PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)
Ementa: Teoria e metodologia no campo das políticas de currículo. Trajetória da política curricular. Abordagem dos múltiplos contextos políticos: governamentais, internacionais, escolares e disciplinares. Agentes políticos.
Bibliografia Básica:
HALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, dez 2001. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org
DUSSEL, Inês; TIRAMONTI, Guillermina; BIRGIN, Alejandra. Hacia uma nueva cartografia de la reforma curricular: reflexiones a partir de la descentralización educativa argentina. Revista de Estudios del Currículum. V. 1, n. 2, abril, p. 132-162, 1998.
GOODSON, Ivor (1999). A crise da mudança curricular: algumas advertências sobre iniciativas de reestruturação. In: SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI: qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 109-126.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo: tensões entre recontextualização e hibridismo. Currículo sem fronteiras. v. 5, n. 2, p.50-64, jul/dez 2005. Disponível em www.curriculosemfronteiras.org
LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth (org.) Dossiê Políticas de currículo no mundo contemporâneo. Currículo sem fronteiras. v. 6, n. 2, jul/dez 2006. Disponível em www.curriculosemfronteiras.org
_______. Políticas de currículo em múltiplos contextos. SP: Cortez, 2006.
______. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, v.27, n.94, p.47-69, abr. 2006. Disponível em www.scielo.br
SANTOS, Boaventura de Sousa. A globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu. 1999. O currículo como fetiche. A poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte, MG: Autêntica.