Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Aula Magna 2021

Publicado em 17 de fevereiro de 2021

Aula Magna do PPGEd/UESB 2021

O (neo)conservadorismo e a ultradireita como formas de dominação: mecanismos de resistência em Educação e nas Ciências Humanas

Conferencistas:

Drª Adriana Puiggrós (UBA) – Argentina

Drª Marcela Gómez Sollano (UNAM) – México

Dr. Samuel H. Carvajal Ruíz (UNESR) – Venezuela

Mediação: Drª Arlete Ramos dos Santos (UESB) – Brasil

Data: 08 de março de 2021 – Horário: 14h (horário local)

Canal do PPGEd/UESB no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rxzBI9dgz_E

A aula será transmitida abertamente pelo Canal do PPGEd no YouTube. As pessoas que tiverem interesse em receber certificado, precisam realizar inscrição e registrar presença em lista que será disponibilizada no chat durante a aula.

Adriana Puiggrós

Foi Secretária de Educação do Ministério da Educação da Nação de 10 de dezembro de 2019 até 19 de agosto de 2020, dia em que renunciou. Anteriormente, ocupou vários cargos na gestão pública. Em 1994 foi membro da Constituinte Convencional. De 1997 a 2001, ocupou o cargo de Deputada da Nação como membro da Aliança, e; de 2007 a 2015 na Frente da Vitória. Durante o período 2005-2007 foi Diretora Geral de Cultura e Educação da Província de Buenos Aires, cargo com a hierarquia constitucional de Ministra. Em 2001 atuou como Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva. Doutora em Pedagogia Universidade Nacional Autônoma de Mexico (UNAM), professora da Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentna. Professora de História da Educação na Argentina e America Latina (1987); professora de História da Educação Latino-Americana; Diretora do Instituto de Pesquisa da APPEAL (Alternativas Pedagógicas e Educação Prospectiva na América Latina) 1981; Consultora do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (1989-1992); deputada na Convenção Constitucional Nacional, 1994; deputada do Parlamento Nacional Argentino, 1997-2001; Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia do governo argentino, 2001. Pesquisadora e autora de vários estudos publicados em vários países.

Marcela Gómez Sollano

Doutora em Pedagogia Universidade Nacional Autônoma de Mexico (UNAM). Professora da UNAM. Responsável pelo Programa de Alternativas no México Perspectiva Pedagógica e Educacional na América Latina (APPeAL). Membro do grupo de pesquisa em Filosofia, teoria e campo da educação pelo COMIE. Linhas de pesquisa: Teoria e epistemologia de Educação; Formação de disciplinas de educação na América Latina; História e perspectivas do Educação. Participa como autor, coordenador e co-autor de várias publicações relacionadas com nestas linhas, bem como em diferentes comitês avaliativos e editoriais.

Samuel Hilcías Carvajal Ruíz

Doutor em Ciências da Educação pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB), na Espanha. Professor da Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR), na Venezuela, lotado no Núcleo Regional de Educación Avanzada – Caracas. Coordinador dos Programas de Especialización en Gestión del Desarrollo Social y Currículo.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04