PROFESSOR(A): A definir
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
EMENTA: Diferentes abordagens da teoria e da análise do discurso, suas finalidades e aplicação nas pesquisas em educação. Técnica de análise de conteúdo e sua aplicação nas pesquisas em educação.
Bibliografia Básica:
AMADO, João da Silva; COSTA, António Pedro; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Procedimentos de análise de dados. In: AMADO, João da Silva. Introdução à investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. SP: Hucitec, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Natal, RN, 2010. 240f.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UNB, 2008.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
KAUFMANN, Jean-Claude A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Tradução de Tiago de Abreu e Lima Florêncio. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, Al: Edufal, 2013.
LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução de Joanildo Albuquerque Burity, Josias de Paula Júnior e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios, 2015.
LOPES, Alice Casimiro, OLIVEIRA, Anna Luíza Araújo Ramos Martins de, OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (orgs). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. p.169-216.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo em um enfoque discursivo: notas de pesquisa. In: LOPES, Alice Casimiro, OLIVEIRA, Anna Luíza Araújo Ramos Martins de, OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (orgs). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. p. 133-168.
OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de, OLIVEIRA, Anna Luíza Araújo Ramos Martins de, MESQUITA, Rui Gomes de. A Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe e a Pesquisa em Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.38, n.4, p. 1327-1349, out/dez 2013.
OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de. Provocações para aguçar a imaginação/invenção analítica: aproximações entre a Teoria Política do Discurso e Análise do Discurso em Educação. In: LOPES, Alice Casimiro, OLIVEIRA, Anna Luíza Araújo Ramos Martins de, OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de (orgs). A Teoria do Discurso na Pesquisa em Educação. Recife: Ed. UFPE, 2018. p. 133-168.
SILVA, Rosália de Fátima e Silva. Compreender a “entrevista compreensiva”. Revista Educação em Questão, vol.26, nº 12. Natal, p.31-50, maio/ago., 2006.