PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Pressupostos legais, estrutura e organização da educação superior brasileira. Tensões e desafios da Educação Superior. Fontes de financiamento, gestão e avaliação da Educação Superior.
Bibliografia Básica:
AGUIAR, M. A.; FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2001.
ALCANTARA, A. Tendencias mundiales em la educacion superior: el papel de os organismosmultilarerales.Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG,31 (1):11-33, jan./junho.2006
AMARAL, Nelson Cardoso. O Financiamento da Educação superior: Estado X Mercado. São Paulo. Cortez, p.87-132. 2003
BANCO MUNDIAL. La ensenanza superior: las lecciones derivadas de la experiencia. Washington. D.C. 1995
BARROSO, J. (Org.). A regulação das políticas públicas de educação: Espaços, dinâmicas e atores. Lisboa: Educa, 2006.
CATANI, Afrânio M.; DOURADO, Luiz F.; OLIVEIRA, João F. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação &Sociedade, ano XXII, n.75, agosto/2001. Campinas: CEDES, 2001
CASASSUS, J. A Escola e a Desigualdade. Brasília: Liber Livro Editora UNESCO, 2007. CONFERENCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR. Tendências da educação o superior para o século XXI. UNESCO/CRUB, 2ª edição, 1999
CUNHA, L. A. A Universidade Temporã – o ensino superior da Colônia à Era de Vargas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980.
CURY, C. R. J. A educação escolar, a exclusão e seus destinatários. Belo Horizonte. Educação em Revista, n. 48, p. 205-222, dez. 2008.
DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da Educação Superior no mundo Globalizado. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
DOURADO, L. F.(Org.). Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios. São Paulo: Xamã, 2009.
FÁVERO, Maria de Lourdes de A. Universidade. Políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004.
GENTILI, Pablo (org) Universidade na penumbra: neoliberalismo e reestruturação universitária. São Paulo: Cortez, 2001
ROSSATO, Ricardo. Universidade: Nove séculos de história. 2.ed.rev. e ampl. Passo Fundo. UPF, 2005.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI; para uma reforma democrática e emancipação da universidade de São Paulo. Cortez,2004
_______. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade.10º. Edição. São Paulo: Ed.Cortez, 2005.
SAVIANI, D. et. al. O Legado Educacional do Século XX no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2004.
SCHEINVAR, E. El derecho a la educación en Brasil. – 1ª ed. – Buenos Aires; Fundación Laboratório de Políticas Públicas. E-Book. (Libros FLAPE; 4), 2007.
SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.
SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João. Novas faces da educação superior no Brasil – reforma do Estado e mudanças na produção. São Paulo: Cortez/Edusf, 2001.
SILVA JR. João dos Reis, SGUISARDI, Valdemar. Novas Faces da Educação Superior no Brasil-reformas do Estado e mudanças na produção. 2ª ed. São Paulo:Cortez, 2001
SILVA, Maria Abadia da e SILVA, Ronalda Barreto (orgs). A idéia de Universidade: Rumos e Desafios. Brasília. Livro Ed, 2006.
TRINDADE, Helgio (org) Universidade em Ruínas: na república dos professores. Petrópolis, RJ: Vozes/Rio Grande do Sul: CIPEDES, 2000(1ª edição 1999).