PROFESSOR: Cláudio Pinto Nunes
CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)
Ementa: Conceitos de Educação e de Ciências da Educação e sua cientificidade. Análise do quadro geral das Ciências da Educação, das possibilidades e práticas de pesquisa no campo da Educação e das Ciências da Educação.
Bibliografia:
BOAVIDA, João; AMADO, João. A afirmação social das Ciências da Educação: uma perspectiva histórica a partir de Portugal. Educação em Questão. v. 32, n18, maio/ago. 2008. p. 7-39.
AMADO, João; BOAVIDA, João. Ciências da Educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2006.
AVANZINI, Guy. Des Sciences de l’Éducation. Cahiers Binet-Simon, n. 645, 1995, p. 5-26.
BOAVIDA, João; GARCÍA DE DUJO, Angel. Teoria da educação: contributos ibéricos. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004.
CARVALHO, Adalberto Dias de. Epistemologia das Ciências da Educação. 2. ed. Porto: Afrontamento, 1988.
ESTEBAN, J. O. Hacia uma ciencia de la educación. In: ESCOLANO et al.Epistemología e educación. Salamanca: Sigueme, 1978. p. 141-151.
ESTRELA, Albano (Org.). O tempo e o lugar das Ciências da Educação. Porto: Porto, 1999.
FRANCO, Maria Amélia. A pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2003.
MIALARET, Gaston. As ciências da educação. 2. ed. Lisboa: Moraes, 1980.
NÓVOA, António; CAMPOS, Bártolo, PONTE, Pedro; BREDERODE, Maria Emilia.Ciências da Educação e mudança. Lisboa: SPCE, 1991.
NUNES, Claudio Pinto. Ciências da educação e prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes de Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 2011.