Assistência Estudantil

A área da Assistência Estudantil atua com as ações voltadas aos discentes matriculados e frequentando regularmente os cursos presenciais de graduação da UESB, que não possuam diploma de nível superior, nos seus três campi, e que se encontre em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou que comprometa sua condição de permanência na graduação e o êxito nas atividades acadêmicas.

 

Neste sentido, a Universidade têm trabalhado com o Programa de Assistência Estudantil da Universidade, regido pela Resolução CONSU nº 011/2008, e com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST) instituído através da Portaria Normativa nº 25/2010.

Ambos os Programas visam combater às desigualdades sociais, regionais e de inclusão social que promova a garantia da permanência e o sucesso aos estudantes na Universidade.

Para tanto a Assistência Estudantil da Universidade desenvolve ações que se fundamentam nos seguintes Subprogramas: Permanência; Desempenho Acadêmico; Cultura, Lazer e Esporte; e, Assuntos da Juventude.

Os discentes interessados em fazer parte da Assistência Estudantil precisam se inscrever no Edital de Habilitação às Ações da Assistência que é lançado anualmente na Universidade.

O discente considerado Habilitado poderá ter direito às seguintes ações/benefícios da Assistência Estudantil desenvolvido pela UESB, que serão oferecidos de acordo com os critérios estabelecidos por cada subprograma:

a) Assistência da Equipe Multidisciplinar, composta por: Pedagogos, Psicólogos e Assistentes Sociais;

b) Inscrição como candidato aos Cursos Livres, conforme vagas disponibilizadas no site da UESB;

c) Participação nas ações promovidas pela psicologia quanto à Dificuldade de Aprendizagem;

d) Participação ao processo seletivo às Bolsas Auxílios (Alimentação, Moradia Transporte e outras) e à vaga na Residência Universitária;

e) Participação ao processo seletivo nas ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST);

f) Participação nas demais ações que são, ou serão, oferecidas pelo setor, através dos projetos e/ou atividades promovidas pela UESB ou pela equipe multidisciplinar da PROEX/GAE.