PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Gestão educacional. Análise dos princípios da gestão democrática e sua relação com a educação de qualidade. Estudo das dimensões pedagógica, financeira, administrativa e política da gestão educacional.
Bibliografia Básica:
BARROSO, J. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005
Educação básica: políticas, legislação e gestão. São Paulo: Pioneira, 2004.
FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FOUCAULT. M. Microfísica do poder. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
HORA, D. L. da. Gestão educacional democrática. Campinas: Alínea, 2007
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: política, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LUCK, H; FREITAS, K. S. de; GIRLING, R; KEITH, S. A escola participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.
MENDONÇA, E. F. A regra e o jogo. Democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas, Unicamp. Tese de doutorado. 2000.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e gestão da educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995.
____. Eleição de diretores: a escola básica experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996.
____. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006
____. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.
TENDLER, J. Bom governo nos trópicos: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Revan, 1998.