PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Estudos sobre as questões epistemológicas do conhecimento e suas interfaces. Conhecimento e práticas escolares. Abordagem teórico-metodológico sobre práticas curriculares, saberes docentes, prática pedagógica e formação de professores. Relação entre as diversas áreas e os conhecimentos pedagógicos que compõe o universo escolar.
Bibliografia Básica:
ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo. Cortez Editora, 2012.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo, UNESP, 1999
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://moodle.fct.unl.pt/pluginfile.php/122510/mod_resource/content/0/Leituras/Chervel01.pdf. Acesso em: 07 mar. 2019.
CHEVALLARD, Y. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, maio/ago. 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/viewFile/2338/1111. Acesso em: 07 mar. 2019, p. 1-14.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 1999.
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.
DEWEY, John. Vida e Educação. Tradução: Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
DUARTE, Newton. (2000b) (org.). Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados.
DUARTE, Newton. (2003). Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões? Campinas: Autores Associados.
FARIA FILHO, L. M. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, A.; MACEDO, E. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. RJ: DP&A, 2002, p. 13-35
FARIA FILHO, L. M; GONÇALVES, I. A.; VIDAL, D. G.; PAULILO, A. L. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019.
FERNANDES, Florestan, (1966). Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora.
FERRAZ, R. D.; FERREIRA, L. G.; NOVA, C. C. C. A docência universitária e suas interfaces didáticas: movimentos de aprendizagens. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 68, p. 155-183, jan./mar. 2021. Disponível em: http://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.DS07. Acesso em: 7 fev. 2021.
FERREIRA, L. G. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.11ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FORQUIN, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1844359/mod_resource/content/1/T2%20-%20Forquin_saberes_escolares.pdf.Acesso em: 06 mar. 2019.
GONÇALVES, I. A.; FARIA FILHO, L. M; Histórias das culturas e das práticas escolares: perspectivas e desafios teórico-metodológicos In: GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
GOODSON, I. F. História social das disciplinas escolares. In: GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997, p. 17-26.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HAMILTON, D. Notas de lugar nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, jan./jun. p. 45-73, 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38750/20280. Acesso em: 06 mar. 2019.
JULIA, D. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In: LOPES, A.; LOPES, A. C. As disciplinas na escola e na ciência. In: LOPES, A. C. Políticas de integração Curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, p. 43-77.
LOPES, A. C. Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 95-112, 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71466/40542. Acesso em: 07 mar. 2019.
LOPES, A. C. Modalidades clássicas de organização curricular. In: LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008, p. 63-77.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Conhecimento escolar e discurso pedagógico. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011, p. 94-106.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Conhecimento. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011, p. 70-93.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011, p. 37-71.
LUCKESI, C.; BARRETO, E.; COSMA, J.; BAPTISTA N. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MACEDO, E. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. RJ: DP&A, 2002, p. 37-71.
MARQUES, M. O. S. Saberes Escolares: para além da escola. In: OSOWSKI, Cecília (Org.). Provocações da Sala de Aula. São Paulo: Edições Loyola, 1999. p. 41-60.
MOREIRA, A. F. B. (org.) Conhecimento Educacional e Formação do Professor. Campinas: Papirus, 1994
MOYSÉS, M. A. A.; GERALDI, J. W.; COLLARES, C. A. L. As aventuras do conhecer: da transmissão à interlocução. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002. p. 91-116.
NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A Sociologia de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002. p. 15-35.
PENNA, F. A. A especificidade da história escolar como conhecimento ensinado. In: GABRIEL, C. T.; MORAES, L. M. S. (Org.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. Petrópolis, RJ: De Petrus: FAPERJ, 2014, p. 133-149.
SACRISTÁN, J. G. Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed. 2000.
SACRISTÁN, J. G.; PEREZ GOMEZ, A. L. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 1998.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 36 ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. São Paulo Cortez. 1991
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
TEDESCO, Juan Carlos. Educar en la sociedad del conocimiento. Buenos Aires: Fondo de cultura económica, 2000
TEIXEIRA, Anísio. A Pedagogia de Dewey (Esboço da teoria de educação de John Dewey). In: DEWEY, John. Vida e Educação. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.
TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2016.
TEIXEIRA, A. Educação para a Democracia: introdução à administração educacional. 2ª ed. Apresentação de Luiz Antônio Cunha. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
YOUNG, M. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: Grácio, S. & Storr, S. (orgs.) Sociologia da Educação II. Antologia. Lisboa: Horizonte, 1982 (p. 151-187).
VALDEMARIM, V. T. (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005, p. 32-57
VALDEMARIN, V. T. Cultura escolar e conhecimento científico. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARIM, V. T. (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005, p. 159-177.
ANDRÉ, M. Estudo de caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro, 2005b.
ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005a.
APPLE, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva. Edição de 2005
BECKER, H. Método de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1999.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
BLANCHARD-LAVILLE, C. B. (2005). Os professores entre o prazer e o sofrimento. (Sobral, M. S. G., Trad.). São Paulo: Loyola.
BOLÍVAR, A. (2002). (Org.). Profissão professor. O itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia Social. São Paulo; Ateliê Editorial; 2003;
BUENO, O. B., CATANI, D. B. & SOUSA, C. P. (2003). (Orgs.). A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo, UNESP, 1999
CANDAU, V. (Org.) Cultura(s) e educação: Entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CANDAU, V. (Org.) Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes do fazer. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
CUNHA, Luiz Antonio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. São Paulo: Zahar, 1981.
DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.
DEWEY, John. Vida e Educação. Tradução: Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
DUARTE, Newton. (2000b) (org.). Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados.
DUARTE, Newton. (2003). Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões?. Campinas: Autores Associados.
FERNANDES, Florestan, (1966). Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora.
FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.11ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GABRIEL, C. T.; MORAES, L. M. S. (Org.). Currículo e Conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1. ed. Petrópolis, RJ: De Petrus: FAPERJ, 2014.
Giroux, H. A. Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Giroux, H. A. Teoria e Resistência em Educação: Para Além das Teorias da Reprodução Petrópolis: Vozes, 1983
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 9.ed, 2005.
GOODSON, I. F. A Construção Social do Currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
GRAMSCI, Antonio (1968), Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. 1968.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva, tradução: Laís Teles Benoir, São Paulo: Centauro, 2004;
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
HELLER, A. Estrutura da vida cotidiana. In: O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
LOMBARDI, José Claudinei. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels / José Claudinei Lombardi. – Campinas, SP, 2010.
LOPES, A. ; MACEDO, E. (Orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. RJ: DP&A, 2002.
LOPES, A. C. As disciplinas na escola e na ciência. In: LOPES, A. C. Políticas de Integração Curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
LOPES, A. C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Conhecimento. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. Colonizador-Colonizado: uma relação educativa no movimento da história. Belo Horizonte : UFMG, 1985.
LUDKE, Menga. O que conta como pesquisa? Editora Cortez, 2009.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 15 ed. São Paulo: Nacional, 1984.
MANACORDA, M. A. O Principio Educativo em Gramsci. Campinas, Alínea, 2º Edição, 2008.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo, Cortez/Autores Associados.1991
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2004.
MIRANDA, Sonia Reginda; CASTRO, Lana Mara. Cidade Memória e Educação. Editora: UFJF; Edição 01, 2013.
MOREIRA, A. F. B. (org.) Conhecimento Educacional e Formação do Professor. Campinas: Papirus, 1994
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.
NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
NUNES, Clarice. História da Educação: espaço do desejo. Em Aberto, Brasília : INEP, Vol. 9, no. 47, julho/setembro 1990, p. 37-45.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 6. ed. São
Paulo: Cortez, 2008.
Popkewitz, Thomas. Reforma educacional – uma política sociológica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. Unicamp, 2008.
SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMES, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 36 ed. Campinas: Autores Associados, 2003. TEIXEIRA, Anísio. A Pedagogia de Dewey (Esboço da teoria de educação de John Dewey). In: DEWEY, John. Vida e Educação. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
SAVIANI, Dermeval.. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. São Paulo : Cortez. 1991
SOUZA, E. C. Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004
SOUZA, R. F.; VALDEMARIM, V. T. (Org.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TEIXEIRA, A. Educação para a Democracia: introdução à administração educacional. 2ª ed. Apresentação de Luiz Antônio Cunha. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2016.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
WOODS, P. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999.
Young, M. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: Grácio, S. & Storr, S. (orgs.) Sociologia da Educação II. Antologia. Lisboa: Horizonte, 1982 (p. 151-187).