PROFESSOR(A): A definir
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: História da infância. Políticas públicas de atendimento à infância no Brasil. Culturas da infância. Processos educativos e diversidade infantil.
Bibliografia Básica:
ABRAMOWICZ, Anete. O direito das crianças à Educação Infantil. In: PRO-POSIÇÕES. Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação – UNICAMP. vol 14, n. 3 (42) – set/dez. 2003.
ANGOTTI, Maristela (org.). Educação Infantil: para quê, para quem e por quê? Campinas,SP: Editora Alínea, 2006.
ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de, DEMARTINI, Zélia de Brito Fabri e PRADO, Patrícia Dias(orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. (Coleção educação contemporânea)
FREITAS, Marcos Cezar de, KUHLMANN JR., Moysés (orgs). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.
MONARCHA, Carlos (org.). Educação da Infância Brasileira: 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História social da infância no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GANDINI, Lella e EDWARDS, Carolyn (orgs.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel (Orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 13-38. (Coleção prática pedagógica).