Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 26 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Tópicos e Linguagem, Interpretação e Discurso (PPGED 046)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Teoria da linguagem. Interpretação. Paradigma indiciário. Discurso. Sentido. Psicanálise. Sujeito e linguagem. Abordagem discursiva do letramento no Brasil.

Bibliografia:

AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas/SP: Ed. UNICAMP. 1998.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. SP/SP; HUCITEC. 1988.

BELINTANE, C. A oralidade faz escrita na(s) infância(s): pesquisas e reflexões sobre a relação oralidade-escrita nos anos iniciais da escolarização. São Paulo-SP. Tese (livre-docência Faculdade de Educação). Universidade de São Paulo. 2011.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Vol1. Petropolis/SR: Vozes, 2001.

COLARES, V. (org.). Linguagem e direito. Recife/PE : Ed. Universitária da UFPE, 2010.

ELIA, L. O conceito de sujeito. Rio de Janeiro/RJ: Zahar. 2001.

GALLO, S.M.L. Texto: como apre(e)nder esta matéria? Campinas/SP: Tese (Doutorado em Linguística). UNICAMP. 1994.

GALLO,S.M.L. Como o texto se produz: uma perspectiva discursiva. Tubarão/SC: nova letra. 2008.

GINZBURG. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e História. SP/SP: Cia das Letras, 1989

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. São Paulo/SP: Martins Fontes. 2009.

KUPFER, M.C. Educação para o futuro: Psicanálise e Educação. SP/SP: Escuta. 2001. 117-149.

LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro/RJ: ed. Jorge Zahar. 1998.

LACAN, J. O Seminário, livro 5, as formações do inconsciente. RJ: Jorge Zahar ed., 1999.

LANE, S.M.T. Sujeito e Texto. EDU. São Paulo/SP: 1988.

LONGO, L. Linguagem e Psicanálise. Rio de Janeiro/RJ: Zahar. 2006.

LORENZATTI, M.C. (2006), M. Saberes y conocimiento acerca de la cultura escrita: un trabajo con maestros de jóvenes y adultos. Cordoba: Ferreyra editor. 2006.

LORENZATTI, M. C. Conhecimento, práticas sociais e usos escolares de cultura escrita entre adultos de baixa escolaridade. Córdoba. Tese (Doutorado em Ciências da Educação). Universidade Nacional de Córdoba. 2009. 293f.

ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4ª.ed. Campinas/SP: Pontes. 2001.

ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 3ª.ed. Petropolis/RJ: Vozes, 2001

ORLANDI, E. Análise de Discurso: Michel Pêcheux – textos escolhidos por E.P.Oralndi. Campinas: Pontes. 2014. 227-230.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas/SP: Ed da UNICAMP. 1993.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In.: E. ORLANDI et all (orgs.). Gestos de leitura: da História na língua. Campinas/SP: Ed. UNICAMP. 1997. 43-59.

PECHEUX, M. Discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas/SP: Pontes, 1997.

PEREIRA, I.P. A oralidade letrada de lideranças não-escolarizadas. Tese (Doutorado em Linguística). Campinas/SP: IEL/UNICAMP. 1998.

PEREIRA, A.C. Mito e autoria nas práticas letradas. Ribeirão Preto. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade de São Paulo. 2009.

PEREIRA, A. C. Letramento e reificação da escrita. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011. v. 1. 160p .

POSSENTI, S. Nos limites do discurso. SP/SP: Parábola. 2009.

POSSENTI, S. Questões para analistas de discurso. SP/SP: Parábola. 2009.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University, 1989.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo, SP: Parábola. 2014.

TFOUNI, L.V. Adultos não-alfabetizados em uma sociedade letrada. Campinas/SP: Pontes. 2006.

TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. 9ª. ed. Campinas/SP: Cortez. 2009.

TFOUNI, L.V. Letramento e autoria: uma proposta para contornar a dicotomia entre oral/escrita. Revista da ANPOLL, 2005.

TFOUNI, L. V. ; PEREIRA, A. C. . Letramento, heterogeneidade e alteridade: análise de narrativas orais produzidas por uma mulher não-alfabetizada. Alfa (ILCSE/UNESP), v. 49, n.1, p. 31-49, 2005.

TFOUNI, L.V. & PEREIRA, A.C. Letramento de adultos e formas de resistência à economia escriturística. Forum Linguístico. 2009.

VANIER, A. Lacan. São Paulo/SP: Estação Liberdade. 2005.

ZIZEK, S. (org). Um mapa da ideologia. RJ/RJ: Contraponto. 1996.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04