PROFESSOR(A): A combinar
CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)
Ementa: A natureza e a especificidade da educação e da pedagogia. As diferentes teorias educacionais e pedagógicas. O pensamento pedagógico latino-americano e brasileiro e suas matrizes teóricas.
Bibliografia:
ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
ADORNO, Theodor. Teoria da semicultura. EDUFRO/ UFRO- PORTO VELHO, 2005.
Associados, 1995.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. 5ª ed. Petrópolis, RJ: 1998.
Brasileira – Coleção Pensar a Educação, Pensar o Brasil).
Brasileira, v. 2. Belo Horizonte: Mazza, 2011. 253 p. (Série Clássicos da Educação
BRAYNER, FLÁVIO. Educação e republicanismo: experimentos arendtianos para uma educação melhor. Editora Liber Livro, Brasília, 2008.
CESTARI, L.A.S. Individualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 217-224, maio/ago. 2012
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 31 jan./abr. 2006.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. 2. ed.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 4ª. Ed. São
DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artes medicas, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2006.
Freire. 2. São Paulo, Brasiliense, 1988.
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 8ª ed. Rio de Janeiro:
HAMDAN, Juliana Cesário e XAVIER, Maria do Carmo (Org). Clássicos da Educação
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Coleção [o que você precisa saber sobre …] Rio de Janeiro: DP & A.2002.
HERMANN, Nadja. Hermenêutica e Educação. Coleção [o que você precisa saber sobre …] Rio de Janeiro: DP & A.2002.
IANNI, O. Enigmas do pensamento latino-americano. São Paulo: IEA/USP, 2002.
LARROSA, J. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte; Autêntica, 2004.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução Alfredo Veiga-Neto. Porto Alegre: Contrabando, 1998.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Introdução ao estudo da escola nova.9. ed.
NASSIF, Ricardo. Las tendencias pedagógicas en América Latina (1960-1980). Disponível em: “http://www.eclac.cl/publicaciones/xml/1/25681/26Sistema%20educativocap2.pdf”. Acesso em: dezembro de 2012.
Paulo: Nacional, 1979.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Pedagogia, ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1998.
PINTO, Simone Rodrigues. O Pensamento Social e Político Latino-Americano: etapas de seu desenvolvimento. Revista Sociedade e Estado – Volume 27 Número 2 – Maio/Agosto 2012
PUCCI, B. (Org.); ZUIN, A. À. S. (Org.); COSTA, Belarmino César da (Org.).Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural da Escola de Frankfurt. (4ª edição). 4ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. 197 p.
REIS FILHO, Casemiro dos. A educação e a ilusão liberal. 2. ed. Campinas: Autores
REZENDE, A.M. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
RÖHR, F. Reflexões em torno de um possível objeto epistêmico próprio da Educação. Pro-Posições, v. 18, n. 1 (52) – jan./abr. 2007, p.51-70.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 37. ed. Campinas: Autores Associados,
_____. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. revista e ampliada, 2005.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo
SCHULTZ, Theodore W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
SILVA, A.G.F. Educação e liberdade: a circulação do pensamento pedagógico no Mercosul durante os anos de abertura política. Diálogos Latinoamericanos, v. 24, p. 35-53-53, 2015.
SILVA, Gildemarks Costa e. A polêmica Paulo Freire e Ivan Illich: Notas sobre educação e transformação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 24: maio-out/2015, p. 102-120.
SILVA, T.T. (organizador) Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, 133p.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 232p.
SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86
SOUZA, João Francisco de. Atualidade de Paulo Freire. Contribuição ao debate sobre educação na diversidade cultural. São Paulo, Cortez Editora., Instituto Paulo Freire, 2002.
SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas.2. ed. Lisboa:
VEIGA- NETO, Alfredo. Michel Foucault e a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VEIGA NETO. Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. foco. Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, mar. 2015 / jun. 2015