De março a setembro de 2024, três professores universitários moçambicanos realizaram Estágio Científico Avançado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Damasco Rocha Mateus Chalenga e Vital de Melo Lopes Napapacha, da Universidade Rovuma (UniRovuma), e Emília Maria José Guiraguira, da Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM). Os três são estudantes do Doutoramento em Educação em Ciência e Matemática, da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), em Moçambique. O estágio foi supervisionado pelo professor Claudio Nunes, docente do PPGEd/UESB.
Enquanto estiveram no Brasil, os doutorandos vivenciaram uma agenda muito intensa, com uma vasta e diversificada variedade de eventos:
- Cursaram duas disciplinas no PPGEd/UESB;
- Participaram do curso de Validação de Instrumento de Pesquisa;
- Proferiram palestras no Seminário Internacional de Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis);
- Passaram a integrar o Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq);
- Palestraram no Colóquio Internacional de Fundamentos Teórico-Epistemológicos da Pesquisa em Educação;
- Palestraram também no “PPGEd/UESB em Revista”;
- Participaram de rodas de conversas, na condição de palestrantes, realizadas por escolas de Vitória da Conquista de outras cidades, com professores e estudantes da educação básica;
- Participaram das atividades de abertura do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação do Docente (PPGEduF), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus de Guanambi, ocasião em que palestraram para pós-graduandos, graduandos e professores;
- Participaram da “Oficina de Editoração Científica: o trabalho nos bastidores de um periódico”.
- Mantiveram uma intensa rotina de estudos, com a oportunidade de revisar seus projetos de tese, além de preparar manuscritos para divulgação científica. Nesse sentido, publicaram conjuntamente dois artigos em revistas brasileiras, sendo um na Revista Internacional de Formação de Professores, em São Paulo, e outro na Revista Êxitus, no Pará. Além desses dois artigos, outros manuscritos estão em processo de revisão para submissão.
Para Nunes, receber os três pesquisadores no PPGEd/UESB significa um estreitamento das relações com instituições moçambicanas. Já faz dois anos que o Programa tem ações conjuntas com a UniRovuma, com atividades entre grupos de pesquisa de ambas as instituições, palestras e reuniões de planejamento de ações internacionais. Nesse sentido, a organização do estágio já vinha ocorrendo com Chalenga e Napapacha, inicialmente de maneira remota e posteriormente presencial, quando Nunes ministrou aulas numa turma de Doutorado em Educação Interinstitucional que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) mantem na UniRovuma, na cidade de Lichinga, província de Niassa, ao norte do país africano. Posteriormente Guiraguira também passou a integrar o plano de estágio no Brasil.
Antes de partir, cada um avaliou como foi para eles a experiência de formação no PPGEd da UESB. Napapacha destaca que “Certamente foi uma oportunidade muito significativa e que será continuada com outras atividades de cooperação”.
Para Chalenga o estágio foi muito mais do que uma formação para este tempo, mas algo que transcende o estágio, pois fica o gosto de que há muito mais a desenvolver juntos. “Haveremos de retornar para outras atividades decorrentes do que aprendemos aqui na UESB”, disse o pesquisador.
Por sua vez, Guiraguira pontua que aprendeu muito sobre a cultura acadêmico-científica brasileira e quanto o período no PPGEd fez ela e os colegas mais bem se posicionarem no contexto da produção do conhecimento. “Aqui se preocupa muito com a dimensão metodológica da pesquisa; sem dúvida levo muito do que vivi na UESB nesses meses”, ressaltou a representante feminina do trio.
Em continuidade ao estágio, o PPGEd/UESB estabeleceu uma agenda de reuniões com pautas de planejamento envolvendo outros pesquisadores da UPM e da UESB. O estabelecimento de relações internacionais é uma prerrogativa do Sistema Nacional de Pós-Graduação. As instituições científicas estão buscando trabalhar em parceria ao redor do mundo. O estágio científico avançado realizado por Chalenga, Guiraguira e Napapacha deixa de legado de parcerias e colaborações entre a UESB e a UPM.