Dúvidas Frequentes: Equipe Multidisciplinar

1) A quais ações se destina o Subprograma de Desempenho Acadêmico?

Ao Subprograma de Desempenho Acadêmico cabe fomentar a participação político acadêmica, promover ações de inclusão digital, iniciativas de ensino de línguas e acompanhamento psicopedagógico, ao estudante comprovadamente carente econômica e socialmente.

2) De quais ações do Subprograma de Desempenho Acadêmico o aluno pode participar?

O aluno pode participar de diversas ações do Subprograma de Desempenho Acadêmico, tais como:
a) Ações propostas pelos profissionais da Equipe Multidisciplinar;
b) Cursos Livres de Inglês, Espanhol, Português, Informática, Matemática Básica, entre outros na medida em que forem implantados;
c) Atividades do Projeto SuperAÇÃO que possui ênfase na área de psicologia;
d) Atendimento individual pelo profissional de Pedagogia;
e) Atendimento individual pelo profissional de Psicologia;
f) Atendimento individual pelo profissional do Serviço Social.

3) O que é uma Equipe Multidisciplinar?

Uma Equipe Multidisciplinar é um grupo de profissionais de diversas áreas que atuam em conjunto na realização de atividades/ações que visam cumprir objetivos predefinidos com a intenção de alcançar um determinado resultado, porém cada membro dessa equipe desempenha também outras atividades específicas inerentes à sua área de atuação.

4) Quais são os profissionais que fazem parte da Equipe Multidisciplinar da Assistência Estudantil?

A Equipe Multidisciplinar do setor de Assistência e Assuntos Estudantis nos três campi é constituída pelo Assistente Social, Pedagogo e Psicólogo.

5) Qual a função da Equipe Multidisciplinar?

A Equipe Multidisciplinar tem como função principal acompanhar os estudantes da UESB em situação de vulnerabilidade sócio-econômica em seus aspectos: sociais, pedagógicos e psicológicos, visando a sua permanência na instituição, bem como a melhoria de seu desempenho acadêmico no curso para concluí-lo com êxito.

6) Todos os estudantes da UESB podem ser atendidos pela Equipe Multidisciplinar?

Não. Somente os alunos que estiverem habilitados ao PRAE podem ser atendidos e participar das ações propostas pela Equipe Multidisciplinar.

7) Enquanto estudante habilitado ao PRAE, qual o procedimento para ser atendido pelos profissionais da Equipe Multidisciplinar?

O estudante habilitado à Assistência Estudantil poderá ser atendido a qualquer tempo pelos profissionais da Equipe Multidisciplinar, desde que agende previamente na secretaria do setor o dia e horário para seu atendimento, conforme agenda dos profissionais.

8) Na condição de estudante habilitado/bolsista da Assistência Estudantil, o que deve ser feito ocorrendo indícios de dificuldade em disciplinas do curso?

O estudante habilitado/bolsista da Assistência Estudantil com dificuldades em disciplinas do curso deverá agendar, o quanto antes, atendimento pedagógico no setor para expor sobre sua situação, buscando orientações e a intervenção pedagógica necessária para potencializar a obtenção de um bom desempenho acadêmico nas disciplinas.

9) Quais os possíveis encaminhamentos/direcionamentos realizados pela pedagogia, sendo diagnosticado dificuldades em disciplinas?

A intervenção do profissional da pedagogia será de orientar, acompanhar e, caso necessário, realizar encaminhamentos, visando buscar condições mais adequadas para que o discente consiga melhorar seu desempenho no curso, para evitar abandonos, trancamentos e reprovações.

10) Quanto ao Estudante Bolsista do PRAE, como ocorre a renovação referente ao Desempenho Acadêmico?

A pedagogia avalia processualmente os discentes bolsistas do PRAE. Além disso, ocorre a renovação de todos os discentes bolsistas do PRAE a cada semestre através da análise dos resultados obtidos pelo discente no semestre anterior ao atual, ou seja, o pedagogo analisa os resultados do discente através das médias registradas no histórico do discente, que é solicitado semestralmente à Secretaria Geral de Cursos (SGC), e, caso surjam dúvidas ou se a Cláusula Segunda do Termo de Compromisso assinado pelo discente não tiver sido cumprida, no que se refere à parte acadêmica, convoca-se o discente para entrevista para que o discente possa se manifestar quanto aos seus motivos com relação à situação apresentada.

11) Qual a ação desenvolvida pela área da Psicologia do setor de Assistência e Assuntos Estudantis?

A área da Psicologia atua com o “Projeto SuperAÇÃO” que visa oferecer um apoio psicológico aos bolsistas e habilitados da Assistência Estudantil. Os atendimentos são realizados tanto no formato em grupo, onde são trabalhados diversos temas quanto atendimentos psicológicos individuais, onde são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem de forma geral, e por palestras de cunho educativo.

12) Quais são os temas trabalhados pela Psicologia nos atendimentos em grupo?

Durante as atividades em grupo serão trabalhados temas como Ansiedade, Autoconhecimento, Interações sociais, Gerenciamento de tempo, Organização, Atenção, Concentração e Memória através de dinâmicas grupais.

13) Haverá parcerias para a realização dos temas propostos pela psicologia?

Sim. Poderá ser realizado parcerias, a exemplo dos temas de Reeducação alimentar, Técnicas de Oratória, Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos e outros temas que poderão ser propostos pelos discentes habilitados ao PRAE.

14) Somente os bolsistas do Programa de Assistência Estudantil (PRAE) podem participar das ações da Psicologia?

Não. Além dos bolsistas, todos os discentes que forem habilitados pelo PRAE podem participar das atividades propostas pela Psicologia.

15) Quem participa de uma das atividades do projeto SuperAÇÃO, obrigatoriamente tem que participar das demais?

Não. O discente atendido pelo PRAE pode participar das atividades que mais lhe agradem e o ajude a superar suas dificuldades.

16) Quem pode usar o serviço de atendimento individual de psicologia do PRAE?

Alunos bolsistas e habilitados do PRAE.

17) A Psicologia do setor de Assistência e Assuntos Estudantis realiza Acompanhamento Psicológico?

A área da psicologia da Assistência e Assuntos Estudantis não oferece atendimento psicológico clinico, realiza-se atendimentos pontuais com escuta e orientações.

18) Para ser atendido individualmente pela psicóloga da Assistência Estudantil, há necessidade de encaminhamento?

Não necessariamente, uma vez que ocorre acolhimento por demanda espontânea.

19) Quando poderão acontecer visitas domiciliares pelo Serviço Social?

As visitas domiciliares do Serviço Social, são amparadas pelo Conselho Federal de Serviço Social, sendo portanto uma ferramenta de trabalho e poderão acontecer a qualquer tempo quando o profissional de Serviço Social entender que haja necessidade ou em casos de denúncias.

20) Se eu souber de alguma informação sobre a condição socioeconômica de algum discente habilitado/bolsista que seja diferente da que ele declarou à Assistência Estudantil; como devo proceder?

Poderá procurar a Assistente Social da Equipe Multidisciplinar do PRAE e fazer a sua denúncia, tendo a tranquilidade de que sua identidade não será revelada e o sigilo será mantido.

21) Como devo proceder quando houver alteração de minha condição socioeconômica ou mudança de endereço?

O discente que tiver qualquer tipo de alteração em seus dados de endereço, telefone, e-mail, estado civil, situação socioeconômica entre outros, deve procurar o Serviço Social do PRAE para informar os novos dados. Facilitando, assim, a manutenção de dados atualizados. Além de ser uma das cláusulas dos termos de compromisso assinados pelos discentes bolsistas.

22) Em que casos devo encaminhar recursos ao Comitê Gestor do Programa de Assistência Estudantil?

Os discentes que necessitarem solicitar alguma alteração de benefício, poderão fazer um recurso, expondo as suas razões, e este será avaliado pelo Comitê Gestor que dará parecer.
Também em caso de não cumprimento de prazos, por exemplo, durante a renovação de habilitação/concessão o discente, baseado em justificativas contundentes, poderá solicitar ao Comitê Gestor a avaliação de sua manutenção na Assistência Estudantil.