PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Estudo da história das práticas de leitura no Brasil, problematizando a edição, a circulação e a apropriação dos livros e suas relações com as práticas educacionais. Análise de recortes da literatura e da produção história, incluindo a produção didática, com enfoque para as representações construídas e seu processo de apropriação pela escola ao longo da história do Brasil.
Bibliografia Básica:
ABREU, Martha; GONTIJO, Rebeca; SOIHET, Rachel (Orgs.). Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros, leitores, autores e bibliotecas entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UNB, 1994.
CHOPIN, Alain. História dos Livros e das edições escolares: sobre o estado da arte. EDUCAÇÃO E PESQUISA, São Paulo, v. 30, p. 549-566, set./dez. 2004.
FONSECA, Thais N. De Lima e (org.). História e Historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FONTANA, J. (1998). História depois do fim da Historia. Bauru: EDUSC.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil (sua história). São Paulo: T. A. Queiroz, Edusp, 1985.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1999.
PFROMM NETO, Samuel et al. O livro na educação. Rio de Janeiro: Primor, 1974.
SEVCENKO, N. (1995). Literatura como missão: tendências sociais e criação cultural na primeira República. 4ª edição. São Paulo: Ed. Brasiliense.
VENTURA, R. (1991). Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil. São Paulo: companhia das Letras.