Apresentação

A UESB implantou em 14 de julho de 2008 o Programa de Ações Afirmativas, através da Resolução CONSEPE nº 36/2008, definindo as seguintes ações: sistema de reservas de vagas combinadas com quotas adicionais no concurso vestibular para os cursos de graduação da UESB (acesso); Assistência Estudantil (permanência) e Integração com a comunidade e fortalecimento de ações externas de Assuntos Comunitários.

 

Com relação a permanência, entrou em vigor na UESB em 17 de dezembro de 2008 a Resolução CONSU nº 011/2008, que estabeleceu as regras do Programa de Assistência Estudantil. Para isso, foi institucionalizada a Gerência de Assistência e Assuntos Estudantis (GAE), vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).

 

A GAE tem como missão propor, desenvolver e apoiar ações voltadas a promover a integração e assistência social aos discentes da graduação da UESB, com vistas a contribuir com a formação acadêmica estudantil e atender as áreas e prioridades estratégicas, em articulação com as demais estruturas universitárias.

 

Para o desenvolvimento de suas atividades a GAE está estruturada nos três campi da Universidade, sendo que no campus de Vitória da Conquista estão sediadas a Gerência, a Subgerência de Assuntos Estudantis (SAE) e a Coordenação de Assistência e Residência Estudantil (CAR) e nos campi de Jequié e Itapetinga as Subgerências, setoriais, de Assuntos e Assistência Estudantil (SAAE).

 

Além da equipe administrativa a GAE é composta por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área de Psicologia, Pedagogia e Assistência Social, nos três campi.