Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 03 de abril de 2025

UESB Governo do Estado da Bahia

Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB começou a ser construído no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis), 2004. Como resultados de seu trabalho, junto aos graduandos, professores, autoridades oficiais locais e entidades envolvidas nos processos educativos, estreitando as relações entre universidade e comunidade nos três campi da UESB e em municípios circunvizinhos na região sudoeste da Bahia destacam-se: a) realização do Seminário Nacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais – Seminário Gepráxis – (edições de 2006, 2008, 2010 e 2012). O Seminário Gepráxis ganhou uma dimensão internacional a partir de 2015, passando a se chamar Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais – Seminário Gepráxis –, já tendo sido realizadas cinco edições internacionais (2015; 2017; 2019; 2021; 2024); d) criação, em 2009, do curso de Especialização em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais que se encontrava em vias de selecionar sua terceira turma. Congrega docentes da UESB e atende aos profissionais da educação básica e demais interessados. Os docentes do curso participam de grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, têm desenvolvido projetos de pesquisa e extensão e orientado discentes de graduação (bolsistas e voluntários) e de especialização ligados diretamente às temáticas dos grupos; e) publicação de livros autorais por docentes do Programa; f) publicação de livros (coletâneas) com textos produzidos pelos pesquisadores e colaboradores do grupo; h) apresentação de trabalhos produzidos pelo grupo em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais; i) participação de professores do grupo na Comissão departamental criada para elaboração do projeto de Mestrado em Educação. Os pesquisadores do Gepráxis em articulação com grupos de pesquisa de universidades brasileiras e estrangeiras, em diferentes atividades acadêmicas tais como: produção de artigos e livros; participação em eventos; participação em cursos de pós-graduação como docentes e participação em bancas de mestrado e doutorado. O Mestrado em Educação, cujo projeto resulta da iniciativa dos professores do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), em especial, da Área de Educação e do Gepráxis, integra, portanto, professores do DFCH e de outros Departamentos da UESB: Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL), Departamento de História (DH), Departamento de Geografia (DG), Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Departamento de Ciências Naturais (DCN), no quadro de professores permanentes. Todos os professores estão inseridos em grupos de pesquisa, sendo que a maioria exerce a liderança de seu grupo; todos coordenam projetos de pesquisa e alguns são Bolsistas de Produtividades em Pesquisa do CNPq.

A Área de concentração do Programa é Educação, compreendida como um bem coletivo, que envolve as dimensões social, histórica, cultural, política, capazes de contribuir com os processos de emancipação dos sujeitos e transformação de suas realidades socioeducacionais. A sociedade é entendida aqui como uma rede de interdependências configuradas na relação sociedade e indivíduo, por isso mesmo, o processo educacional é a um só tempo produtor e reprodutor de valores, princípios e crenças constituídos e vivenciados, inter e intrageracionalmente, no contexto social e histórico. O PPGEd, cuja área de concentração é Educação, organiza-se em cinco linhas de pesquisa, considerando a pesquisa educacional como eixo central da formação do pesquisador, exigindo envolvimento integral do pós-graduando em todas as atividades acadêmicas.

Linha 1: Política Pública Educacional. A linha de pesquisa se constitui a partir da articulação de investigações que abrangem a educação como política pública. Pesquisa a gestão das escolas e dos sistemas educacionais; o planejamento, a implantação, o financiamento e a avaliação das políticas educacionais; as políticas de formação de professores e as ações governamentais delas decorrentes; a valorização e o trabalho docente; os movimentos sociais e seus processos educativos, bem como realiza estudos comparados em políticas educacionais. Linha 2: Currículo, Práticas Educativas e Diferença. Estuda o pensamento curricular em diferentes abordagens teórico-metodológicas. Investiga as políticas de currículo articuladas às agências, instâncias estatais e práticas curriculares voltadas para educação básica e superior. Pesquisa práticas educativas como prática social, em espaços escolares e não-escolares de educação, com enfoque no modo como suas diferentes configurações imprimem normas de conduta. Aborda a diferença incluindo as questões sobre os processos de subjetivações e significações no campo do currículoLinha 3: Formação, Linguagem, Memória e Processos de Subjetivação. Estudos na interface entre educação, ludicidade, linguagem, significação da memória, letramentos e processos de subjetivação. A relação entre a experiência humana e a elaboração de conhecimentos que envolvam os aspectos históricos, sociais, espaciais, culturais e discursivos no currículo, na formação humana e nas práticas educativas. Linha 4: Conhecimento e Práticas Escolares. Desenvolve pesquisas mediante diferentes referenciais teórico-metodológicos, que tenham como objeto central os processos de ensino e aprendizagem com ênfase em: práticas curriculares na escola; escolarização e sentidos do conhecimento escolar para a vida; relação entre conhecimentos específicos e conhecimentos pedagógicos; formação de professores; história das disciplinas escolares; saberes docentes. Linha 5: Processos Educacionais, Formação de Professores e Inclusão. Estuda os processos educacionais e suas dimensões constitucionais, além das abordagens educacionais e os aspectos psicológicos, históricos, culturais e sociais. Contempla investigações sobre a formação de professores em diferentes níveis e ambientes, profissionalização, organização do trabalho docente e dos processos educativos. Realiza pesquisas sobre a inclusão em diferentes contextos, as dimensões da educação inclusiva, sociedade, processos de ensino e aprendizagem. Aborda estudos interdisciplinares e críticos e suas relações com a educação.

Integram o quadro do PPGEd, 44 (quarenta e quatro) professores doutores, sendo 30 (trinta) deles doutores em educação. Todos os docentes são envolvidos em projetos de pesquisas credenciados em Universidades Públicas, sendo que a grande maioria deles conta com financiamento do CNPq e/ou da CAPES e/ou da FAPESB por meio da concessão de bolsa de mestrado e de iniciação científica. Todos integram grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq os quais contam com a participação não apenas dos mestrandos, mas também de bolsistas de iniciação científica, discentes da graduação, professores da educação básica, funcionários e professores da Instituição; conforme regimento institucional, desenvolvem trabalho de ensino e orientação nos cursos de graduação, especialmente nas licenciaturas;

O estímulo à pesquisa, o fortalecimento dos grupos e núcleos emergentes de pesquisa resultaram em avanços significativos na produção científica. O cadastro de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq revela a diversidade de áreas de conhecimento e aponta a tendência de crescimento e inserção de pesquisadores e estudantes nestes grupos. Vale ressaltar que muitos desses grupos de pesquisa contam com docentes de outras instituições, revelando assim a formação de redes de pesquisa.

Após divulgação da avaliação do quadriênio 2017-2020, quando o Programa altera sua nota de 3 para 4, a comissão de criação do Curso de Doutorado intensificou seus trabalho e já em 2023 o PPGEd obtém a aprovação do Doutorado, que começa a funcionar em 2024, com uma primeira turma composta por 40 doutorandos. O Curso de Doutorado em Educação da UESB é o primeiro curso de Doutorado da Área de Educação no interior da Bahia.

Das razões para a existência do Programa de Pós-Graduação em Educação na UESB, com a oferta do Curso de Mestrado  Acadêmico em Educação e do Curso de Doutorado Acadêmico em Educação, ressalta-se a compreensão de que, sendo a UESB uma instituição interiorana, distante dos centros, cerca de 600 km em que há a oferta de outros cursos de Mestrado em Educação. Com uma demanda considerável, tendo em vista os cursos de Pedagogia e os diversos cursos de Licenciatura em outras áreas, oferecidos na UESB e em Faculdades Particulares de Vitória da Conquista e de municípios circunvizinhos, procurava-se oportunizar ao interior da Bahia, mais especificamente, no sudoeste do estado. Além disso, por Vitória da Conquista ser localizada em região vizinha ao estado de Minas Gerais, o Programa atende também a mesma demanda de formação pós-graduada, na área, referente ao norte daquele estado. É preciso destacar que o PPGEd/UESB passou a receber estudantes oriundos de várias regiões do Brasil, sobretudo a partir da aprovação do Curso de Doutorado. O Curso de Mestrado e o Curso de Doutorado recebem uma grande quantidade de inscrições em seus editais.

A preocupação com a demanda por pós-graduação se confirmou na grande quantidade de inscritos nos processos seletivos ao longo de todos os anos. São candidatos advindos de todas as regiões do Brasil. A partir de 2024, o Programa passou oferecer editais exclusivos para estudantes estrangeiros, tendo aprovados os primeiros estudantes oriundos de outros países, sendo alguns da América Latina e a maioria de países de África.

O Programa de Pós-Graduação em Educação sempre promove eventos ao logo de cada ano, sendo que o principal evento ocorre a cada dois anos, o Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis), evento que já ocorreu em nove edições, contando sempre com a participação de pesquisadores renomados do brasil e de vários países.

A partir de 2024 o Programa inseriu um novo evento anual; trata-se do “PPGEd/UESB em Revista”, evento destinado a divulgação de artigos científicos produzidos pelos pós-graduandos e egressos, com a coautoria do orientador e enquadrados em uma de três categorias, a saber: a) artigos aprovados e publicados em periódicos; b) manuscritos submetidos e aprovados em periódicos, mas que aguardam a publicação; e c) manuscritos submetidos em periódicos e que ainda aguardam a apreciação pela revista.

Para o fortalecimento das linhas e dos grupos de pesquisas, o Programa realiza diferentes eventos, sejam das linhas de pesquisa ou dos grupos de pesquisa, sempre com muita participação de docente, pós-graduandos, egressos, técnicos atuantes no ensino superior, docentes da educação básica e estudantes de diferentes cursos de licenciatura.

A presença dos egressos na agenda do Programa se observa principalmente por suas vias. Primeiro pela realização do “Encontro de Pós-graduandos e Egressos do PPGEd/UESB”, que ocorre desde 2017. Depois, pela continuidade da participação dos egressos nos grupos de pesquisa, mantendo forte enlace com egressos e pós-graduandos de diferentes anos de entrada e docentes do Programa.

A Revista Práxis Educacional é uma via importante do PPGEd/UESB no apoio à divulgação científica nacional e internacional. O periódico tem recebido melhorias no portal, observância da diversidade geográfica da origem dos artigos publicados, ampla divulgação nacional e internacionalmente e, sobretudo, a Revista tem alcançados importantes indexadores. Com esse investimento, a revista foi avaliada no quadriênio 2017-2020 com o Qualis A2. A Revista Práxis Educacional é um dos periódicos mais citados entre aqueles da Área de Educação no Brasil. A Revista integra o Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) desde 2015, tendo seu editor já assumido funções de coordenação do referido Fórum.

A interação com a graduação, sobretudo com os cursos de licenciatura, é marcada pelo fato de todos os docentes atuam na graduação, com a oferta de pelo menos uma disciplina todos semestre. Além disso, muitos docentes do PPGEd atuam no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), tendo atuado também no Programa de Residência Pedagógica (PRP).

A publicação de livros visando a solidificar e ampliar a cooperação acadêmica com programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado situados no estado da Bahia e outras instituições nacionais e internacionais, visando a consolidar as linhas de pesquisa do Programa.

O PPGEd/UESB é associado institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde sua criação em 2013; mais da metade dos docentes são associados individuais da mesma Associação e de outras da Área de Educação, com ampla inserção nacional e internacional, sendo que um docente do PPGEd compõe a Diretoria da ANPEd desde 2019.

A participação de docentes, pós-graduandos e egressos do Programa em eventos da Área no Brasil e no exterior tem sido uma dinâmica muito presente agenda da divulgação científica da produção do PPGEd, com apresentação, publicação de trabalhos, além de forte presença de docentes na programação científica e nos conselhos de eventos que fortalecem a inserção do Programa.

A preocupação com o fluxo é observada pela existência da Comissão de Acompanhamento dos Discentes, por linha de pesquisa, com o objetivo de garantir os prazos de cada curso.

Para acompanhar a dinâmica interesse de pesquisa, o Programa realizou reformulação do currículo do curso de Mestrado em 2018 e em 2024, tendo em vista os diferentes temas de pesquisa dos docentes que a cada ano se credenciam no Programa com projetos de pesquisas voltados para temáticas atuais.

Do mesmo modo, as linhas de pesquisa foram reformuladas e ampliadas em 2018 (passando de duas para quatro linhas) e em 2024 (c0m início em 2025), quando o PPGEd/UESB passa a funcionar com cinco linhas de pesquisa.

Os pareceres das avaliações quadrienais são parte da agenda de trabalho do Programa, servindo para direcionar tanto processos de continuidade quanto a dinâmica da reformulação e da redefinição de outros documentos aprovados a cada quadriênio, a exemplo do Planejamento Estratégico Quadrienal (PEQ) do PPGEd/UESB – 2017-2020 , do Plano de Autoavaliação Quadrienal (PAAQ) do PPGEd/UESB – 2017-2020 , do Relatório Interno de Autoavaliação Quadrienal (RIAAQ) do PPGEd/UESB – 2017-2020 e do Plano de Divulgação Científica Quadrienal (PDCQ) do PPGEd/UESB – 2017-2020 . Todos esses documentos são resultantes de estudos realizados no âmbito dos Seminários de Autoavaliação do Programa, também fortalecidos pelo apoio institucional da Pró-Reitoria da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), sobretudo com o Programa de Qualidade da Pós-Graduação (Qualipós) na UESB, do Programa de Concessão de Recursos da UESB diretamente a cada programa de pós-graduação da instituição, o AuxPPG, via termo de outorga para o coordenador do programa administrar através de cartão pesquisador, semelhante às conceções advindas da CAPES ao programas e do CNPq a pesquisadores.

Como fruto dos processos de autoavaliação e dos Seminários Internos de Autoavaliação, o PPGEd/UESB sempre atualiza duas normas internas, sendo que em 2024, algumas delas foram atualizadas, a exemplo de: a) Norma Interna do PPGEd nº 01/2024 (Norma para definição de oferta de vagas de orientação de pós-graduandos por docentes); b) Norma Interna do PPGEd nº 02/2024 (Norma para credenciamento de docentes); c) Norma Interna do PPGEd nº 03/2024 (Norma para recredenciamento de docentes); d) Norma Interna do PPGEd nº 04/2024 (Prorrogação de prazo para Qualificação de Dissertação ou de Tese); e) Norma Interna do PPGEd nº 05/2024 (Prorrogação de prazo para Defesa Pública de Dissertação ou de Tese); e f) Norma Interna do PPGEd nº 06/2024 (Norma para concessão e acompanhamento de bolsa de estudos).

O PPGEd sempre contou com bolsas de estudos concedidas pelas agências de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado da Bahia (FAPESB) e bolsa de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), concedida pela CAPES. No ano de 2024 o Programa recebeu uma ampliação expressiva do número de bolsas de mestrado concedidas pela CAPES.

A participação de docentes, pós-graduandos e egressos vinculados aos grupos de pesquisa em ações internacionais tem se intensificado ao longo dos anos, sobretudo a partir do quadriênio 2021-2024, por meio das redes de pesquisa, a colaboração em pesquisas em redes internacionais, a participação em eventos, sobretudo com proferimento de palestras, além da publicação em periódicos estrangeiros.

O credenciamento de docentes no Programa tem sido frequente, posto que novos professores da instituição tem se qualificado em nível de doutorado e mesmo os doutores mais antigos têm percebido o Programa como uma alternativa importante para ampliar seus campos de atuação na Instituição e, por isso, esses docentes têm procurado o PPGEd para conhecer as regras de credenciamento e têm qualificados seus currículos e alcançado aprovação nas chamadas de credenciamento docente. O próprio PPGEd, antes de ter aprovado o curso próprio de Doutorado em Educação, aprovou junto a CAPES a oferta de uma turma de Doutorado Interinstitucional (Dinter), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), oportunidade em que foram qualificados 18 docentes da UESB em nível de Doutorado em Educação, ampliando, assim, as possibilidades de novos credenciamentos de docentes.

O Banco de Dissertações e Teses do PPGEd/UESB conta em 2025 com mais de 430 produtos disponíveis para estudos e pesquisas.

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br