PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Disciplinarização da linguagem. Currículo, Linguagem, educação e relações de poder. Campo de estudos multidisciplinar e aplicado da linguagem.
Bibliografia Básica:
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
CAVALCANTI, Marilda C. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. (orgs). Transculturalidade, Linguagem e Educação. São Paulo. Campinas: Mercado de Letras. 2007.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo. As ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo : Parábola Editorial. 2009.
FOUCAULT, Michel. L’Ordre du discours. Paris: Gallimard, 1971.
MAFFESOLI, Michel. Conhecimento comum. São Paulo: Editora Brasiliense. 1988.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org) Por uma linguística indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. 2006.
ORLANDI, Eni Puccineli, GUIMARÃES, Eduardo (orgs) Língua e Cidadania. Campinas. São Paulo: Pontes. 1996.
PACHECO, José Augusto. Políticas Curriculares. Referenciais para análise. Porto Alegre: Artmed.2003.
SACRISTÁN, GIMENO. Currículo: compreender e transformar o currículo. Porto Alegre: Editora Artes Médicas. 2001
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.
VILLAR, A. Matos. Currículo e ensino. Para uma prática teórica. PORTUGAL: Edições Asa. 1994.
VOGT, Carlos. Linguagem, pragmática e ideologia. São Paulo. Editora Hucitec. 1989.