PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Processos educativos nos movimentos sociais; o papel da educação como política pública no sistema capitalista; autores que marcaram o pensamento socialista e a tradição marxista e sua ligação com a educação. O pensamento clássico marxista e socialista e autores que, dentro desta tradição, pensaram a educação em sua vertente crítica e alternativa ao sistema do capital. Debate a tradição da educação como reprodução e possibilidade de transformação social.
Bibliografia Básica:
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos do estado: nota sobre os aparelhos ideológicos do Estado. 2 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
ENGUITA, Mariano. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREITAS, L.C. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguiremos escapar ao neotecnicismo? In: Seminário de Educação Brasileira. Centro de Estudos Educação e Sociedade, Campinas, fev. 2011.
FRIGOTTO, G. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995.
GOHN, M. G (Org.). Movimentos Sociais no Início do Século XXI: Antigos e Novos Atores Sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
_____. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. Revista ECCOS, nº 2, vol. 6, Dez 2004, p. 39-65.
_____. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
_____. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3 ed., São Paulo, Cortez, 2005. (Coleção questões de nossa época; v. 71).
_____. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Revista Ensaio- Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, Fundação Cesgranrio, vol 14, n. 50, Jan/Março 2006, p. 17-38.
_____. Movimentos sociais e educação. 6 ed., São Paulo, Cortez. 2006.
GOHN, M. da G.; BRINGEL, B. M. (Orgs.). Movimentos sociais na era global. 2. Ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2014.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982. p. 3-22;117-127.
IASI, Mauro. L. As metamorfoses da consciência de classe. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
LIMA. E.N. & NETO. L.B. Educação e trabalho: é possível uma leitura marxista sobre os discursos e práticas educacionais no campo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 295-308, abr. 2011.
LOMBARDI, José Claudinei Lombardi. Reflexões sobre Educação e ensino na obra de Marx e Engels. Tese de Livre Docência. UNICAMP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Março – 2010.
MARX, K. Grundisse: manuscritos econômicos de 1857-1858. Tradução Mauro Duayer. São Paulo: Boitempo. UFRJ, 2011.
_______. Contribuição à crítica da economia política. Tradução de Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
_______. Manifesto do partido comunista. Tradução de Victor Hugo Klagsbrunn. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. Tradução Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2011.
_______. A crise estrutural do capital. Tradução Francisco Raul Cornejo. São Paulo : Boitempo, 2009. (Mundo do Trabalho).
________. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo Editora. 2005.
________. A teoria da alienação em Marx. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro : Zahar, 1981.
________. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. Tradução de Ana e Vera Cotrim. São Paulo: Boitempo, 2007. (Mundo do trabalho).
PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense. 1981.
________. Escola Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
POULANTZAS, N. O estado, o poder, o socialismo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal. 1985.