PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Estudo envolvendo limites, desafios e múltiplas possibilidades de se trabalhar as práticas de letramento e discurso diante da realidade da Educação de Jovens e Adultos na prática pedagógica.
Bibliografia Básica:
ABREU, Ana Sílvia Couto de. Leitura e escrita enquanto práticas discursivas: construindo filiações. Revista Iberoamericana de Educación. n.° 48/2 – 10 de enero de 2009. EDITA: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). ISSN: 1681-5653. p. 01-06.
KLEIMAN, Ângela. Preciso ensinar o letramento? Campinas, SP: Cefiel/Unicamp. 2005.
SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, p.474–550. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007
GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência Da Informação, p.83–92. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652010000300007
BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA: Documentação de Estudos Em Linguística Teórica e Aplicada, p.01-38. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-44502009000100001
KLEIMAN, A. B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos Do Discurso, p.72–91. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200006
DALEY, E. EXPANDINDO O CONCEITO DE LETRAMENTO. Trab. Ling. Aplic. p.481–491. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200010
GISELLE, M., Rebecca, T., Ana Cristina, G., Ana Paula, B., Ana Paula, S., & Regina Celebrone, L. Práticas de letramento no processo de envelhecimento. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. p.59–71. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v13n1/a07v13n1.pdf
GISELLE, M. Ana Cristina, G. Regina Celebrone, L. Et all. LANGUAGE AND AGING: WRITTEN AUTOBIOGRAPHICAL PRACTICES WITH ELDERLY. GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias). DOI: 10.1590/1982-021620151764615. Rev. CEFAC. 2015 Nov-Dez. p.2065-2071. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/291418257
SOARES, L. J. G., & Pedroso, A. P. F. Formação de educadores na educação de jovens e adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação Em Revista, p.251–268. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698161277
CORDOVA, T. Curtir, comentar e compartilhar: o uso do Facebook na educação de jovens e adultos. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial, p.17–31. 2016.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Coleção Polêmicas Do Nosso Tempo 4. 1982. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_a_importancia_do_ato_de_ler.pdf
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Mediação pedagógica no contexto da cibercultura. In: ALCOFORADO, Luís; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecida Brito – Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 2017.
ALCOFORADO, Luís; FERREIRA, Sónia Mairos. Paulo Freire na Universidade de Coimbra: memórias e significações de um tempo de fé e ação Paulo Freire na Universidade de Coimbra: memórias e significações de um tempo de fé e ação. In: ALCOFORADO, Luís; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecida Brito – Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 2017.
SOUZA, Ester Maria Figueiredo; BARRETO, Denise Aparecida Brito; BARBOSA, Márcia Regina. A Pedagogia da Palavra em Paulo Freire. In: ALCOFORADO, Luís; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecida Brito – Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 2017.