Título do livro: Manual de Investigação qualitativa em educação
Organizadores: AMADO, João (Coord.)
Editora: Coimbra Universty Press, PT
Ano: 2013
Resumo:
O presente Manual inscreve-se no quadro de uma pedagogia que considera a iniciação à investigação como um elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem, determinante para a motivação dos alunos e, ao mesmo tempo, garantia da renovação do saber e da descoberta de respostas para os desafios e interrogações do futuro.
Podemos apontar como intenção primeira, suscitar no leitos uma compreensão efetiva da natureza, objetivos, métodos e resultados da investigação qualitativa, mediante informação suficiente, rigorosa, atualizada e crítica. Nesse sentido não deixamos de colocar o leitor, ainda que de modo breve e introdutório, perante os fundamentos epistemológicos que subjazem a uma opção pela investigação do fenómeno educativo, quisemos partir também, de uma visão complexa desse mesmo fenómeno.
Enfim, apostamos na construção de um texto que ajude os seus leitores a empenharem-se num processo investigativo de natureza qualitativa, através do desenho de um plano de investigação adequado ao problema formulado (em termos de estratégia geral, de técnicas de recolha e de análise de dados), e que patenteie preocupação pela validação da mesma e pelos aspectos éticos em jogo.
Capítulos:
AMADO, João; CRUSOÉ, Nilma; VAZ-REBELO, Piedade. Quadros analíticos da investigação qualitativa em educação. In: AMADO, João (Coord.). Manual de Investigação qualitativa em educação. Coimbra Universty Press, PT, 2013, p. 73-115.
AMADO, João; COSTA, António Pedro; CRUSOÉ, Nilma. A técnica da análise de conteúdo. In: AMADO, João (Coord.). Manual de Investigação qualitativa em educação. Coimbra Universty Press, 2013, p. 301-355.