Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 22 de novembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO: Qualidade de Vida e Trabalho em Educação (PPGED053)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)

Ementa: Estuda as condições de trabalho docente em diferentes níveis de atuação profissional, com destaque para a qualidade de vida e a saúde do professor.

Bibliografia Básica:

ASSUNÇÃO, Áda Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, vol 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009

BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda; PESSÔA, Samuel de Abreu; AFONSO, Luís Eduardo. Um estudo sobre os diferenciais de remuneração entre os professores das redes pública e privada de ensino. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 597-628, jan./set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ee/v39n3/v39n3a06.pdf>. Acesso em: 11 jan.2015.

DUARTE, Alexandre William Barbosa. Por que ser professor? Uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil. 2012. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

ESTEVE, José Manoel. Escenarios del presente e interrogantes para la construcción del futuro. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 17-27.

ILHA, Franciele Roos da Silva; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor.  Práxis Educacional. v. 10, n. 17, jul./dez. 2014.

LEME, Luciana França. Atratividade do magistério para o ensino básico: estudo com ingressantes de cursos superiores da Universidade de São Paulo. 2012. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.

MARCELO, Carlos. La evaluación del desarrollo profesional docente. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 119-127.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a história da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 11-30.

NÓVOA, Antonio. Profesores: ?el futuro aún tardará mucho tempo? In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 49-55.

NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 43, n.1, p. 65-80, jan./mar. 2017.

OLIVÉ, Alba Martínez. El desarrollo profesional docente y la mejora de la escuela. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 79-88.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Modelos y estrategias de desarrollo profesional docente: reflexiones críticas desde la realidad lationoamericana. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 99-107.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Pesquisa Trabalho docente na educação básica no Brasil: sinopse do survey nacional. GESTRADO: Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: www.trabalhodocente.net.br. Acesso em: 07 ago. 2015.

RAMALHO, Betânia, Leite. Formar o profesor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafíos. 2. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2004.

SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008

TERIGI, Flavia. Carrera docente y políticas de desarrollo profesional. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 137-147.

TENTI FANFANI, Emílio. La condición docente: análisis comparado de la Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005

VAILLANT, Denise. Políticas para un desarrollo profesional docente efectivo. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 29-37.

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br