PROFESSOR(A): Professor da linha a combinar.
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa:Estudos na interface entre educação, linguagem e processos de subjetivação, incluindo aspectos sócio-históricos, culturais e discursivos na formação humana e no cotidiano educacional. Letramentos, práticas discursivas e ensino. Ideias pedagógicas, difusão, resistências e produção de diferenças no campo educacional. Processos de subjetivação, currículo e aprendizagens.
Bibliografia Básica:
CESTARI, LAS. Individualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 217-224.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaios sobre a natureza humana segundo Hume. Disponível em: https://ayrtonbecalle.files.wordpress.com/2015/07/deleuze-g-empirismo-e-subjetividade.pdf Acesso em 28/08/2017.
DOSSE, François. História do estruturalismo. Tradução de Álvaro Cabral; revisão técnica de Marcia Mansor D’Alessio. Bauru, SP: Edusc, 2007. v. 1: O campo do signo – 1945/1966.513 p. – v. 2: O canto do cisne – de 1967 a nossos dias. 575 p.
PAGNI, Pedro Angelo. O cuidado de si em Foucault e as suas possibilidades na educação: algumas considerações. In: Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito / Luiz Antônio Francisco de Souza, Thiago Teixeira Sabatine e Boris Ribeiro de Magalhães, organizadores. – Marília. : Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
GALLO, Silvio. Educação: entre a subjetivação e a singularidade. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 229-244, maio/ago. 2010 (http://www.redalyc.org/pdf/1171/117117124003.pdf
VEIGA NETO. Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, mar. 2015 / jun. 2015