Campus de Vitória da Conquista, 09 de maio de 2024

Página Inicial » Notícias e Eventos

PPGMLS coordena Mestrado Interinstitucional UESB-IFMA

8 de janeiro de 2018

Após os exames de qualificação ocorridos em setembro e outubro de 2017 no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o Mestrado Interinstitucional (Minter) em Memória: Linguagem e Sociedade inicia a sua etapa final: a escrita e defesa das dissertações até julho de 2018.

Turma do Minter UESB-IFMA durante aula do prof. dr. Edson Silva de Farias (ao centro, de camiseta cinza), em São Luís, Maranhão, em agosto de 2016

Turma do Minter UESB-IFMA durante aula do Prof. Dr. Edson Silva de Farias (ao centro, de camiseta cinza), em São Luís, Maranhão, em agosto de 2016

Voltado para a formação acadêmica de docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o Minter em Memória é resultado da parceria entre a UESB, por meio do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), e o IFMA. O Mestrado Interinstitucional foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos termos do edital nº 23/2014 e da portaria nº 75/2015, e é regido pelo convênio nº 23249.015887.2015-18, estabelecido entre a UESB e o IFMA em novembro de 2015.

Coordenado pela Profa. Dra. Milene de Cássia Silveira Gusmão, docente do curso de Cinema e Audiovisual da UESB e do quadro permanente do PPGMLS, o Minter teve início com o processo seletivo dos seus discentes, realizado entre 2 de maio e 14 de julho de 2016, quando foram aprovados 18 professores do quadro permanente do IFMA.

As aulas do mestrado tiveram início em agosto de 2016, no campus do IFMA-Centro Histórico, em São Luís. Na capital maranhense, os discentes cursaram a disciplina Teorias da Memória I, ministrada pelo Prof. Dr. Edson Silva de Farias, docente da Universidade de Brasília (UnB) e do quadro permanente do PPGMLS. Entre setembro e dezembro de 2016, os mestrandos deslocaram-se para Vitória da Conquista, onde outras três disciplinas foram ministradas no campus da UESB. Nesse período, estreitou-se ainda mais o contato pessoal dos mestrandos com seus orientadores.

O segundo semestre letivo do Minter iniciou-se em abril de 2017, novamente no campus do IFMA-Centro Histórico, em São Luís, onde a Profa. Dra. Maria Salete de Souza Nery, docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do quadro permanente do PPGMLS, ministrou a disciplina Estudos em Memória.

No terceiro semestre, os mestrandos retornaram para Vitória da Conquista, onde apresentaram seus projetos de pesquisa no XII Colóquio Nacional e V Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, evento realizado na UESB entre os dias 26 e 29 de setembro de 2017. Também cursaram a disciplina Teorias da Memória II, ministrada pelo Prof. Dr. Auterives Maciel Jr., docente da PUC-Rio e colaborador do PPGMLS. Estudioso da obra do filósofo francês Henri Bergson (1859-1941), Auterives é autor do recém-lançado “O todo-aberto: duração e subjetividade em Henri Bergson” (Arquimedes Edições).

Nesse período, cumpriu-se uma das etapas decisivas do Minter: os exames de qualificação. Os mestrandos apresentaram seus trabalhos de dissertação em andamento a bancas formadas por pelo menos três professores avaliadores. A etapa final das atividades do Minter ocorrerá no primeiro semestre de 2018, quando os mestrandos deverão concluir a escrita das dissertações, para defendê-las perante bancas avaliadoras.

Segundo a coordenadora do PPGMLS, Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva, o Minter é uma das atividades de inserção e intervenção do Programa de Pós-Graduação em Memória para além da região sudoeste da Bahia, onde são realizadas as principais ações de ensino, pesquisa e extensão da UESB. “As atividades do PPGMLS representam o seu compromisso com a transformação local, regional e nacional. Isso porque o programa assume uma concepção integrada de pesquisa, ensino e intervenção”, avalia.

Telefone:

Endereço: