Campus de Vitória da Conquista, 03 de maio de 2024

Página Inicial » Notícias e Eventos

DOUTORANDAS DO PPGMLS SÃO APROVADAS PARA ESTUDAR NO EXTERIOR

28 de julho de 2022

Duas alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB) foram aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para realizarem estudos na Europa no âmbito do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Ambas terão bolsa de estudos. Mantido pela CAPES, o PDSE tem como objetivo apoiar a formação de pesquisadores(as) por meio da concessão de  bolsas de doutorado-sanduíche no exterior.

A pesquisadora Luisa Prazeres Vasconcelos fará doutorado-sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal, a partir de setembro de 2022 e até junho de 2023. O tema da pesquisa desenvolvida pela doutoranda no PPGMLS é “Entre a escassez e a abundância: a memória dos usos e desusos da água na cidade de Vitória da Conquista/BA”.

A pesquisadora Priscila Silva de Figueiredo irá para a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, onde cursará o doutorado-sanduíche a partir de outubro de 2022 e até abril de 2023. A doutoranda desenvolve pesquisa no PPGMLS sobre o tema “Mulheres e as plantas medicinais: memória e etnobotânica em uma comunidade quilombola da Bahia”.

Este é o resultado do trabalho contínuo que vem sendo realizado no âmbito da internacionalização do PPGMLS e mais uma oportunidade de troca de experiências de pesquisa. Desde 2014, o PPGMLS mantém bolsas de doutorado-sanduíche para períodos de estudos de doutorandos(as) em outros países. Sob a supervisão de um(a) coorientador(a) no exterior, os(as) doutorandos(as) têm a oportunidade de pesquisar em centros de referência, aprender idiomas, atualizar seus conhecimentos e incorporar novos métodos de desenvolvimento da pesquisa acadêmica. Além disso, a internacionalização de suas pesquisas proporciona maior visibilidade à produção científica realizada no Brasil.

Telefone:

Endereço: