Título do livro: Saberes Matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar?
Autor: David Antonio da Costa e Wagner Rodrigues Valente
Editora: Livraria Da Fisica
Ano: 2014
Capítulo: Capítulo 02 – Saberes Elementares de Matemática na Bahia: Currículos e Programas de Ensino (1895-1925)
Autores: Márcio O. D’Esquivel, Rosemeire S. Amaral, Irani Parolin Santana e Claudinei de Camargo Sant’Ana.
Resumo: Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o ‘modelo grupo escolar’ , difundindo a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil? Este livro busca responder a essas questões, reunido estudos de um grupo de pesquisadores de diferentes brasileiros, que integram o GHEMAT