Campus de Vitória da Conquista, 07 de julho de 2024

Página Inicial » Notícias e Eventos

Professores e alunos do PPGMLS participam de seminário do CMD em Goiânia

24 de agosto de 2018

Algumas das pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), integram a programação do XXII Seminário sobre Cultura, Memória e Desenvolvimento. Organizado pelo grupo de pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás, o evento ocorre em Goiânia, de 29 a 31 de agosto de 2018, tendo como tema central “O método na pesquisa em cultura”. Encontro de abrangência nacional, o seminário do CMD reúne pesquisadores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa de diferentes regiões brasileiras.Seminário_CMD_cartaz

No dia 29, na mesa “Questões de psicogênese nos processos de circulação cultural e de conhecimento”, o Prof. Dr. Edson Silva de Farias (Unb/UESB), fundador do CMD e docente do PPGMLS, expõe a pesquisa “O problema da psicogênese em torno das formas artísticas e psíquicas”, e a Profa. Dra. Maria Salete de Souza Nery (UFRB/UESB), também docente do PPGMLS, trata dos “Processos de estigmação a partir dos odores corporais: o cheiro da cor”. No dia 30, a Profa. Dra. Milene de Cássia Silveira Gusmão, docente do PPGMLS e da graduação em Cinema e Audiovisual da UESB, proferirá a conferência “Cinema e memória: entre percursos de pesquisa e processos de formação”.

Também integram a programação do seminário do CMD estudos desenvolvidos por alunos do PPGMLS: as pesquisas de doutorado “O Brasil e o Tropicalismo nos anos 1960”, de Givanildo Brito Nunes, e “A vida é bela e a poética cultural da virada de século”, de Joslan Santos Sampaio, bem como a pesquisa de pós-doutorado “O Neorrealismo e o Ciclo Baiano de Cinema”, de Euclides Santos Mendes. Esses trabalhos, orientados pela Profa. Dra. Milene Gusmão, compõem a mesa “Usos e leituras da história em sociologia da cultura”, que ocorre no dia 30.

No dia 31, integra a mostra audiovisual, dedicada a pensar o Brasil em filmes, o documentário “O complexo cultural do boi-bumbá do médio Amazonas e Parintins”, dirigido por Rogério Luiz Silva de Oliveira, mestre e doutor pelo PPGMLS e professor da graduação em Cinema e Audiovisual da UESB.

Criado em 2002 na Universidade Federal da Bahia, o CMD é uma rede com 26 pesquisadores e 20 estudantes inseridos em 11 instituições brasileiras de ensino e pesquisa, tendo como sede o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Desde sua criação, o CMD organiza um encontro anual de pesquisa, já realizado em Brasília, Vitória da Conquista, Salvador, Cachoeira, Fortaleza, entre outras cidades brasileiras. Desde 2013, o grupo é responsável pela edição da revista Arquivos do CMD, que está hospedada no Diretório de Revistas da UnB (http://periodicos.unb.br/index.php/CMD/index). Para mais informações sobre o CMD, acesse o site www.culturaememoria.com.br.

Telefone:

Endereço: