PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa:Desigualdade sócio educacional e suas relações com raça e gênero. Gênero/etnia/cor e escolarização. Taxas de escolarização: sucesso/fracasso escolar e sua relação com gênero/etnia. A construção de masculinidades e feminilidades na escola.
Bibliografia Básica:
BARBOSA, Maria L. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
CARVALHO, Marília. Avaliação escolar, raça e gênero. Campinas: Papirus, 2009.
CASASSUS. Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: Liber, 2006.
COSTA, Lívia F.; MESSEDER, Marcos Luciano L. Educação, multiculturalismo e diversidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
NOGUEIRA, Maria A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.
PAIXÃO, L.; ZAGO, N. Sociologia da Educação: pesquisa e realidade brasileira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
RIOS, Jane Adriana. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.
SILVA, Ana Célia. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.
THORNE, Barrie. Gender play: girls and boys in school. Rutgers University Press, 1997