PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Concepções, tendências e pesquisas sobre a prática pedagógica; as múltiplas linguagens na formação do professor como pesquisador e discursos docentes.
Bibliografia Básica:
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003 (Coleção Questões da Nossa Época).
ANDRÉ, M.E.D. Perspectivas atuais da pesquisa sobre docência. In: CATANI, D.B. et al. Docência, memória e gênero: Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.
_______. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente In:CLAVES, S.M. e TIBALLI, E.F. (org.). Anais do VII Endipe, vol. II, Goiânia, 1994. DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico – classe, códigos e controle. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1996. FARIAS, I. M. S. de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006.
GATTI, Bernardete A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, julho/2003.
DURAND, Marc; SAURY, Jacques; VEYRUNES, Philippe. Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 35, n. 125, p. 37-62, mai/ago. 2005
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001, 2008 (reimpressão).
GERALDI, C. (org). Cartografias do trabalho docente: Professor(a)- pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, ALB, 1998.
LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa, Revista Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001
LÜDKE, Menga e CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando a Universidade da Escola Básica pela pesquisa., Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001
PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação nº 12, Anped, set-dez. 1999
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidades e saberes na docência. In: ______. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
_____________. Formar professores como profissionais reflexivos; In: NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992
TARDIF, M.; LESSARD & LAHAYE. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação nº 4, Porto Alegre: Panônica, 1991.