PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Políticas de formação docente no Brasil e as práticas formativas resultantes dessas políticas. Regulamentações legais e operacionalização das políticas nos contextos de realização da formação inicial e continuada de professores.
Bibliografia Básica:
ALTET, Marguerite. La formation profissionnalle des enseignants. Paris:
Barbosa, R. L. L. (Org.) Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 (Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica). Brasilia: Imprensa Oficial, DF, 30 de janeiro de 2009.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano CXXXIV, n. 248, 23 dez.1996. p. 27833-27841.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica. Diário Oficial da União, 18 fev. 2002a.
CATANI, D. B. et al. Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.
NÓVOA, António (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1992.
PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (Org). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1992.
RODRÍGUEZ MARCOS, Ana. Análisis y mejora de la propia enseñanza. Contexto & Educação, Madrid, v. 76, p. 127-150, 2006.
SCHEIBE, Leda; AGUIAR, Márcia Ângela. Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. Educação e Sociedade, ano 20, n. 68, dez. 1999.
SOUZA, João Valdir Alves de (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.