INFORMES DA AAPA À COMUNIDADE ACADÊMICA!

AAPA

INFORMES DA ASSESSORIA ESPECIAL DE ACESSO, PERMANÊNCIA E AÇÕES AFIRMATIVAS (AAPA)

Atualizado em Nov/2019.

Informamos à comunidade acadêmica os seguintes procedimentos da AAPA:

a) O MATERIAL ESPORTIVO que estava com a AAPA foi encaminhado para os DCEs e CEB dos três campi. As entidades estudantis dos campi de Jequié e Conquista utilizarão ainda este ano parte destes materiais;

b) Os 16 KG DE Filamentos para as Impressoras 3D adquiridos pela AAPA, material de consumo necessário para produção de peças em 3D, destinados aos alunos com deficiência, já foram entregues às unidades dos Núcleos de Ações Inclusivas para Pessoa com Deficiência (NAIPD) dos campi de Vitória da Conquista e Jequié. O NAIPD do campus de Itapetinga deverá apresentar demanda do tipo de material em 3D necessário ao NAIPD de Vitória da Conquista, uma vez que até então não há profissional do campus capaz de operar ou orientar o uso da impressora. Por ora, a terceira impressora está sob responsabilidade do curso de Ciência da Computação, usada na formação de discentes.

Além disso, foram contratados mais dois profissionais para os NAIPDs, sendo um para Vitória da Conquista e outro para Jequié.

c) Concluímos o trabalho do GT do Eixo 6 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) sobre AÇÕES AFIRMATIVAS, ASSISTÊNCIA E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL e o Seminário Integrador será realizado dias 13 e 14/11/19 no campus de Vitória da Conquista. O PDI projeta a Universidade para os próximos cinco anos.

d) Foi realizado no dia 30/10/19 o SEMINÁRIO INTERNO da AAPA que contou com a participação de todos os gestores e equipes técnicas das Coordenações de Acessibilidade, Permanência e Ações Afirmativas (COAPA), incluindo os técnicos e coordenadores pedagógicos do NAIPD. Na oportunidade unificamos procedimentos estratégias e propostas de atuação, além de socializar todos os objetivos do PDI.

e) Foi aprovado pela COMISSÃO DE ORÇAMENTO da UESB, a proposta de uma rubrica para a ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL no valor de R$ 2.810.000,00 (dois milhões oitocentos e dez mil reis) sendo que destes: R$ 42.000,00 (quarenta e dois mil reais) deverá ser para aquisição de bens ou equipamentos permanentes e R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)  será destinado ao futuro Edital de Intercâmbio, para garantia de bolsas para discentes, havendo reserva de uma porcentagem para alunos habilitados ao PRAE, conforme aprovação do Comitê Gestor.

O Orçamento agora deverá ser aprovado pelo CONSU. Ressaltamos que o orçamento da AAPA é maior do que determinadas Pró-Reitorias.

f) Foi aprovado pela Gestão que o projeto do ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA DO CAMPUS DE ITAPETINGA, já aprovado pelo Conselho de Campus,  deverá ser executado em 2020 e o projeto de Jequié deverá ser elaborado no mesmo período.

g) Cientes de que a demanda prioritária do movimento discente de Conquista é a Residência Universitária, um PROJETO ARQUITETÔNICO foi construído a pedido da Gestão e apresentado à Reitoria à PROAD, à Prefeitura e Campus e à AAPA. Embora não seja possível precisar o custo da obra sem os cálculos dos engenheiros, há uma estimativa de que o valor da parte inicial da construção é três vezes maior que o valor do Projeto de REVITALIZAÇÃO dos CAs e PRAÇA de CONVIVÊNCIA. Isso demanda um debate e planejamento no âmbito da gestão sobre como poderemos viabilizar a construção desta grande obra, discussão que faremos no curso do próximo ano. A proposta sobre a política de moradia para os demais campi consta no PDI.

h) Para 2020 deverá ser executado o projeto de REVITALIZAÇÃO dos CAs e PRAÇA DE CONVIVÊNCIA em Conquista.

i) O Edital de Tutoria foi aprovado pelo Comitê Gestor e deverá ser lançado no início do próximo período letivo, pois não houve tempo hábil para este semestre devido a interrupção pela greve e posteriormente a grande demanda da PROJUR para análise.

j) Foi encaminhado pelas COAPAs à todas as Entidades Estudantis um link para CADASTRAMENTO DE GRUPOS CULTURAIS da UESB. O objetivo é identificar os protagonistas e articularmos um grande encontro dos representantes para pensarmos um projeto de cultura para a UESB, em parceria com as coordenações de cultura da PROEX.

k) O MEC não liberou o uso dos rendimentos do Convênio PNAEST 2014, que foi totalmente encerrado em setembro.

l) Foi decidido, no âmbito da ADMINISTRAÇÃO (Reitoria,  Vice Reitoria, todas as Pró Reitorias e Assessorias Especiais) que a proposta de minuta para criação da PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS, PERMANÊNCIA e ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, elaborada pela AAPA, deverá compor a proposta de reforma administrativa que será apresentada à comunidade acadêmica para apreciação  e deliberação até meados do próximo ano.

m) A AAPA solicitou aos represntantes do DCEs e CEB que identificassem qual o tema na área de Saúde e Bem Estar  é prioritário discutir em cada campus. Em Vitória da Conquista o foco deve ser o Uso de Substancias Psicoativas. A AAPA, professores pesquisadores da área e representantes discentes estão começando a  pensar nas estratégias e ações institucionais de prevenção e cuidado.

Em Itapetinga foi apontado que o debate deveria ser em Saúde Mental, mas ainda esperamos  a definição das Entidades, que em  diálogo com a Psicóloga da COAPA do campus sobre qual aspecto precisa ser melhor discutido.

Esperamos posicionamento de Jequié.