PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45 horas (3c)
Ementa: Estuda a prática pedagógica no Ensino Fundamental na perspectiva da emancipação humana.
Bibliografia Básica:
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução Wolgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ANDRÉ, Marli (org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
BRASIL, Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações gerais. Brasília, Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Coordenação Geral do Ensino Fundamental, 2004.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02.08.2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 07, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, DF, 15 dez. 2010b. Disponível em: portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em julho/2017.
BRASIL. Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília: MEC, 2010.
FONTANA, Roseli A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas,SP: Autores Associados, 1996.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
NETO, João Batista; SANTIAGO, Eliete. (Orgs.) Prática Pedagógica e Formação de professores. Editora Universitária UFPE, Recife, 2009.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas: Autores associados, 7. Ed, 2000.
VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.