PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 30h (2 créditos)
Ementa: Educação e História – fundamentos teóricos e metodológicos. Processos histórico-sociais da educação escolar brasileira em diferentes temporalidades.
Bibliografia Básica:
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da Escola Pública Contemporânea. 3ª edição. Campinas, Autores Associados, 2006.
CURY, C. R. Jamil (1986). Ideologia e Educação Brasileira: católicos e liberais. 3ª edição. São Paulo: Cortez – Autores Associados.
FONSECA, T. N. L. e VEIGA, C. G. (orgs). (2003). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica.
HOBSBAWN, E.; RANGER, T. (2002). A invenção das tradições. 3ª edição.São Paulo: Paz e Terra.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. E NASCIMENTO, M. I. M. (orgs). (2005). A Escola Pública no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, Histedbr.
LOPES, E. M. e GALVÃO, A. M. de O. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001
NASCIMENTO, M. I. M. et al (orgs.) (2007). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, PR: UEPG.
NEVES, Lúcia M. W. (2002). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã.
SAVIANI, D. et al. (2004). O Legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.
XAVIER, M. E. S. P. Capitalismo e Escola no Brasil. Campinas, SP: Papirus, 1990.
VIDAL, D. G.; FARIA FILHO, L. M. (orgs.) (2005). As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados.