Aula Magna do PPGEd/UESB 2023-1
Ação Afirmativa e Pós-Graduação: ações e desafios
Conferencista:
Drª Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA)
Data: 13 de março de 2023 – Horário: 9h
Local: Teatro Glauber Rocha
Wilma de Nazaré Baía Coelho: Doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde 1994. Professora da Faculdade de História/IFCH, desde 2009. Integra o corpo docente do Doutorado em RedeEducanorte e do PPEB – Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/UFPA). Participa de diversas entidades acadêmico-científicas, como a ANPEd, sendo atualmente (2021-2023) sua segunda secretária. Integra Integra a Red Panamazónica para laFormación y Enseanza de la Historia. Integra o Grupo de Pesquisa Etrúria -(UFMT). Integra o SOU_CIÊNCIA-Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (UNIFESP). Responsável pelo Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade Pedagógica de Maputo – Diário Oficial da União -Sç: 3/ Nº 17, 3ª. feira, 24 de jan./ 2023 – ISSN 1677-7069. Integra pesquisa em rede com a UFPR e integrou a rede de pesquisa internacional com a UFES; com a UFMA (coordenação da UFMA). Integra a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas/ANPEd, como Presidenta (2021-2023). Integra a Comissão editorial/Científico de diversos periódicos nacionais, entre esses, a Revista Brasileira de Educação. É membro da ANPEd; da ABPN, ANPUH e ABEH. Consultora ad hoc do CNPq e CAPES e Parecerista Ad hoc de diversas Revistas Científicas.Vice-Coordenadora da Linha de Currículo do PPEB-NEB-UFPA. Atuou como Vice(05/2020 a 11/2020) e depois como Coordenadora do Doutorado em Educação-PGEDA(11/2020 a 05/2021), por essa última atuação, recebeu Menção elogiosa por meio da Portaria Nº 11, de 28/05 de 2021. Atuou como Membro do Comitê Julgador da chamada CNPq N°07/2022- Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado; do Comitê Julgador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF CNPq nº 34/2022; do Comitê Julgador da chamada CNPq Nº02/2021- Apoio à Pesquisa Científica,Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado e Comitê de Julgador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF CNPQ/2020. Entre 2018 a 2022, publicou 26 artigos em revistas qualificadas; 8 Livros Organizados; 1 livro autoral e 47 Capítulos de livros. Integrou a Comissão da Oficina Colaborativa para Concepção do Edital Equidade Racial na Educação Básica/ CEERT/2019. Atuou como supervisora de projeto de pesquisa do CEERT/2020-2022. Integrou a Equipe de Avaliação-CEERT/2020. Atuou na Diretoria de Apoio ao Docente e Discente da Administração Superior PROEG/UFPA (2016-2018). Coordenou 2 Cursos de Especialização em ERER para o Ensino Fundamental (2010-2011 e 2015-2016/MEC/UNIAFRO) e o Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2017-2018/MEC/UNIAFRO). Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB (2013-2014). Atuou como Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS-Gestão 2012-2014). Participou da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2014-2016). Recebeu Menção Honrosa do PPGCEM-UFPA, pela atuação e dedicação ao Programa (DEZ-2022). Condecorada com o Diploma de Mérito ZUMBI DOS PALMARES, conferido pela Câmara de Vereadores de Belém (2016). Atuou em pesquisa em âmbito nacional (2009-2012), da UFMG; em outra pesquisa em rede, ocorrida entre 2015 a 2016, coordenada pela UFPR. Foi coordenadora do GT21/ANPEd (2015-2017). Integrou a Diretoria Regional Norte da (ABPN-Gestão 2010-2012). Coordenou a Linha Currículo e Formação de Professores, do PPGED/UFPA (2007-2009). Atuou na Diretoria Regional Norte/ da (ABPN/Gestão (2004-2006). Orientou 19 Dissertações e 7 Teses, 53 orientações de I. C. até o presente momento. Desenvolve e orienta pesquisas nas temáticas: Formação de Professores e Educação das Relações Étnico-Raciais. Bolsista Produtividade 1D do CNPq.