PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: A educação no contexto universitário. A universidade e a formação de professores. Pedagogia universitária: características e peculiaridades. A docência no ensino superior: processo ensino-aprendizagem, avaliação e gestão. Formar docentes para atuar no ensino superior: legislação, processos didáticos e saberes. Organização e prática pedagógica na docência universitária: planejamento e elementos didáticos constitutivos.
Bibliografia Básica:
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. São Paulo: Papirus, 1989.
D’ÁVILA, Cristina; MADEIRA, Ana Verena (Org.) Ateliê didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018.
D’ÁVILA, Cristina (org.). Docência na educação superior. São Paulo: Papirus. 2012.
D´ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Concepções pedagógicas na educação superior: abordagens de ontem e de hoje. In: D’ÁVILA, Cristina; MADEIRA, Ana Verena. Ateliê Didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 21-46.
D’ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Aprendizagem da docência e profissionalidade de docentes universitários iniciantes. Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 21, n. 35, jul./dez 2016. p.5-22. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7441. Acesso: 23 nov. 2018.
D’ÁVILA, Cristina et al. (Org.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019.
D’ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Docência Universitária: uma experiência formativa lúdica com professores iniciantes. In: BARBOZA, Maria Auxiliadora Fidelis; TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; COSTA, Maria do Perpétuo Socorro de Lima (Orgs.) Territórios da Docência no Ensino Superior. Curitiba, PR: Editora CRV, 2017, p. 143-156.
FERRAZ, Roselane D.; FERREIRA, Lúcia G.; NOVA, Carla C. C. A docência universitária e suas interfaces didáticas: movimentos de aprendizagens. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 68, p. 155-183, jan./mar. 2021.
FERREIRA, Lúcia Gracia; MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. A. (Org.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
FERREIRA, Lúcia Gracia; D’ÁVILA, Cristina; ZEN, Giovana Cristina. Ateliês Didáticos: “ensinar” e “aprender” na docência universitária. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, Mara A. Alves da (Orgs.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 41-60.
FERREIRA, Lúcia Gracia; GUERRA, A. SILVA, Mara A. Alves da. As pesquisas sobre docência universitária: concepções e diálogos com a produção nacional de dissertações e teses. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. Alves da (Orgs.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 169-183.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva. v. 11. jul. 2020, p. 1-18. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso em: 07 set. 2020.
FERREIRA, Lúcia Gracia; BEZERRA, Paloma Oliveira. O professor do ensino superior e sua formação: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Educação. Americana, Ano XVII, v. 01, n. 32, p. 05-28, jan-jun, 2015. Disponível em: http://revista.unisal.br/ojs/index.php/educacao/article/view/396. Acesso em: 23 jun. 2017.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoría da pedagogía. Ijui: Ed: UNIJUI, 2002.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano; BARRETO, E.; COSMA, J.; BAPTISTA N. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MANTOVANI, I. C. A; CANAN, S. R. Educação e Pedagogia universitária: até que ponto formamos docentes para o ensino superior? Curitiba, PR: CRV, 2015.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MASETTO, M. T. (Org.) Docência na Universidade. 11. Ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 2012.
MELO, Geovana F. Pedagogia Universitária: aprender a profissão, profissionalizar a Docência. Curitiba, PR: CRV, 2018.MOROSINI, M. (Org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano, 2001,
MELO, Geovana Ferreira.; CAMPOS, Vanessa T. Bueno. Pedagogia universitária e práticas formativas pulverizadas à construção dos processos de desenvolvimento profissional docente. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. Alves da (Orgs.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 17-40.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NÓVOA, António (org). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1999.
PIMENTA, Selma; ANASTASIOU, Léa. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, Selma; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
RAMOS, K. M. C; VEIGA, I. P. A. (Org.). Desenvolvimento profissional docente: currículo, docência e avaliação na educação superior. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.
RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 65-86.
SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade no século XXI. S. Paulo: Cortez, 2004.
SILVA, Mara A. Alves da. Convite a leitura – abrindo a caixa preta do ensino superior. In: FERREIRA, Lúcia Gracia; MINEIRO, Márcia; SILVA, Mara A. Alves da (Orgs.). Docência Universitária e Formação Docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 9-10.
SILVA, Mara A. Alves da. Docência universitária na Licenciatura em Química: uma análise dos saberes de experiência e da ação pedagógica. 2021. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia: Salvador-BA, 2021.
SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.
SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel de. Programas de pós-graduação em educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 7, n. 14, p. 577-604, dez. 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TEODORO, A; VASCONCELOS, M. L. (Org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VASCONCELOS, Celso. Planejamento. Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad. 2002.
VASCONCELLOS, M. M. M.; SORDI, Mara Regina Lemes de. Formar professores universitários: tarefa (im) possível? Interface (Botucatu. Impresso), v. 20, p. 403-414, 2016.
VEIGA, Ilma Passos A. (org). Aula: gênese, dimensões, principios e práticas. São Paulo: Papirus. 2008.
VEIGA, Ilma Passos A.; ARRUDA, R. (ORG.) Por uma Didática da Educação Superior. São Paulo; Ed. Autores Associados, 2021.
VEIGA, Ilma Passos A. A Educação superior: políticas educacionais, currículo e docência. Curitiba: Editora CRV, 2016.
VEIGA,, Ilma Passos A.; VIANA, C. M. Q. Q. (Orgs.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas, SP: Papirus, 2010.
VEIGA, Ilma Passos A. Universidade e Desenvolvimento profissional Docente: propostas e debates. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.
ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: ARTMED, 2004.