Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 22 de novembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA MESTRADO E DOUTORADO: Trabalho e Desenvolvimento Profissional Docente (PPGED054)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45h (3 créditos)

Ementa: Estudo sobre a profissão docente em suas dimensões histórica, política e pedagógica. A constituição do trabalho docente e o desenvolvimento profissional em diferentes perspectivas e abordagens. 

Bibliografia Básica:

ASSUNÇÃO, Áda Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, vol 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009

BORSOI, Izabel Cristina Ferreira. Trabalho e produtivismo: saúde e modo de vida de docentes de instituições públicas de Ensino Superior. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2012, vol. 15, n. 1, p. 81-100.

BRITO, Regivane dos Santos; PRADO, Jany Rodrigues; NUNES, Claudio Pinto Nunes. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 10, n. 23, p. 165-174, set./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6676

CARDOSO, Berta Leni Costa; FERREIRA, Thaís Danyelle Teixeira; FERREIRA, Bráulio Nascimento; NUNES, Claudio Pinto. Estilo de vida e nível de atividade física em docentes universitários. Unimontes Científica, Montes Claros, v. 18, n.1, jan./jun. 2016.

DOURADO, Luiz Fernandes. Valorização dos profissionais da educação: desafios para garantir conquistas da democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.10, n. 18, p. 37-56, jan.-jun., 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/649

DUARTE, Alexandre William Barbosa. Por que ser professor? Uma análise da carreira docente na educação básica no Brasil. 2012. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

ESTEVE, José Manoel. Escenarios del presente e interrogantes para la construcción del futuro. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 17-27.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. 272f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos: São Carlos – SP. 2014.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento Profissional Docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectiva, v. 11, p. 1-18, Viçosa/ MG, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso: 01 de julho de 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e a carreira docente brasileira: intercessões e diálogos com professores da educação básica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Revista Acta Scientiarum, v. 39,  Jan.-Mar., 2017, p. 79-89.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p.58-80, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/508/255. Acesso em: 20 out. 2021.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação inicial e continuada: a prioridade ainda postergada. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

ILHA, Franciele Ross da Silva; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e suas contribuições para o desenvolvimento profissional do professor.  Práxis Educacional. v. 10, n. 17, jul./dez. 2014. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781

LEME, Luciana França. Atratividade do magistério para o ensino básico: estudo com ingressantes de cursos superiores da Universidade de São Paulo. 2012. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2012.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, p. 7-22. Jan/abr. 2009.

MARCELO, Carlos. La evaluación del desarrollo profesional docente. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 119-127.

MASSON, Gisele. A valorização dos professores e a educação básica nos estados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 157-174, jan./jun. 2016.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Educação Superior e o trabalho docente no contexto da crise do capital.

MOURA, Juliana da Silva; RIBEIRO, Júlia Cecília de Oliveira Alves; CASTRO NETA, Abília Ana de; NUNES, Claudio Pinto. A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal. Profissão Docente, v. 19, 40, 2019. Disponível em:  http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1242

NÓVOA, Antonio. Os professores e a história da sua vida. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 11-30.

NÓVOA, Antonio. Profesores: ?el futuro aún tardará mucho tempo? In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 49-55.

NUNES, Claudio Pinto. Disponível em: Formación y trabajo docente: cuestiones contemporáneas. Exitus, Santarém, v. 9, n. 3, 2019. Disponível em:  http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/917

NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 43, n.1, p. 65-80, jan./mar. 2017. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022016005003105&script=sci_abstract&tlng=pt

OLIVÉ, Alba Martínez. El desarrollo profesional docente y la mejora de la escuela. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 79-88.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Carreira e Piso Nacional Salarial para os profissionais da educação básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 121-140, jan./jun. 2016.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Modelos y estrategias de desarrollo profesional docente: reflexiones críticas desde la realidad lationoamericana. In: MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009. p. 99-107.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas de formação e desenvolvimento profissional docente: da intenção às práticas. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas – 2012.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Pesquisa Trabalho docente na educação básica no Brasil: sinopse do survey nacional. GESTRADO: Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente. Belo Horizonte, 2010. Disponível em: www.trabalhodocente.net.br. Acesso em: 07 ago. 2015.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; SANTOS, Kildo Adevair dos. Políticas de formação docente e a educação em tempo integral. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 28, 2018.  Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/3412

OLIVEIRA, Eliane Guimarães de; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; NUNES, Claudio Pinto. Desenvolvimento profissional docente: um olhar para além da formação. Educa, Porto Velho, v. 5, n. 12, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3254

OLIVEIRA, João Ferreira; MAUÉS, Olgaíses Cabral. A formação docente no Brasil: cenários de mudança, políticas e processos em debate. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Lívia Fraga. Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.

PRADO, J. R.; BRITO, R. dos S.; NUNES, C. P. A formação docente na educação infantil: levantamento de nuances. Colloquium Humanarum, v. 16, n. 4, p. 18–34, 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3306.

RAMALHO, Betânia, Leite. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2004.

ROSSO, Ademir José. A intensificação do trabalho docente nas representações sociais de professores. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 141-155, jan./jun. 2016.

SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004.

SANTOS, Adriana Ramos dos. As políticas de valorização docente: uma realidade dos professores do campo. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 229-242, jan./jun. 2016.

SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de; NUNES, Cláudio Pinto. Valorização docente na conjuntura do pós impeachement de 2016 no Brasil. Cocar, Belém, v. 13, n. 26, 2019. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2518

SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; NUNES, Claudio Pinto. Plano de carreira enquanto estratégia de resistência para a valorização docente no território de identidade do sudoeste baiano. Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, p. 93-113, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/12403. Acesso em: 19 fev. 2022.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude (Org.). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.

TEIXEIRA, Eliara Cristina Nogueira da Silva; NUNES, Cláudio Pinto. O piso salarial como insumo da valorização docente nos governos de FHC e Lula: da política de fundos à Lei do Piso. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12,n. 23, p. 251-270, set./dez. 2016. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/914

VIEIRA, Juçara Dutra. Direito à educação e valorização profissional: o papel do Estado e da sociedade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 25-35, jan./jun. 2016

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br