Campus de Vitória da Conquista, 27 de abril de 2024

Página Inicial » Notícias e Eventos

Professor colaborador do PPGMLS, advogado Ruy Medeiros é homenageado pela OAB

29 de junho de 2018

Advogado, ativista dos direitos humanos, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) e docente efetivo do curso de Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Ruy Hermann Araújo Medeiros, 71 anos, é uma das principais referências do campo jurídico na Bahia.

Com uma trajetória de 45 anos de atiRuy Medeirosvidades jurídicas, iniciada em 1973, ele é homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Vitória da Conquista, com a 1ª edição do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público. Voltado para advogadas e advogados inscritos na OAB/BA, o prêmio é concedido através de concurso de avaliação de artigos sobre direito público brasileiro. As inscrições para o prêmio estão abertas até 16 de julho de 2018, conforme edital lançado pela OAB.

Professor desde a década de 1970, quando trabalhou no ensino ginasial e no ensino médio, Medeiros tornou-se docente do curso de Direito na UESB em 1999. Em 2015, concluiu o doutorado em Memória no PPGMLS com a tese “Memória compartilhada e História: entre alienação e ideologia”, pesquisa que, nas palavras de seu autor, “trata basicamente da delimitação de campos do saber – História e memória – e da relação entre memória compartilhada e o ser social, diante das intermediações na forma de alienação, reificação e ideologia, e do fenômeno de sua institucionalização”. Atualmente, é também professor colaborador do PPGMLS.

Na OAB, Medeiros preside a Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Vitória da Conquista, onde já ocupou os cargos de presidente e conselheiro federal. Conforme declarou o atual presidente da Subseção da OAB de Vitória da Conquista, Ubirajara Ávila, no site da entidade, Medeiros é um exemplo para jovens e experientes advogados e advogadas. “Até hoje, ele atende a todos os chamados da OAB, principalmente no combate à violação de prerrogativas dos colegas e na defesa dos direitos dos menos favorecidos. Tenho em Ruy a figura do porto seguro da nossa profissão, ao passo que essa homenagem é justa diante da sua grandeza e da completude do seu legado”, ressalta.

A presidente do Conselho Editorial da Subseção da OAB de Vitória da Conquista, Luciana Santos Silva, disse, em entrevista à Assessoria de Comunicação da UESB, que conceder ao prêmio o nome de Ruy Medeiros consolida o papel do advogado conquistense como símbolo de resistência e de atuação jurídica comprometidas com os valores democráticos e com a responsabilidade profissional. “Ruy é um grande jurista, advogado combativo e intelectual primoroso. Para os advogados e advogadas que ingressam na profissão, ele é um exemplo inspirador”, declara.

Telefone:

Endereço: