PROFESSOR(A): Professor da linha a combinar.
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Estudos sobre formulação, implementação, financiamento e avaliação das políticas educacionais; a gestão da educação em seus diversos níveis e formas; a formação de professores, destacando nesta a análise de políticas, cursos e programas.
Bibliografia Básica:
AZEVEDO, Janete M. Lins. A educação como políticas públicas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
BELONI, Isaura; MAGALHÃES, Heitor; SOUSA, Luzia Costa de. Metodologia de avaliação em políticas públicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
DEMO, P. Política Social, educação e cidadania. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
FERREIRA, Naura S. Carapeto. Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta ; MARQUES, Eduardo. Políticas Públicas no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Félix. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
OLIVEIRA, Romualdo Portela (Org.) Política educacional: impasses e alternativas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Marisa R. T. (org.). Política e Trabalho na Escola: Administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1988.
SAVIANI, Dermeval. PDE- Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC. Campinas: Autores Associados,2009.