, 2003.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.
BIREAUD, A. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto, 1995.
BERBEL, N.A.N. Metodologia da Problematização. In: BERBEL, Neusi A.N. Metodologia do Ensino Superior: realidade e significado. Campinas: Papirus, 1994.
CUNHA, M.I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM, 1998.
DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
DUPONT, P.; OSSANDON, M. A pedagogia universitária. Coimbra: Coimbra Editora, 1998.
LEITE, Denise, MOROSINI, Marília. Universidade no Brasil: a idéia e a prática. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v.73, n.174, p.242-254, maio/ago. 1992.
DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus Editorial, 2003a.
MASETTO, M.T. (org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. 112p.
MORIN, E. Os desafios da complexidade. In: MORIN, E. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, E. Educação e Complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortês, 2009.
MOROSINI, Marília (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000.
NUNES, Claudio Pinto (Org.). Didática e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1995.
VEIGA, I.P.A., CASTANHO, M.E.L.M. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.