FELICITAÇÕES DA AAPA AOS CALOUROS!!!

Caros Estudantes,

É com muita satisfação que recebemos os calouros e as calouras do primeiro semestre letivo de 2019 da UESB. Discentes que após muito esforço, dedicação e perseverança, conseguiram entrar no ensino superior em nossa Instituição. Aos novos graduandos, gostaríamos de dar as boas-vindas e dizer “sintam-se abraçados, esperados e acolhidos”.

Sugerimos que ao longo da sua trajetória acadêmica, no processo de formação da sua identidade profissional, permitam-se ser transformados pelas novas experiências, pelos novos, diversos e amplos conhecimentos científicos, pelos relacionamentos, pelos encontros e também pelos desencontros que permeiam as práticas de ensino, pesquisa e extensão que ocorrem numa Universidade.

Lembramos que o processo de amadurecimento, de conquista da autonomia intelectual, requer troca, solidariedade, compreensão, humildade e exigirá que vocês continuem se dedicando muito aos estudos. Mas um esforço maior será necessário para que possam ampliar a sua leitura e compreensão deste mundo contemporâneo, que hoje muito nos assombra e surpreende, para nele atuarem, como discentes e futuros profissionais, com dignidade, senso de justiça e humanidade.

Nesse percurso de crescimento e transformação, os alunos dos primeiros semestres podem enfrentar algumas dificuldades, sejam relacionadas aos conteúdos, aos relacionamentos, à rotina e cultura acadêmicas, ou de outra natureza. Mas saibam que não estão sozinhos, pois podem recorrer aos amigos, aos colegas, aos representantes das entidades estudantis, ao colegiado ou aos profissionais da Assessoria de Permanência Estudantil e Ações Afirmativas.

Para o momento de acolhimento, temos a responsabilidade histórica de também dizer:

Sejam bem-vindos à luta em defesa da universidade pública! Venham se solidarizar com a gestão, com os movimentos dos docentes, dos técnicos e dos discentes, em defesa de nossa instituição!

Juntem-se a outras vozes que hoje afirmam: não entregaremos a universidade pública, patrimônio do povo brasileiro, à iniciativa privada! enfrentaremos as tentativas de retrocesso nas políticas que representam importantes conquistas civilizatórias, como o direito à diversidade, o direito aos programas de ações afirmativas, o direito de negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e alunos de escolas públicas terem acesso ao ensino superior público no brasil! nos insurgiremos contra a criminalização dos movimentos sociais ou o patrulhamento ideológico de nossos docentes!

Se, durante seu processo formativo, também aprenderem e ensinarem que é preciso resistir a todas as formas de violência e opressão destes tempos sombrios em que vive o país, acredito que teremos cumprido nosso papel.

Sejam bem-vindos à luta em defesa da UESB!

Equipe AAPA

Assessoria de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas