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Campus de Vitória da Conquista, 22 de dezembro de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Resumos dos projetos de pesquisa

LINHA 1: Política Pública Educacional

Prof. Dr. Adenilson Souza Cunha Júnior

Nome do Projeto de Pesquisa: Busca ativa escolar na educação de jovens e adultos: políticas, estratégias e ações no território do médio sudoeste da Bahia

Descrição do projeto: O objetivo central da pesquisa é o de identificar quais políticas, estratégias e ações os treze municípios que compõem o Território do Médio Sudoeste da Bahia têm desenvolvido para realizar a busca ativa escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo se justifica pela relevância que o tema ocupa no contexto do debate educacional, sobretudo no pós-pandemia, onde se evidencia evasão e abandono escolar persistente na EJA. O estudo também propõe verificar a demanda potencial de sujeitos da EJA que se encontram fora da escola nos municípios do Território do Médio Sudoeste, analisar as políticas, estratégias e ações que vêm sendo desenvolvidas por esses municípios e sistematizar as experiências realizadas na busca ativa escolar na EJA que podem ser tomadas como referências para ampliação de políticas e ações. A pesquisa, de natureza qualitativa, está sendo realizada junto aos gestores das redes municipais e da rede estadual de ensino (representante do Estado e secretários municipais de educação), gestores escolares (diretores) e professores que atuam nessa modalidade de ensino. Espera-se que o cumprimento dos objetivos elencados na pesquisa, além de adensar o insipiente campo teórico de estudos na área, possa subsidiar a elaboração de políticas, estratégias e ações que minimizem os impactos da evasão e abandono escolar na Educação de Jovens e Adultos nos municípios do Território do Médio Sudoeste da Bahia.

Profª Drª Arlete Ramos dos Santos

Nome do Projeto de Pesquisa: Políticas educacionais e práticas pedagógicas nas escolas do/no campo da Bahia no contexto pandêmico e pós-pandêmico

Descrição do projeto: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as políticas educacionais e práticas pedagógicas para os sujeitos do campo nas redes municipais dos Territórios de Identidade (TI) da Bahia, no contexto da pandemia da Covid-19 e pós-pandemia. Será observado se de fato houve uma implementação, bem como a contribuição destas para minimizar as desigualdades sociais e educacionais, e para a melhoria de qualidade de vida dos sujeitos que fazem parte do processo educativo nas escolas do campo. O método utilizado será o materialismo histórico-dialético, e a pesquisa será quanti-qualitativa. Os dados serão coletados por meio de análise documental de 27 Territórios de Identidade da Bahia que participam do Programa de extensão Formacampo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Formacampo/UESB). Serão investigados documentos que indicam matrícula, permanência e/ou desistência e experiências pedagógicas utilizadas pelas redes municipais durante a pandemia e pós-pandemia para atender os alunos do campo. A pesquisa será desenvolvida na UESB, mas contará com a contribuição de docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, campus Bom Jesus da Lapa) e do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: A BNCC no controle da educação pública:  mecanismos neoliberais para conter as perspectivas educacionais emancipatórias

Descrição: Trata-se de um projeto desenvolvido pela Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP), formada por um coletivo de professores(as) e pesquisadores(as) da educação básica e superior de diversas instituições do Brasil, na qual faço parte. Tem com o objetivo de reunir e disseminar estudos, práticas e indagações que contribuam para a elucidação dos rumos das políticas educacionais no Brasil, sobretudo, no campo do currículo, da formação de professores, da gestão e da avaliação. As condições concretas com as quais as escolas e universidades estão sendo confrontadas, impulsionaram a REDAP a mobilizar pesquisadores, professores e profissionais da Educação Básica e Superior para compreender os efeitos políticos, legais e pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no âmbito da gestão da educação nos diversos sistemas de ensino, focando, especialmente, nas formas de controle que vinculam o financiamento da educação ao alinhamento das propostas curriculares com base nos princípios e recomendações da BNCC. O presente projeto busca aprofundar estudos sobre o avanço das pautas neoliberais e conservadoras nas políticas educacionais, tendo em vista o caráter de padronização imposto pelas reformas educacionais, em especial a Base Nacional Comum Curricular, que marca um grave retrocesso histórico no campo do reconhecimento da diversidade, igualdade, inclusão, autonomia e da emancipação.

Profª Drª Berta Leni Costa Cardoso

Nome do Projeto de Pesquisa: Indicadores de saúde e qualidade de vida de acadêmicos e docentes: estudo comparativo entre gêneros

Descrição do projeto: Este estudo tem como objetivo analisar indicadores de saúde, qualidade de vida e formação de discentes, docentes e profissionais da educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa serão os discentes universitários, docentes e profissionais da educação de instituições públicas e privadas do sudoeste da Bahia. Os instrumentos utilizados no campo de estudo serão questionários e entrevistas semi-estruturadas. A aplicabilidade se dará após consentimento dos pesquisados que aceitarem participar deste estudo, garantindo-lhes o sigilo de sua identidade. A análise dos dados qualitativos será feita pelo conteúdo e dos dados quantitativos através da estatística descritiva e inferencial por meio dos softwares SPSS e Iramuteq. Este estudo poderá contribuir para ampliar o conhecimento a respeito do estilo de vida, da qualidade de vida, nível da prática de atividade física, barreiras para essa prática, formação e trabalho dos pesquisados, níveis de ansiedade, depressão e estresse, constituindo-se em ferramenta para o desenvolvimento de ações de conscientização na prevenção de riscos, promoção da saúde, discussão e esclarecimentos em relação aos comportamentos preventivos.

Palavras Chave: Qualidade de vida. Formação. Docente. Discente. Saúde. Profissionais da educação.

Prof. Dr. Cláudio Pinto Nunes

Nome do Projeto de Pesquisa: Formação e trabalho dos profissionais da educação em diferentes níveis e contextos de atuação

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa compreende uma proposta guarda-chuva que objetiva, de modo geral, analisar a formação e o trabalho dos profissionais da educação em diferentes níveis e contextos de atuação profissional. De modo específico, o projeto objetiva abranger estudos que voltados para estudar as especificidades da formação e do trabalho dos profissionais da educação analisados em seus contextos diversos, tais como: a) educação infantil; b) anos iniciais do ensino fundamental; c) anos finais do ensino fundamental; d) ensino médio; e) educação de jovens e adultos; f) educação profissional; g) institutos federais de educação; h graduação; e i) pós-graduação. Metodologicamente, a pesquisa poderá se realizar a partir de diferentes perspectivas; entretanto, a centralidade da proposição se assenta na produção de informações empíricas a partir da realização de conversas interativo-provocativas com profissionais dos níveis e contextos de atuação abrangido por este projeto ou dos subprojetos que se somarem ao projeto guarda chuva. A realização da pesquisa possibilitará, ao analisar a formação e o trabalho dos profissionais da educação em diferentes níveis e contextos de atuação, contribuirá para apresentar subsídios para elaboração e proposição de políticas educacionais e práticas educativas, especialmente voltadas para gestão dos recursos educacionais, políticas voltadas para o trabalho docente e dos demais profissionais da educação, nos diferentes níveis de abrangência do estudo. Espera-se com a realização deste estudo traçar um perfil geral tanto da formação quando do trabalho dos profissionais da educação considerando os diferentes níveis e contextos de atuação dos profissionais da educação.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Qualidade de vida de professores como trabalhadores na pós-graduação em Educação no Brasil

Descrição do projeto: Projeto de pesquisa aprovado pela Chamada 09/2023 do CNPq e se desenvolve com financiamento na modalidade de Bolsa de Produtividade em Pesquisa – Bolsa PQ.

O presente projeto de pesquisa se assenta na Área de Educação, na linha de políticas públicas educacionais e está institucionalmente alocado no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na Linha de Pesquisa Política Educacional, no Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Objetiva analisar a qualidade de vida de professores como trabalhadores dos programas de pós-graduação em Educação no contexto do Brasil. Para tanto, serão aplicados questionários a todos os docentes que atuam na pós-graduação em Educação em âmbito nacional e também serão realizadas conversas interativo-provocativas (NUNES, 2010; 2011; 2020) com docentes, seguindo critérios de representatividade das cinco regiões do país, atuantes em PPG em Educação. Espera-se, com a realização deste estudo traçar, acerca da qualidade de vida de professores como trabalhadores dos programas de pós-graduação em Educação no contexto investigado, considerando: a) os elementos referentes a qualidade de vida eventualmente presentes no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e no Documento de Área de Educação da CAPES vigente, elementos referentes à qualidade de vida dos docentes da pós-graduação; b) as demandas e o volume de atividades dos docentes (presenciais e remotas, com utilização de recursos tecnológicos); c) as condições de trabalho dos docentes; d) os recursos disponíveis para a realização do ensino e da pesquisa (estrutura e finanças); e) as implicações de todos esses itens para a qualidade de vida desses profissionais. Ao analisar a qualidade de vida de professores como trabalhadores dos programas de pós-graduação em Educação, esta pesquisa poderá contribuir para proposição de políticas públicas educacionais, sobretudo aquelas voltadas para gestão dos recursos, dos programas, das políticas e das práticas voltadas para o trabalho docente, especialmente dos profissionais que atuam na pós-graduação.

Profª Drª Ênnia Débora Passos Braga Pires

Nome do Projeto de Pesquisa Gestão democrática e gerencialismo: implicações sobre o trabalho do coordenador pedagógico

Descrição: Este projeto se insere no campo gestão e da política educacional colocando em relevo os modelos de gestão e seus reflexos no cotidiano de profissionais da educação e na condução de políticas educacionais. O interesse pelo tema vem da necessidade analisar como as transformações resultantes da reforma educacional do Brasil dos anos de 1990 têm delineado novos modelos de gestão educacional e os efeitos de sua implantação na escola no desenvolvimento do trabalho dos profissionais da educação e na perspectiva gerencialista nas políticas educacionais. De forma específica, esta pesquisa tem como escopo analisar as implicações da gestão democrática e do gerencialismo no trabalho do coordenador pedagógico partindo da compreensão dos limites e das possibilidades existentes entre as proposições. A investigação terá como campo de estudo será realizado na rede pública de ensino de um município da região sudoeste da Bahia.

Profª Drª Iracema Oliveira Lima

Nome do Projeto de Pesquisa: Faces do capital no funcionamento das universidades estaduais baianas: a autonomia universitária sob o jugo neoliberal

Descrição: Esta pesquisa está no campo das discussões sobre as políticas públicas em educação, com recorte na educação superior. A questão proposta a ser respondida com essa pesquisa é “como a política neoliberal tem impactado na organização e funcionamento das universidades estaduais baianas? a fim de responder a essa questão definimos como objetivo geral, analisar como a política neoliberal tem impactado na organização e funcionamento das universidades estaduais baianas. A abordagem teórica e metodológica a ser utilizada dialoga com o Materialismo Histórico e Dialético tendo em vista o objetivo proposto dentro de uma dinâmica que contempla dimensões conjunturais e estruturais; dessa forma utilizamos abordagens quantitativas e qualitativas, incluindo, levantamento e análise de fontes documentais e dispositivos legais, e dados estatísticos. Com os resultados intentamos ampliar o debate sobre a educação superior pública no Estado da Bahia, contribuindo na produção de conhecimento, bem como apresentar os resultados em eventos acadêmicos.

Profª Drª Leila Pio Mororó

Nome do Projeto de Pesquisa: O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica: o PARFOR na Bahia

Descrição do projeto: Esta investigação propõe avaliar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR na Bahia, identificando o seu efeito sobre as demandas (sociais e pedagógicas) de formação dos profissionais de ensino das redes públicas do estado. Para Tanto, analisaremos a proposta da Política Estadual de Formação e o seu processo de construção pelo Fórum Estadual de Formação de Professores da Bahia; procuramos conhecer a prática do regime de colaboração entre os municípios e o estado; analisaremos os índices de evasão por curso/universidade; levantaremos as propostas de formação de professores de cada universidade envolvida e sua relação com as instâncias de organização administrativas das IES; identificaremos os critérios de definição e as formas de seleção e de trabalho dos docentes do ensino superior envolvidos.

Profª Drª Tatyanne Gomes Marques

Nome do Projeto de Pesquisa: “PRETO TAMBÉM QUER SER BOLSISTA”: Análise sobre os lugares e os não-lugares de estudantes negros/as na Universidade do Estado da Bahia

Descrição do projeto: Esta pesquisa se propõe a analisar os lugares e não-lugares de estudantes negros/as na graduação na Universidade do Estado da Bahia a partir da distribuição de bolsas de ensino, extensão e pesquisa (Iniciação Científica). Esse objetivo decorre das indagações provocadas a partir de discursos de reivindicação dos/as estudantes do Departamento de Educação ? DEDC XII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), questionando os lugares ocupados pelos/as pretos/as na instituição. Dentre as muitas intervenções, chamou a atenção o discurso explícito ?Preto também quer ser bolsista?. Assim, este estudo buscar analisar: Como acontece a distribuição de bolsas de ensino, extensão e pesquisa (Iniciação Científica), considerando o recorte racial da política de cotas instituída pela Universidade do Estado da Bahia? Qual o perfil de estudantes bolsistas na Uneb? Onde estão os/as negros/as? Estudantes negros/as são bolsistas? Que lugares e não-lugares ocupam na universidade? Para responder a tais questões, será feita uma pesquisa de campo na Uneb, especificamente, nos campi XII e VI. Serão procedimentos de pesquisa: a análise documental (resoluções; regulamentações; editais de bolsas de ensino, extensão e Iniciação Científica; publicações nas páginas da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas; documentos das conferências de cotas, etc) para identificar o discurso e os critérios da Universidade do Estado da Bahia na distribuição de bolsas de ensino, extensão e pesquisa (Iniciação Científica), considerando o recorte racial da política de cotas; levantamento de dados institucionais para identificar os projetos de ensino, extensão e pesquisa com monitoria nos semestres 2019.2, 2020.1 e 2020.2; e questionário para descrever o perfil dos/as bolsistas. Espera-se que esta pesquisa possa colaborar com o campo de estudos sobre as estratificações educacionais, especificamente ao se considerarem os critérios raciais, adensando, assim, de modo geral, os esforços realizados para problematizar as trajetórias escolares e, de modo particular, os esforços da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em se tornar uma universidade cada vez mais inclusiva.

Prof. Dr. Temístocles Damasceno Silva

Nome do Projeto de Pesquisa: Análise do processo de formação das agendas de políticas públicas de educação nas unidades federativas brasileiras

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o processo de formação das agendas de políticas públicas de educação das unidades federativas brasileiras.  Trata-se de um estudo exploratório, documental e quanti-qualitativo. As categorias analíticas elencadas referem-se a agenda simbólica e agenda decisória, delineadas no âmbito da Ciência Política. As fontes de coleta de dados foram selecionadas por meio dos indicadores de atenção das respectivas agendas, a saber: planos de governo; discursos de posse; mensagens anuais; decretos e peças orçamentárias; projetos de lei do Poder Executivo. Tais documentos encontram-se disponíveis nos sites oficiais do Poder Executivo das unidades federativas. A análise dos dados será delineada por meio da estatística descritiva e correlação das seguintes variáveis: políticas, sociais, econômicas e educacionais. Além disso, realizar-se-á a análise do conteúdo das pautas prioritárias bem como a discussão com a literatura especializada. Nesta perspectiva, espera-se o desenvolvimento de investigações que possibilitem a compreensão das continuidades e rupturas da dinâmica política supracitada e concomitantemente, a produção de evidências técnico-científicas como possibilidade de predição da tomada de decisão política.

LINHA 02: Currículo, Práticas Educativas e Diferença

Profª Drª Ana Luiza Salgado Cunha

Nome do Projeto de Pesquisa: Epistemologias Feministas e Estudos das mulheres: gênero, sexualidade e diversidade

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa tem como objetivo primeiro central o de estudar e compreender as relações entre feminismo, epistemologia e participação da mulher em sociedade, elaborando não só reflexões quanto a temática feminismo e participação política, como como para construção de pesquisas e produtos educacionais que envolvam uma pluralidade de sujeitos, grupos e instituições. Com a máxima ?o pessoal é político? o feminismo ? enquanto conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologicos e filosóficos – deu o pontapé inicial para a discussão da formação de identidades sexuais e de gênero, dentre suas reivindicações, está a contestação política e de participação social com bases na diferenciação entre homem e mulher. Metodologicamente, realizaremos estudos e discussões em grupo, a cerca das temáticas apresentadas, ampliando o repertório teórico afim de sistematizar subsídios para realização de uma pesquisa de campo que partirá do perfil das mulheres da UESB, campus Vitória da Conquista, entre funcionárias técnico-administrativas, docentes e estudantes da graduação e pós-graduação, ampliando para temas como produção de conhecimento, epistemologias feministas, gênero, sexualidade e diversidade. Esperamos que os resultados desta pesquisa possibilitem reflexões mais profundas acerca das experiências de mulheres no espaço universitário, bem como os sentidos e significados destas experiências na construção do conhecimento, sistematizando subsídios, através de diálogo, estudo, escrita e organização do curso, para construção e consolidação de espaços e conhecimentos que se anunciam como novos paradigmas científicos, numa ciência que se debruça pela equidade e pela justiça social.

Profª Drª Ana Paula Perovano dos Santos Silva

Nome do Projeto de Pesquisa: Análise dos novos livros didáticos destinados ao Ensino Médio: que conhecimentos e orientações de ensino são revelados?

Descrição do projeto: Os livros didáticos consistem em um meio utilizado por professores para incorporação de ideias sobre ensino e aprendizagem contendo referenciais e parâmetros para que estes possam deliberar sobre sua prática educativa. A reforma do novo Ensino Médio implicou em mudanças nos livros didáticos destinado ao atendimento dessa etapa, incluindo obras com propostas interdisciplinares e de formação continuada específicas para os professores e gestores buscando subsidiá-los na participação do processo de implementação do Novo Ensino Médio e ao que está preconizado na Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, intencionamos analisar que conhecimentos e orientações de ensino são retratados nos Manuais do Professor das obras de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática e nos livros de formação continuada destinados aos professores de Matemática do PNLD 2021. Essas obras são inéditas e não existiam em editais anteriores. De acordo com o objetivo proposto, trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e delineamento da análise documental cuja fonte serão doze livros didáticos disponíveis para escolha dos professores de Matemática que em que dez são de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática e dois versarão sobre a formação continuada. Esperamos contribuir para uma melhor compreensão das ideias, das inovações metodológicas que podem orientar as práticas docente e dos métodos que foram difundidos por meio das obras analisadas alargando o entendimento sobre os processos de formação inicial e continuada e as discussões sobre a relação professor-materiais curriculares.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Materiais curriculares de Matemática como ferramenta do conhecimento profissional docente

Descrição do projeto: A pesquisa sobre professores e materiais curriculares procura evidenciar as ações invisíveis da relação entre esses dois agentes. Conceituado como ferramenta, os materiais curriculares implicam as práticas dos professores e são implicados pelo modo como esses profissionais leem, interpretam, avaliam, selecionam e fazem uso dos recursos curriculares. Se por um lado os materiais agem como indutores do currículo e das aprendizagens dos estudantes, por outro eles têm sido considerados pela literatura especializada como ferramentas que oportunizam aos professores a ampliarem o conhecimento profissional para desenvolver o currículo de Matemática. Para além de abordar e apresentar os conteúdos em forma de atividades, nos materiais estão incorporadas concepções sobre os processos de ensino e de aprendizagem; teorizações que justificam e fundamentam as opções didáticas e metodológicas; e aspectos da epistemologia dos saberes. Nos materiais, incorpora-se, ainda, a Matemática para o ensino que, para ser identificada pelos professores, requer a mobilização de conhecimentos. Pesquisa com foco nos materiais curriculares como ferramenta do conhecimento profissional docente em Educação Matemática tem se mostrado relevante e constituído um campo de investigação dado o contexto de disponibilização de materiais como suporte para a implementação de reformas curriculares. Identificar os conhecimentos dos professores que são ativados para ler, interpretar, avaliar e selecionar as atividades matemáticas ao usar materiais curriculares tem sido o interesse da pesquisa sobre como esses materiais atuam para ampliar o conhecimento profissional docente sobre a Matemática para o ensino. Este projeto orienta-se pelo objetivo de analisar aspetos da relação professor-materiais curriculares que implicam o conhecimento profissional docente em Matemática. Especificamente, com este projeto intencionamos (i) investigar em que medida os recursos dos professores e dos materiais curriculares implicam o conhecimento profissional docente; (ii) compreender como os professores interpretam e fazem uso de uma variedade de tipos e designs de recursos curriculares; (iii) analisar crenças, concepções e conhecimentos manifestados por professores ao avaliar materiais curriculares; e (iv) teorizar sobre o conhecimento profissional docente a partir da relação professor-materiais curriculares. Esses objetivos conduzem à uma pesquisa de abordagem qualitativa, dos tipos análise documental e estudo de caso, para a qual a recolha dos dados se dará a partir de análise de documentos e materiais curriculares e da constituição de grupos focais compostos por professores que ensinam Matemática. Para a análise, será considerado os estudos acerca do design pedagógico e do conhecimento da Matemática incorporada aos materiais curriculares. Com esta pesquisa, espera-se compreender em que medida ocorre o desenvolvimento do conhecimento profissional docente a partir da relação professor-materiais curriculares em Matemática.

Profª Drª Cecília Conceição Moreira Soares

Nome do Projeto de Pesquisa: Gênero, raça e trajetórias afetivo-sexuais entre mulheres negras lideranças de classes populares em Salvador-Bahia

Descrição do projeto: Objetivo do projeto é investigar as trajetórias afetivo-sexuais de mulheres negras lideranças de dois bairros populares em Salvador-Bahia.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: A prática educativa como prática social e cultural

Descrição do projeto: A prática educativa como prática social e cultural é, também, uma prática de significação e ocorre em espaço formal e não formal de educação. Assumimos como referência para pensar a prática educativa como prática social leituras weberianas e eliasianas, concebendo-a como campo de significação. Apoiamo-nos, também, na antropologia Geertziana para pensar as diferentes culturas educacionais, em espaços formais e não formais, no quadro de suas próprias estruturas. O interesse em estudar o tema é fruto de experiência como pesquisadora da prática educativa e observar que aspectos sociais e culturais trabalhados na escola, são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, oriundas de espaços educativos não formais. Dessa forma, optamos por pesquisar a dimensão simbólica das práticas educacionais para entender quais valores e crenças atravessam a ação educativa social e cultural, praticada na escola e outros espaços educativos. No processo metodológico da pesquisa, realizaremos as seguintes etapas: a) levantamento e análise bibliográfica; b) entrevista compreensiva com sujeitos sociais, do campo empírico. Utilizaremos a Análise de conteúdo para analisar as entrevistas. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para a compreensão da relação entre cultura, sociedade e educação, de forma a atender às necessidades de uma prática educativa voltada para o respeito e valorização humana.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Mulher negra no mundo do trabalho: a questão da autestima e identidade étnico-racial na formação profissionalizante

Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa pretende analisar as propostas pedagógicas e metodológicas para uma educação profissionalizante de jovens e adultos negros, particularmente os do gênero feminino, em Salvador-Ba. O lócus de pesquisa selecionado é o CEEP em Logística e Transporte Luiz, e a escolha do mesmo se baseia na percepção de que a área de formação ofertada por este centro é vista como potencializadora para inserção no mundo do trabalho.

Profª Drª Edmacy Quirina de Souza

Nome do Projeto de Pesquisa:  Relações étnico-raciais na educação infantil: “Eu não sou preto, sou branco escuro”

Descrição do projeto: O presente projeto objetiva analisar como os contextos da educação infantil e familiar contribuem para a afirmação identitária da criança negra e qual a relação das crianças negras e brancas com suas/seus professoras/es, pais e mães.

Profª Drª Nilma Margarida de Castro Crusoé

Nome do Projeto de Pesquisa:  A prática educativa como prática social e cultural

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa “A prática educativa como prática social e cultural” integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares e Educativas(GEPPCE), cadastrado no CNPq, e a linha de Pesquisa “Currículo, Práticas Educativas e Diferença”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Seu o objetivo é analisar a prática educativa como prática social e cultural, em espaços formais e não-formais de educação. O interesse em estudar a prática educativa nasce na formação no mestrado (2003) e doutorado (2010), em que desenvolvi pesquisas sobre a prática pedagógica, no campo das representações e do sentido, portanto, no campo das significações e, na atuação profissional, como professora de estágio supervisionado, em que observo a força com que as significações orientam as práticas escolares. Desse contexto, tenho orientado trabalhos na graduação e na pós–graduação, que versam tanto sobre a prática educativa na escola, nos anos iniciais, como no contexto de movimentos sociais e de movimentos culturais, enfatizando o eixo relacional e as estratégias para vivenciar o contexto desses espaços; o que se aprende, em termos de conduta social; quais crenças e valores atravessam tal conduta. Na trajetória de pesquisa, desses espaços, venho observando que as diferentes configurações de práticas educativas imprimem culturas identitárias, normas de conduta, visões de mundo, não necessariamente construídos no interior do grupo escolar e movimentos, mas na relação com o outro, em diferentes contextos sociais e culturais. Assumimos como referência para pensar a prática educativa como prática social, leituras weberianas e, como campo de significação, leituras da fenomenologia social. No processo metodológico da pesquisa, realizamos as seguintes etapas: a) levantamento e análise bibliográfica; b) entrevista compreensiva com sujeitos sociais, do campo empírico. Utilizamos a Análise de conteúdo para analisar as entrevistas. Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para a compreensão da relação entre cultura, sociedade e educação, de forma a atender às necessidades de uma prática educativa voltada para o respeito e a valorização humana, nas suas subjetividades.

Palavras-chave: Cultura. Prática Educativa. Sociedade.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos: articulação e continuidade da trajetória escolar

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa “Organização da prática pedagógica dos professores dos três anos iniciais do Ensino Fundamental de nove anos: articulação e continuidade da trajetória escolar” integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares e Educativas(GEPPCE), cadastrado no CNPq, e a linha de Pesquisa “Currículo, Práticas Educativas e Diferença”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Seu Objetivo é analisar a prática pedagógica de professores, dos três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos, de modo a garantir a articulação e continuidade da trajetória escolar, tendo como referência a teórico– metodológica a fenomenologia das relações sociais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como professora de estágio, no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e pesquisadora da prática pedagógica, nos três anos iniciais do ensino fundamental, no contexto do município de Vitória da Conquista – Ba, e observar diversidades de práticas educativas desenvolvidas, atravessadas por sentidos e crenças oriundos de outras esferas da vida social dos profissionais (família, igreja, lazer) que , muitas vezes, determina ações pedagógicas junto às crianças. A importância desse estudo se localiza na pretensão de compreender o explicar o currículo como pratica vivida na escola, portanto, sua dimensão subjetiva, com a finalidade de pensar a instituição escola a partir dos seus agentes, de que modo se estabelece a relação entre agente e estrutura, de forma a garantir a continuidade da trajetória escolar de crianças nesse segmento. Trata-se de uma pesquisa, de cunho etnográfico, cujo processo metodológico envolve: a) levantamento e análise bibliográfica; b) análise de documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, Projeto Político Pedagógico da escola, Diretrizes Curriculares nacionais para o ensino de 9 anos; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental) ; c) Observação participante: participação em reuniões de planejamento na escola e na Secretaria Municipal de Educação (SMEd), acompanhamento de sala de aula. A observação acompanhará a mesma turma, durante os três anos, com o objetivo de verificar a articulação e continuidade na passagem do primeiro para o segundo ano e deste para o terceiro. Análise de conteúdo das observações Espera-se que os resultados da pesquisa possam oferecer subsídios para atender às necessidades de uma prática pedagógica voltada para a continuidade dos estudos de crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Anos iniciais. Ensino Fundamental. Prática pedagógica.

Profª Drª Núbia Regina Moreira

Nome do Projeto de Pesquisa: Sociologia das políticas curriculares: uma leitura a partir da Teoria do Discurso.

Descrição do projeto: Consideramos a sociologia das políticas curriculares como enfoque sobre os contextos e demandas em que são produzidas as redes configurativas das políticas curriculares. Como proposta teórica concebemos nosso arcabouço a partir da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, articulando-a a outras vertentes da teoria social e política. Traçamos como objetivo compreender teórico ?metodológica e empiricamente as políticas curriculares em torno das modalidades de ensino e de questões que versam sobre, a manifestação dessas políticas nas práticas educativas e demandas que se forjam nas disputas por uma concepção hegemônica de currículo. Abordaremos também como questão a ser pesquisada e seu desdobramento investigativo, a produção de caminhos que contribuam na ampliação dos estudos sobre a teoria, a política e a prática curriculares.

Prof. Dr. Reginaldo Santos Pereira

Nome do Projeto de Pesquisa: Currículos, avaliação e formação docente: leituras e análises pós-críticas

Descrição do projeto: Este projeto tem como objetivo investigar a produção discursiva do currículo, a partir dos referenciais da crítica pós-estruturalista e suas contribuições para a compreensão das relações entre saber, poder, subjetivação e as interfaces com a educação. A ênfase se dá no campo das políticas e práticas curriculares para educação, avaliação e formação docente na educação básica e superior. 

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Currículo, educação e relações étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental I

Descrição do projeto: O presente projeto tem por escopo investigar como o currículo e a prática docente dos profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Itapetinga-BA tem produzido a tematização das relações étnico raciais e suas reverberações na constituição das subjetividades e da identidade étnico-racial das crianças.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Relações de gênero na educação infantil: “o que quer o currículo” do curso de Licenciatura em Pedagogia da UESB?

Descrição do projeto: O projeto tem como objetivo investigar a constituição das relações de gênero dos profissionais licenciandos/ados do curso de Pedagogia e como o currículo produz a as identidades docentes – múltiplas e plurais – de mulheres e homens no interior das relações de saber-poder.

Profª Drª Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Nome do Projeto de Pesquisa: Trajetórias de Vida e Práticas Educativas de Mulheres em Movimento(S) no Território de Identidade do Sertão Produtivo no Estado da Bahia

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa tem como propósito geral descrever e analisar a atuação de mulheres em movimento(s) no cenário contemporâneo de mudanças socioculturais do Território de Identidade do Sertão Produtivo do Estado da Bahia caracterizado pela implementação e pela efetivação de tecnologias sociais, pelas práticas de associativismo, cooperativismo e economia solidária, e pela experiência de escolarização tardia.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

LINHA 3: Formação, Linguagem, Memória e Processos de Subjetivação

Prof. Dr. Anderson de Carvalho Pereira

Nome do Projeto de Pesquisa:  Oralidade e determinante político nas práticas letradas

Descrição do projeto: Principalmente pautada no referencial de uma perspectiva discursiva de letramento, esta proposta se volta aos determinantes do político na esfera dos usos cotidianos das atividades “linguageiras” e das práticas letradas, entendidas sob o prisma do imperativo da instituição da escrita como base para organização das práticas sociais. Do ponto de vista epistemológico, consideramos, portanto, que as práticas letradas são acometidas cotidianamente pela desvalorização da oralidade, o que impede a assunção do sujeito como intérprete dos enunciados que o atravessa. Ainda sobre o determinante político é necessário lembrar que se baseia ainda em uma dialética entre o sujeito e o desejo do Outro, máxima originada na Psicanálise lacaniana e que atravessa a concepção de sujeito e de discurso da Análise de Discurso. Essa desvalorização se fundamenta em evidências ideológicas e repercute na forma de exclusão do discurso narrativo pelos discursos altamente letrados, que se apresenta seja em práticas alternativas com letramento e de alfabetização; seja no âmbito escolar com os usos de materiais didáticos e cumprimento de diretrizes mecânicas no ensino/aprendizagem de língua materna em sua maioria em função de políticas públicas que compõem parte de uma teia discursiva que coopta a formação docente e o cotidiano mais amplo das práticas letradas. Como contraponto a essas evidências ideológicas, consideramos o fulcro poético das relações de alteridade entre oralidade e escrita como possibilidade de ruptura em que se movimentam relações de intérprete entre sujeito e enunciados.

Profª Drª Daniele Farias Freire Raic

Nome do Projeto de Pesquisa: Composições curriculares na Educação Básica e Superior: linhas que se entrelaçam no fazer da prática escolar

 Descrição do projeto: O presente estudo visa compreender as composições curricualres na Educação Básica. Parte do entendimento que o currículo da escola é muito mais que um conjunto de disciplinas formatadas e organizadas para atendender determinadas prescrições de um ano/série, mas, ao contrário disso, como um dispositivo formativo complexo que se constitui nas práticas diárias dos diferentes autores curriculantes, os quais traçam linhas de fuga, desterritorializando o que está (im)posto pelos currículos racionalistas, e reterritorializando os currículos sob outros agenciamentos, em constantes movimentos de composição. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, tendo as cartografias como sua opção metodológica, por entender que cartografar é habitar um território em que subjetividades se encontram, em processos de subjetivação, permitindo, portanto que o cartógrafo não busque universalismos e generalizações, mas, se compromente em acompanhar processos que não estão fixados nos seus pontos de vista. Tem como campo de interesse escolas públicas e privadas, nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental de Nove Anos e Ensino Médio, bem como as modalidades de Educação Profissional e de Jovens e Adultos. Espera-se com este estudo que seja possível mapear e elucidar práticas pedagógicas promíscuas, portanto, ?marginais?, que favoreçam a melhoia da qualidade do processo educativo escolar.

Profª Drª Denise Aparecida Brito Barreto

Nome do Projeto de Pesquisa: Representações Sociais de Professores de Língua Portuguesa Sobre Leitura e Escrita

Descrição do projeto: Essa pesquisa encontrará apoio na  Teoria das Representações Sociais (TRS) proposta por Serge Moscovici. Com esta teoria conheceremos as ideias, crenças, noções, imagens, conhecimentos e atitudes de professores de Língua Portuguesa, referentes ao ensino desta disciplina nas escolas públicas de Vitória da Conquista. Os participantes deste estudo não são receptores passivos. Os fenômenos por eles vivenciados necessitam ser discutidos e explicados em função de valores sociais que pertencem ao grupo. Portanto, procuraremos mostrar como certas representações, construídas socialmente, são compartilhadas pelos participantes da pesquisa que constituem um grupo de professores de escolas estaduais desta cidade. As pesquisadoras visitarão as escolas durante o primeiro semestre de 2014 , em contato próximo com os professores das escolas, a fim de observar a maneira como a temática é representada pelos professores. No segundo semestre de 2014 serão analisados os questionários e as entrevistas realizadas com esses professores. A pesquisa contará com a participação de três pesquisadores da UESB, que foram convidados em sala de aula, primeiramente, e, posteriormente, apresentaram-se, voluntariamente para participarem desse estudo.

Profª Drª Ester Maria de Figueiredo Souza

Nome do Projeto de Pesquisa: Cultura escolar, letramentos e interação didática (2020/2024)

 Descrição do projeto: O projeto situa-se na análise da aula como gênero do discurso e se suporta na investigação do cotidiano escolar, do currículo, das práticas de letramentos, da linguagem e no ensino com e como trabalho. Converge a investigação para a dimensão cultural e dialógica, da linguagem, do currículo e da cultura escolar em suas práticas de constituição de alteridades, de produção de efeitos de sentido e de criação humana. As relações entre discurso e ensino, concepções docentes acerca do trabalho pedagógico e dos objetos e materiais de ensino. Elencam-se como temáticas para investigação os documentos oficias de ensino, os materiais didáticos com fins específicos para o ensino de diferentes disciplinas escolares, as propostas de organização do trabalho escolar e de sistemas de ensino, os programas e projetos de formação de professores em exercício e em formação inicial nos diferentes segmentos e níveis da educação, o discurso didático e suas reverberações. A análise dos produtos autorais docentes, como narrativas, planos de aula, materiais didáticos, assim como as observações do cotidiano escolar revelam, como marca de identidade da profissão docente, uma instância de letramento do professor que merece ser problematizada.  Soma-se a isso, no âmbito do agir docente, a cartografia de gestos de professoralidade típicos das práticas discursivas para o ensino. O enfoque das práticas curriculares que tematizam os processos de ensino e aprendizagem em contextos de usos com a linguagem na sala de aula. Converge a investigação para a dimensão cultural e dialógica, da linguagem, do currículo e da cultura escolar em suas práticas de constituição de alteridades, de produção de efeitos de sentido e de criação humana.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Linguagem e docência: confluências bakhtinianas e freireanas (2020/2024)

Descrição do projeto: Projeto investiga bases conceituais do pensamento bakhtiniano (Mikhail Bakhtin) e freireano (Paulo Freire). Particularizam-se interfaces transdisciplinares, a natureza dialógica e a alteridade constitutiva das pesquisas no campo da linguagem e educação. Postula-se a investigação de princípios da teoria dialógica da linguagem para a formação do profissional docente e para o ensino e aprendizagem escolar, delimitando-se nos estudos dos processos de interação na sala de aula, conformando os gêneros discursivos como organizadores das ações com a linguagem nas práticas discursivas de ensino. Aporta-se, no reconhecimento cultural e intercultural das práticas de ensino para a constituição da identidade social dos sujeitos professor e aluno. Inclui protótipos, projetos e práticas de letramento como cenários discursivos para a formação docente, indicando movimentos dialógicos da interação na sala de aula entre professor/alunos/recursos didáticos Pautam-se a cultura e linguagem inscrita nos textos autorais de Paulo Freire e em Mikhail Bakhtin, a fim de extração das suas interfaces epistemológicas para o campo do currículo e da linguagem. Tais categorias analíticas remontam a estudos referenciados em teorias dialógicas da linguagem e na pedagogia emancipatória, diálogo conceitual e ideológico esse que tem instanciado uma posição política frente aos projetos de formação inicial e continuada da identidade docente.

Prof. Dr. Luiz Artur dos Santos Cestari

Nome do Projeto de Pesquisa: Pensamento pedagógico e prática educativa como humanização, pluralidade e ou diferença

Descrição: O objetivo desta pesquisa é estudar a relação entre pensamento pedagógico e prática educativa questionando a influência dos discursos sobre a humanização e de sua condição como pluralidade e ou diferença no pensamento pedagógico e no pensamento pedagógico brasileiro recentes. Numa perspectiva crítica, abordamos a apropriação da compreensão da humanização expressa na dualidade entre teoria e prática por matrizes discursivas do pensamento pedagógico moderno. Afastando-se desta postura e numa visão propositiva, pretendemos abordar o pensamento como constitutivo da própria prática. Neste sentido, a prática educativa é visualizada como lugar da formação humana, uma atividade de criação e experimentação que se deixa atravessar pela multiplicidade de sentidos que lhes são imanentes. De modo específico, este trabalho é uma pesquisa qualitativa, entendida aqui como a elaboração de uma construção textual que realiza a tarefa da interpretação, no sentido de fazer falar os discursos presentes em fontes primárias e secundárias de ideias, conceitos e práticas; e levando em consideração três movimentos como expressão de seus objetivos. Analisar a produção filosófica de duas tradições teóricas, problematizando a noção de ação humana (Hannah Arendt) e prática crítica (Jacques Derrida). Estudar como o pensamento pedagógico se confronta com a questão filosófico-antropológica de compreender a formação humana como diferença e ou pluralidade. Por fim, avaliar práticas educativas que expressam estas como um lugar de constituição de singularidades que lhes são imanentes como contribuições à constituição de um pensamento pedagógico emergente da prática educativa.

Profª Drª Marilete Galegari Cardoso

Nome do Projeto de Pesquisa: BAÚ BRINCANTE: o potencial do brincar livre das crianças da educação infantil

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa de investigação interinstitucional, envolvendo pesquisadoras da Universidade Federal da Bahia ? UFBA e da Universidade do Sudoeste da BahiaUESB/Jequié ?, tem por objetivo averiguar o potencial do brincar livre e difusão da cultura lúdica no ambiente de duas instituições de educação infantil nos Municípios de Salvador e Jequié-Bahia-Brasil., por meio da implantação de uma grande caixa contendo materiais não estruturados, colocada à disposição das crianças nos espaços de recreação dos espaços investigados. Este estudo também visa a criação de espaço de experiência, investigação reflexiva e formação para professores da educação infantil, na produção de sentidos acerca do brincar livre e da cultura lúdica infantil. Essa pesquisa será desenvolvida com base nos princípios qualitativos, adotando-se como método a investigação-ação sendo ancorada na epistemologia jogo e do brincar numa abordagem sociocultural (BROUGÈRE, 2002; 2004; 2006; 2012; LOPES, 2015, 2018) e da Sociologia da Infância (MALAGUZZI, 1999; SARMENTO, 2005). Estudo também sustentado na teoria ateliê didático sensível, com os encontros de formação para as professoras participantes (D?Ávila 2016; 2018) e Cardoso (2018). Os sujeitos do estudo são as crianças e professoras de escolas de educação infantil de turno integral da rede pública do Município de Jequié. As técnicas de pesquisa utilizadas são: observação, registros de fotografias/vídeos, entrevistas semiabertas. O tratamento e análise dos dados baseia-se na teoria da Análise de Conteúdo, com inspiração hermenêutica (MACEDO, 2006; 2009). Esperamos que, com os resultados da construção desse conhecimento, possamos ampliar discussões acerca da temática da cultura lúdica e brincar livre no ambiente escolar, bem como estabelecer e consolidar a cooperação entre universidade UESB e pesquisadores do Grupo de estudos e pesquisas em educação, didática e ludicidade (GEPEL) da Faculdade de educação (FACED) da UFBA, na construção e disponibilização de um referencial teórico sobre a temática estudada.

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Brincadeiras sem fronteira: estudo com crianças migrantes e refugiadas na cidade de Jequié – Bahia

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa objetiva compreender como as crianças venezuelanas migradas e refugiadas, de uma escola em Jequié –Bahia, se produzem e são produzidas por meio de brincadeiras, e quais condições de acolhimento são ofertadas às crianças. Para estudo, opta-se por um estudo de análise documental, com Estado do Conhecimento e a pesquisa empírica qualitativa que possa vir a fazer parte da pesquisa em seu desdobramento, por meio de estudo do tipo etnográfico (André, 2005) e a etnopesquisa de (Macedo,2006), embasado em estudos da Sociologia e da Filosofia da Infância. (Sarmento, 2005;2019; Agamben, 2008; Kohan, 2019; 2020; Brougère, 2004; 2006; Norões, 2022; Santos, 2012; Norões; Santos, 2022, dentre outros).A pesquisa constituirá das seguintes etapas: a) análise documental para produção de mapeamento teórico e normativo, sobre a situação dos refugiados no Brasil, a partir da análise dos contextos de algumas cidades brasileiras (com base nas informações de 2022 – 2023 do ACNUR); e das dimensões analíticas dos conceitos de refúgio, migração, fronteiras, Estado-Nação, entre outros. b) observações e registro em diários de campo; c) Escuta Sensível (entrevista/ crianças de 4 a 6 anos). Esperamos que este trabalho contribua para um olhar mais crítico e aberto sobre as crianças migrantes em nossas cidades, bem como possa contribuir para formação de professores, o olhar sensível para as práticas interculturais de acolhimento com “atitudes lúdicas”.

Profª Drª Nayara Alves de Sousa

Nome do Projeto de Pesquisa: A educação em saúde e o lúdico como assistência inclusiva e humanizada na pediatria

Descrição: Este estudo objetiva analisar significados atribuídos por profissionais da saúde, sobre a educação em saúde e o lúdico como assistência inclusiva e humanizada, no cotidiano da pediatria em um hospital público. Objetivos específicos: a) identificar as características dos profissionais de saúde, que desenvolvem a educação em saúde e o lúdico como assistência inclusiva e humanizada à criança hospitalizada; b) verificar por meio dos profissionais de saúde, qual a importância da educação em saúde e do lúdico, como assistência inclusiva e humanizada à criança hospitalizada; c) descrever como estão sendo desenvolvidas pelos profissionais de saúde, no cotidiano da pediatria, as ações de educação em saúde e do lúdico, como assistência inclusiva e humanizada; d) analisar como ocorre a relação dos familiares e das crianças com os profissionais da saúde, que desenvolvem a educação em saúde e o lúdico como assistência inclusiva e humanizada à criança hospitalizada; e) identificar quais as facilidades/dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde, que desenvolvem a educação em saúde e o lúdico como assistência inclusiva e humanizada à criança hospitalizada; f) realizar um levantamento das doenças mais prevalentes das crianças internadas, que participam das ações de educação em saúde e com o lúdico, em um hospital público pediátrico. Participarão dessa pesquisa em média 15 profissionais da saúde, atuantes na unidade de internação pediátrica do hospital. Será utilizada a abordagem qualitativa, em estudo exploratório descritivo, conduzido por um questionário. As temáticas serão apoiadas nos pressupostos de Paulo Freire e busca a participação dos profissionais da saúde. Estabelecidas as categorias de análise e após o tratamento das narrativas resultantes dos questionários, será adotada a análise de conteúdo. Percebe-se o estudo como relevante, à medida que seus resultados venham a servir de apoio ao ambiente hospital pediátrico, para adoções de estratégias eficazes de educação em saúde e do lúdico, por parte dos profissionais de saúde, promovendo uma assistência mais inclusiva e humanizada para as crianças hospitalizadas.

Profª Drª Nereida Maria Santos Mafra Benedicts

Nome do projeto de pesquisa: A memória e o olhar geográfico na Educação Básica: tradições nos saberes e fazeres no ensino de geografia.

Descrição do Projeto: o projeto visa analisar os saberes e fazeres no ensino de geografia por meio da memória de docentes e discentes na educação básica. A proposta faz parte de diversos estudos que são desenvolvidos desde a minha inserção no curso de geografia, no ano de 2001, como professora das disciplinas didático-pedagógicas do curso, como supervisora de estágio supervisionado e do projeto de extensão de assessoria permanente aos professores de geografia da rede pública de ensino e do laboratório de ensino de geografia. as pesquisas acerca do ambiente escolar e as relações constituídas nesse universo, assim como as reflexões, permitiram pensar o espaço escolar como produto da construção de memórias docente e discente, como sujeitos que congregam ao seu modo, práticas e saberes dos quais se apropriaram em diferentes momentos e contextos de vida. diante disso, a presente proposta se constitui como um importante instrumento que aqui se apresenta, tendo como campo de estudo as escolas da educação básica na cidade de Vitória da Conquista – Ba. A escolha pelo tema decorre da percepção de uma diversificação de memórias no espaço escolar e que de alguma forma, influenciam os saberes e fazeres no ensino, sobretudo, o da disciplina de geografia. esse conhecimento insere-se por meio do contexto histórico, cultural e social que submerge a escola. isto expressa, fundar relações entre a sociedade, a educação e a escola.

Profª Drª Priscila d’Almeida Ferreira

Nome do Projeto de Pesquisa: O cuidado fisioterapêutico e a humanização nas unidades de terapia intensiva

Descrição do projeto: Este estudo objetiva identificar as percepções dos pacientes adultos internados, lúcidos e orientados, quanto ao cuidado fisioterapêutico e à humanização nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) de um Hospital Público no município de Jequié na Bahia. A população do estudo será representada por pacientes internados, adultos com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos, todas as religiões e crenças. A amostra do estudo será constituída por 20 pacientes adultos com capacidade de verbalização oral e/ou escrita preservada, ser lúcido e orientado para responder ao instrumento de pesquisa, sendo assim avaliado pela escala de Glasgow e o Mini exame do Estado Mental (MEEM), que estejam no mínimo 24 horas internadas e que já tenham realizado pelo menos três sessões de fisioterapia. Trata-se de um estudo de caráter prospectivo, com uma abordagem qualitativa e descritiva. Para coleta dos dados será utilizado um questionário elaborado por Lopes et al (2009), que será aplicado por meio de uma entrevista face-a-face, sendo constituído de questões fechadas referentes a dados sócio-demográficos, dados da avaliação da relação fisioterapeuta-paciente, uma questão aberta relacionada a percepção do paciente frente à sua internação e permanência na UTI, sendo adaptado para essa pesquisa para que as observações e comentários possam ser registrados. Para a análise estatística será realizada uma análise descritiva simples. A partir dos resultados encontrados, pretende-se propiciar ações de cuidado que promova uma adequada interação paciente-fisioterapeuta na UTI, no que diz respeito à assistência fisioterapêutica humanizada minimizando desta forma, os aspectos negativos evidenciando os positivos durante a internação do paciente, visando assim uma redução do tempo de internação e aumento da sobrevida e bem-estar geral.

Prof. Dr. Sebastião Kennedy Silva Soares

Nome do Projeto de Pesquisa: Vidas de professores, narrativas e docência: investigações (auto)biográficas no Tocantins

Descrição do projeto: Este projeto tem por objetivo compreender os sentidos que os professores atribuem às trajetórias de vida, formação e percurso profissional atauntes na região Sudoeste do Tocantins. O trabalho será fundamentado com base nas contribuições de Souza (2008), Passeggi (2010), Josso (2010), Oliveira (2011), Morinã (2017), Nóvoa; Finger (2010), Bolívar; Domingo; Fernández (2001), Guimarães (2006), Zabalza (2004) dentre outros, que têm salientado que a narrativa (auto)biográfica, oral e escrita, com os professores, tem possibilitado que eles desenvolvam um pensar sobre o conhecimento de si, a revisão da atividade docente e melhorias da prática pedagógica, particularmente, pelo caráter heurístico, subjetivo e intersubjetivo que permeiam suas narrativas. Nosso propósito não será apenas capturar dados, mas também as experiências de vida narradas oralmente ou escritas por meio de instrumento de memoriais reflexivos, entrevistas orais, cartas, diários educativos, fotografias, atêlies biográficos, dentre outros instrumentos de pesquisa-formação. A análise compreensiva-interpretativa será utilizada nas narrativas produzidas nas pesquisas. Esperamos contribuir com as pesquisas produzidas, proposições da criação de políticas de formação docente que valorizem a história de vida, os saberes e fazeres dos professores.

LINHA 4: Conhecimento e Práticas Escolares

Profª Drª Andrecksa Viana Oliveira Sampaio

Nome do projeto de pesquisa: Geografia Escolar: história da disciplina, formação do pensamento geográfico e os processos de ensinar e aprender

Descrição do Projeto: A proposta de pesquisa surge da necessidade de compreender as dimensões da Geografia escolar, no que se refere aos estudos sobre a história da disciplina, a formação do pensamento geográfico e os processos de ensinar e aprender. Os temas são abrangentes a fim de que possam ser desenvolvidos subprojetos por bolsistas de Iniciação Científica, alunos da graduação em Geografia, do Mestrado e Doutorado em Educação com ênfase em conhecimento e práticas escolares no ensino de Geografia. A temática da pesquisa perpassa por vários questionamentos: qual o verdadeiro sentido de
ensinar Geografia? o que ensinar? Como ensinar? Para que e quem ensinar Geografia? Como desenvolver o imaginário geográfico dos professores e alunos? Quais as contribuições das categorias lugar, paisagem e território para o sentido/significado de ensinar e aprender Geografia? Como a história da Geografia escolar pode auxiliar na compreensão dos processos de ensinar e aprender Geografia? Quais os diferentes instrumentos simbólicos produzidos pela Geografia para o desenvolvimento do pensamento Geográfico? Estas inquietações, aliadas à necessidade de estruturar um registro de pesquisa que venha a servir às gerações atuais e futuras, motivaram a construção desta proposta. Com a implementação da pesquisa acredita-se que, os resultados e os seus desdobramentos (subprojetos) poderão contribuir para uma melhor compreensão teórica, prática e social das relações que se estabelecem entre os sentidos de ensinar e aprender Geografia.

Palavras Chaves: Aprendizagem Significativa. Ensino e Aprendizagem em Geografia. Sentido formativo da Geografia

Prof. Dr. Edinaldo Medeiros Carmo

Nome do Projeto de Pesquisa: Produção curricular e as implicações para as disciplinas escolares Ciências e Biologia

Descrição do projeto: Este estudo objetiva investigar as implicações que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe para a prática de professores de Ciências e Biologia, focando nos modos como eles têm mobilizado os seus saberes frente as prescrições curriculares. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, o qual tem também como objetivo compreender o processo de produção curricular após a homologação da BNCC.

Prof. Dr. Jonson Ney Dias da Silva

Nome do Projeto de Pesquisa: Educação Matemática de Jovens e Adultos na Cidade de Vitória da Conquista

Descrição do projeto: O projetodescreve uma pesquisa que visa investigar como vem sendo desenvolvida a Educação Matemática de Jovens e Adultos (EMJA) na cidade de Vitória da Conquista – BA. Para tal propósito, será empregada uma abordagem qualitativa e os dados utilizados serão sendo coletados no contexto escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas instituições de formação de educadores, acompanhando a atuação de docentes e educandos dessa modalidade. Tal pesquisa pretende elaborar um panorama da EMJA na cidade para poder contribuir com a discussão na área de estudos sobre o ensino de Matemática na EJA, além de trazer subsídios para pensar e discutir a respeito do ensinar e aprender, analisando múltiplos aspectos. Dessa forma, este objetivo mais amplo permitirá compor uma espécie de mosaico de investigações, no qual, metaforicamente, as diferentes pesquisas, que serão desenvolvidas por licenciandos seja em iniciação científica e/ou trabalho de conclusão de curso, buscando construir uma compreensão maior sobre a EMJA na cidade de Vitória da Conquist

 

Nome do Projeto de Pesquisa: Literatura de Cordel nas Aulas de Matemática

Descrição do projeto: O projeto descreve uma pesquisa que visa identificar as contribuições do trabalho com texto de cordel no contexto das aulas de Matemática. Para tal propósito, será empregada uma abordagem qualitativa e os dados utilizados serão produzidos por meios de observações no contexto escolar de uma sala de aula de Matemática em escolas de Vitória da Conquista e região. As observações serão filmadas e transcritas e se constituirá em material para a realização de entrevistas com educadores e educandos. Tal pesquisa visa contribuir com a discussão na área de estudos sobre Educação Matemática, além de trazer subsídios para pensar e discutir sobre vários aspectos como: a formação e o desenvolvimento profissional de professores que lecionam Matemática, em situações formais e/ou informais, além do trabalho com texto de cordel nesse contexto.

Profª Drª Lúcia Gracia Ferreira Trindade

Nome do Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento profissional e a carreira docente brasileira: diálogos com professores da Educação Básica

Descrição do projeto: Esta pesquisa visa contribuir para os estudos sobre a formação docente, a docência, a carreira docente e o desenvolvimento profissional dos professores da Educação Básica. Objetiva analisar como os professores da Educação Básica se constroem profissionalmente, considerando as políticas públicas vigentes e um modelo brasileiro para a carreira docente e os impactos/contribuições para o ensino. Este estudo será realizado, primeiramente, por meio de levantamento das produções existentes sobre o tema no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e, posteriormente, pela realização de pesquisa de campo. Empregaremos uma abordagem qualitativa considerando o caráter multidisciplinar da pesquisa que será realizada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Optamos por utilizar como instrumento para a coleta de dados o questionário que serão aplicados pessoalmente ou disponibilizado por meios eletrônicos/digitais aos professores, tendo como amostra central quatro municípios do Estado da Bahia. A análise dos dados coletados será realizada por meio da Técnica da Análise de Conteúdo, dando tratamento aos dados qualitativos e, para os quantitativos, a Análise Estatística. Esperamos com esta investigação contribuir para o fortalecimento das pesquisas sobre o desenvolvimento profissional e a carreira docente e para subsidiar a elaboração de políticas públicas (ensino e formação docente), nas múltiplas escalas.

Prof. Dr. Magno Clery da Palma-Santos

Nome do Projeto de Pesquisa: A produção de discursos e posições de sujeitos no currículo da Licenciatura em Ciências Biológicas

Descrição do projeto: O A investigação da produção discursiva em um currículo, apresenta e questiona as relações de poder estabelecidas, os objetivos e as estratégias dos projetos políticos, os mecanismos de condução dos sujeitos envolvidos na prática docente. É um estilo de pesquisa que evidencia as práticas exercidas com o objetivo de criar modos de pensar, de ser e de agir na educação. Questiona: Quais são os discursos que atravessam a licenciatura em ciências biológicas e os efeitos que promovem nos indivíduos em processo de formação? Como estratégias são engendradas para demandar por diferentes posições na categoria professor de biologia/ciências? Objetiva: analisar a produção discursiva que circula e imprime sentidos de ser docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB, campus de Vitória da Conquista

Profª Drª Marcia Mineiro

Nome do Projeto de Pesquisa: Ludicidade no Ensino de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Descrição do projeto: A ludicidade faz parte do ser humano, independente de idade, sexo ou cultura. Muito se encontra produzido cientificamente para o ensino lúdico de crianças, porém a pesquisa envolvendo a ludicidade no ensino universitário é escassa: eis o interesse e local principais da pesquisa, que tem como finalidade analisar as representações dos discentes sobre a ludicidade no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), elaborando atividades de potencial lúdico-pedagógicos para os conteúdos do curso de Ciências Contábeis. Este trabalho tem sua importância justificada porque encontrar materiais concretos apropriados, jogos e atividades de cunho pedagógico estruturado para o ensino de Ciências Contábeis é impraticável, da mesma forma, a própria ideia abstrata de uma Mediação Didática Lúdica (MDL) exige pesquisa, criatividade e capacidade de elaboração pedagógica. No contexto em que se pretende investigar encontram-se os discentes de um curso de Ensino Superior noturno, os quais na grande maioria chegam à aula esgotados do trabalho, além dos professores – que em sua maioria – têm a docência como atividade secundária, são bacharéis na docência. Os primeiros buscam aprender mais e de forma prazerosa e os segundos não têm tempo, material de apoio e/ou formação (em tese) para mediar lúdico-didaticamente. Assim, este projeto se justifica por primeiro conhecer a literatura produzida sobre esta temática, além de buscar atender aos dois sujeitos, promovendo estudos sobre a aprendizagem lúdica e significativa, conhecendo as concepções de ludicidade, necessidades e opiniões dos discentes, bem como, desenvolvendo materiais didáticos que se apliquem às diversas situações áulicas dos conteúdos contábeis. Buscar-se-á saber como o adulto percebe a Atividade de Potencial Lúdico-Pedagógico (APLP), qual é a concepção do adulto sobre o uso de atividades desta natureza nas aulas do ensino superior, como os discentes reconhecem o tempo decorrido nas atividades lúdicas, qual a relação que eles estabelecem entre as APLPs e sua aprendizagem, além de como e quais APLPs podem fazer parte nas aulas de Ciências Contábeis para potencializar a aprendizagem discente e possivelmente fomentar o fenômeno interno da ludicidade pela concepção subjetiva.

Profª Drª Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz

Nome do Projeto de Pesquisa: Legitimação de ações de violência psicológica em violência simbólica no cotidiano escolar

Descrição do projeto: O presente projeto busca investigar nas relações entre o professor e a criança, ações que podem legitimar a violência psicológica em violência simbólica. Partindo do pressuposto de que o sujeito se constitui nas e pelas relações que mantém com o outro durante seu desenvolvimento, o ponto a ser considerado é que, a ação de violência psicologicamente exercida pode ser uma violência simbólica legítima, a qual pode incluir o professor no exercício do poder simbólico. A pesquisa, pautada nas diretrizes epistemológicas da investigação qualitativa, fará uso de cenas que registram atos de violência na relação entre professor e alunos na sala de aula. Os dados a serem utilizados fazem parte do Banco de Dados do Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga-BA e foram obtidas através da coleta de dados desenvolvida no Projeto de Pesquisa intitulado ?A violência psicológica na relação entre professor e aluno dos anos iniciais da escolarização?. Projeto esse que se encontra cadastrado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e foi submetido ao Comitê de Ética CAAE nº 04672612.0.0000.0055. Foram participantes 04 alunos de duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Itapetinga-BA e seus respectivos professores. Os instrumentos utilizados foram observação com registro do diário de campo, vídeogravação e autoscopia. É relevante o desenvolvimento desse estudo, dada a proposição da elaboração de conhecimentos que possibilitem compreender e subsidiar a transformação de uma realidade em que crianças podem ser vitimizadas na escola, além de contribuir para uma reflexão acerca do tema da violência psicológica nas relações escolares.

Profª Drª Roselane Duarte Ferraz

Nome do Projeto de Pesquisa: Concepções e sentidos de prática reflexiva na proposta curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR

Descrição do projeto: O estudo busca analisar as concepções e os sentidos atribuídos a prática reflexiva, expressa na proposta curricular do curso de licenciatura em Pedagogia do PARFOR, estabelecendo um diálogo com outros documentos de cunho nacional. Especificamente, objetiva identificar as concepções de prática reflexiva expressas na proposta curricular do curso de licenciatura em pedagogia do PARFOR; Conhecer os sentidos atribuídos a prática reflexiva, a partir das concepções expressas na proposta curricular do curso de licenciatura em pedagogia do PARFOR; Conhecer como os documentos oficiais concebem prática reflexiva na formação de professores; Entender as aproximações e variações entre as concepções e sentidos de prática reflexiva presentes na proposta curricular do curso de pedagogia/PARFOR e aquelas produzidas nos documentos oficiais que tratam da formação de professores. Será realizada uma pesquisa documental que terá como principal fonte o Projeto do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia com ênfase na Educação Infantil e Séries iniciais do Ensino Fundamental e o ementário dos planos de curso dos seus componentes curriculares, do curso de Formação de Professores/Parfor, campus de Itapetinga. Para análise dos dados será utilizado a análise de conteúdo

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