Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 27 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Saberes docentes e conhecimento escolar (PPGED 048)

PROFESSORES: Ednaldo Medeiros Carmo

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Concepções de conhecimento e cultura. Saberes profissionais e docência. Cultura escolar. Questões de seleção e de organização do conhecimento escolar. História das disciplinas escolares. Mobilização dos saberes científicos e acadêmicos e a produção do conhecimento.

Bibliografia:

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, Porto Alegre: Pannonica Editora, 1990, p. 177-229.

FORQUIN, J. C. Escola e Cultura:  as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

FORQUIN, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, n.  5, Porto Alegre: Pannonica Editora, 1992, p. 28-49.

GABRIEL, C. T. MORAES, L. M. S. (Orgs.). Currículo e conhecimento: diferentes perspectivas teóricas e abordagens metodológicas. 1. ed. Petrópolis, RJ: De Petrus: FAPERJ, 2014.

GABRIEL, C. T. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currículo em tempos “pós”. In: MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

GABRIEL, C. T. Escola e cultura: uma articulação inevitável e conflituosa. In: CANDAU, V. M. (org.). Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto-PT: Porto, 1999.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan.jun. 2001. Disponível em: <www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/273/281>  Acesso em: 19 ago. 2017.

LOPES, A. C. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

LOPES, A. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundation of a new Reform. Heavard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.

SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Educational Reseacher, p.4-14, fev. 1986.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

SOUZA, R. F.; VALDEMARIM, V. T. (Orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04